google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá amigos investidores!

ACH significa Automated Clearing House que nada mais é do que uma transferência de valores entre instituições financeiras nos Estados Unidos. Neste post vamos ver o que significa, como fazer dentre outras características do serviço.

Nos últimos posts eu falei sobre abertura de contas em um banco americano, no caso o Wells Fargo. Depois expliquei quais são as taxas cobradas por eles e vimos que alguns serviços são bem caros. Não só o Wells Fargo cobra caro por alguns serviços, todos os bancos no exterior cobram.

Um dos maiores custos no exterior é de transferência de valores entre contas. Geralmente pagamos $30 para transferir dinheiro para outra conta ou instituição financeira. Esta transferência é chamada de Wire. Se você quiser transferir dinheiro para qualquer lugar do mundo, provavelmente pagará $30 ou mais. No entanto, existem uma solução de graça, o ACH.

ACH – Automated Clearing House

ACH é um serviço automático de transferência de valores entre bancos que não cobra taxa. Entretanto, o primeiro ponto importante que você tem que saber é que só funciona dentro dos EUA. O segundo ponto é que demora em torno de 4 dias úteis para cair na conta.

Como funciona o ACH

Basicamente o serviço funciona sozinho entre os computadores das instituições financeiras. Para isto você precisa cadastrar e verificar sua conta entre as instituições. Por exemplo, você abre conta na corretora Interactive Brokers e tem uma conta no BB Americas. Quer transferir dinheiro do banco para corretora.

ACH

Se fizer uma transferência Wire, vai pagar $30 dólares. Se fizer um ACH não paga nada. Então você vai na plataforma da corretora, cadastra sua conta do BB Americas e autoriza que a corretora coloque e tire dinheiro da conta no banco. Após esta autorização, você receberá dois valores na sua conta, os quais deverão ser informados novamente na corretora para autenticar as contas.

A partir de então, você poderá realizar as transferências sem pagar taxas. Lembrando que geralmente leva em torno de quatro dias úteis para compensar, então neste caso, é bom fazer as coisas com antecedência. Não deixe para transferir dinheiro via ACH em cima de prazos de pagamentos.Ficou difícil entender? Vamos ver na prática.

Realizando ACH entre a Interactive Brokers e o BB Americas

Realize o login na sua conta da Interactive Brokers, depois vá em “Transfer & Pay” conforme indicado pelo número 1 a imagem abaixo e em seguida em “Transfer Funds,”, conforme indicado pelo número 2. Repare que vai aparecer a tela abaixo onde constarão várias informações.

No número 3 está o menu para selecionar se que depositar, sacar ou fazer transferência interna. Vamos escolher “Deposit Funds”. Note que o número 4 está mostrando minhas contas cadastradas. A primeira é a Remessa Online e a segunda o BB Americas.

interactive brokers

Eu envio dinheiro via Remessa Online usando o cupom de desconto investirnoexterior, não deixe de usar você também. Caso queira ver como configurar para enviar dinheiro pela Remessa Online direto para a Interactive Brokers, clique aqui.

Google Adsense

A Remessa Online faz uma transferência wire para sua conta quando ela envia dinheiro mas as corretoras não cobram para receber. Os bancos cobram em torno de $15 para receber dinheiro via wire. Já a conexão com o BB America é por meio de um ACH conforme mostra a imagem.

Conectando o banco à sua corretora

Você pode enviar dinheiro para a Interactive Brokers em várias moedas. A mais comum é dólar americano USD mas saiba que pode ser em várias outras conforme a imagem abaixo.

como transferir dinheiro para o exterior

Agora vamos solicitar a conexão do banco com a corretora. Existem quatro maneiras de enviar dinheiro mas vamos utilizar a ACH. Em “Choose a New Deposit Method” escolha a primeira opção e clique em “onnect Your Bank”.

investimento no exterior

Existem duas maneiras de verificar e conectar uma conta por meio do ACH. A primeira delas é “Instant ACH Verification” e a segunda “Traditional ACH Verification”. Uma é instantânea como o nome já diz e a outra mais demorar um pouco.

ACH Instantâneo

como transferir dinheiro sem taxa

Nem todos os bancos aceitam a opção de verificação instantânea do ACH. Ao selecionar esta opção você será direcionado a uma tela onde poderá consultar o banco que aceita. Veja se seu banco está na lista, caso não esteja, digite o nome. Se ainda assim não aparecer, não se preocupe, passe para a opção tradicional.

como fazer um ach

Apesar de eu ter conta na Wells Fargo, não consegui fazer de modo instantâneo porque estou no Brasil e não consegui receber o SMS de verificação. Como eles não permitem cadastrar número de celular brasileiro, não consegui receber o código. Passei então para a opção tradicional.

ACH Tradicional

Na opção ACH tradicional você vai cadastrar o nome do banco, número da conta, tipo de conta e dar um nome para se lembrar da operação. Na caixa ao lado ele fala que serão feitos dois depósitos aleatórios na sua conta que servem para confirmar que a conta é sua.

Após um ou dois dias, entre na sua conta, veja o valor depositado e depois retorne à plataforma da Interactive Brokers pra digitar os valores e terminar o processo de autenticação.

confirmar ACH

Selecionando a opção “Search” em Sending Institution” você poderá pesquisar seu banco se tiver o ABA Routing Number. O do BB Americas é 067012688 e ao digitar, aparecem as agências no exterior. Basta selecionar a primeira opção e continuar.

Você também pode escolher pelo nome do banco. Basta digitar o nome do banco, o estado e a cidade. Vai aparecer a mesma lista com o ABA Routing Number ao lado. Basta selecionar o endereço da sua agência e pronto!

Transferência de valores

A imagem abaixo foi do cadastro da minha conta na Wells Fargo. O procedimento é o mesmo. Procurei minha agência digitando o nome do banco, a cidade que era Davenport e o estado que é Florida. Confirmei o nome da rua com o número e pronto.

Corretora IB

Confirmação do ACH

Após todas as etapas feitas, é hora de confirmar o ACH. Você vai ver uma tela de confirmação dos dados e mais embaixo a área de assinatura. Basta preencher seu nome conforme consta na tela que a assinatura será autenticada. Após isso, basta olhar no dia seguinte na sua conta para ver se os dois valores aleatórios caíram.

Interactive Brokers

Finalmente, este são os campos que você deve preencher com os valores que caíram na sua conta no banco. Preencha exatamente como mostrado no extrato.

ACH

Realizando um ACH

Após conta cadastrada e confirmada, você estará apto a realizar as transferências ACH entre o banco e a Interactive Brokers ou outra instituição que queira.

Para realizar o ACH basta ir em “Transfer & Pay”, depois em “Transfer Fund” e selecionar o banco que quer realizar a transgerência. Feito isso, basta digitar o valor desejado e pronto. A transferência será realizada dentro de 4 dias úteis e sem taxas.

Desta maneira você autoriza a Interactive Brokers ou qualquer outra instituição a depositar ou tirar dinheiro da sua conta sem a necessidade de ficar avisando antes. É uma operação autorizada até que você cancele.

ACH Interactive brokers

Cuidados com o ACH

ACH é uma ótima ferramenta, no entanto, alguns cuidados básico devem ser tomados ao usar o recurso. O primeiro deles é que você deve ter saldo na conta para cobrir a operação. Se por um acaso não tiver, ficará no negativo na conta e isso poderá incidir juros.

O segundo é tomar cuidado com o tipo de instituição que você está autorizando a movimentar dinheiro da sua conta. No caso apresentado estamos falando de uma corretora super consolidada com um banco consolidado. No entanto, o ACH pode ser usado para pagar salários, contas dentre outras coisas mais, enfim, não autorize ACH com instituições que vocês não confia.

O terceiro ponto é observar o prazo para finalizar a transação. Se você precisa transferir dentro de um ou dois dias, talvez seja melhor fazer a transferência Wire e pagar a taxa. Entretanto, se tem tempo para realizar a transferência, pode fazer o ACH tranquilamente.

Como eu geralmente só uso para depositar dinheiro, não tenho pressa e sempre posso esperar os quatro dias úteis.

Conclusão

O ACH, Automated Clearing House é o método de transferência entre bancos e entre corretoras sem o custo da transação como a transferência Wire. Você precisa de mais tempo para concretizar a operação, no entanto não paga nenhuma taxa. Mas lembre-se, o ACH só pode ser realizado dentro dos Estados Unidos.

3.7/5 - (3 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
19 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Caio Menezes
Caio Menezes
26 de abril de 2021 23:22

Cara, é válido usar a cotação da Nomad (dólar comercial) para ‘passar’ o dinheiro para os Eua e depois tranferir para a Avenue?
Eu consigo fazer isso? Fica mais barato?

Caio Menezes
Caio Menezes
26 de abril de 2021 23:10

Cara, qual a melhor forma de ‘passar’ o diheiro para os Eua?
Pensei em usar o cambio (dólar comercial) da Nomad e depois tranferir para a Avenue, é possivel e viável?

Edu Souza
Edu Souza
16 de novembro de 2020 11:45

Ola mestre. Vc poderia me dar uma luz por favor? O site do BB Americas esta dizendo que eles cobram U$15,00 para receber um ACH. É isso mesmo? Vc tem pago esse valor? Muito obrigado !

Edu Souza
Edu Souza
16 de novembro de 2020 09:52

Ola mestre. Vc poderia me dar uma luz por favor? O site do BB Americas esta dizendo que eles cobram U$15,00 para receber um ACH. É isso mesmo? Vc tem pago esse valor? Muito obrigado !

Silvio
Silvio
29 de março de 2020 21:59

Olá meu nobre parabéns pelo excelente material. Tenho uma Conta Internacional no BS2. Ela tem saldo em dólar. Posso fazer a transferência via ACH para TD Ameritrade. Desde já agradeço!

Cristiano
Cristiano
1 de fevereiro de 2020 07:49

Ola, é possível fazer a transferência da TD Ameritrade para a remessa on-line quando eu quiser repatriar? Como fazer o cadastro?

Cristiano
Cristiano
Reply to  Alex
1 de fevereiro de 2020 16:26

É possível através do ACH? Minha dúvida é sobre aqueles 2 depósitos que serão feitos pela TD para confirmar a conta… como não sei os valores não tenho como informar previamente a remessa on-line sobre o recebimento.

zezinho
zezinho
13 de dezembro de 2019 04:01

Qual seu “cupom” do remessa online?
Eu vejo vários cunpons por ai… mas pelo seu conteúdo eu gostaria de colaborar com vc com as minhas remessas quando for utilizar.
obrigado.
zezinho

zezinho
zezinho
12 de dezembro de 2019 21:48

meu amigo, voce é foda!
parabens pelo seu conteudo!
Me tire uma dúvida, por favor. Com relação ao ganho de capital no exterior, se eu vender um ativo, como proceder na declaração de IRPF?
obrigado e abraçao

Renato
Renato
7 de dezembro de 2019 16:06

MOstra como faz na TD Ametridade pf

Translate »
19
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us