google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Ola caros investidores!

As vezes alguns amigos me perguntam se ainda vale a pena investir em Apple. Ontem eu estava olhando este post onde comentava se vamos a pena investir na Apple. Até fiz uma atualização da imagem destacada porque quando troquei de servidor, perdi algumas imagens. Para minha surpresa, ontem também saiu o balanço trimestral da Apple. 

Como vocês podem ver, a Apple juntamente com a Berkshire, são as maiores posições da minha carteira. Considerando que tio Buffet comprou um bocado de Apple, então minha posição na maçã é maior ainda. Continuo satisfeito com minhas ações, em outras palavras, não penso em vender. Já devem imaginar a minha resposta se ainda vale a pena investir em Apple mas se tem dúvida, acompanhe os números.

Esta semana fiz um post falando das FAANG incluindo a Microsoft e teci alguns comentários sobre a Apple. Comentei, por exemplo, as últimas compras de algumas startups, pela Apple, como a Shazam e uma outra de realidade aumentada. Com isso, considero que a empresa não fica pra trás no quesito inovação e essas aquisições trazem mentes e ideias novas. 

Resultado trimestral da Apple. 

O terceiro trimestre da Apple foi muito positivo. Apesar de o iPhone não ter vendido tanto assim, como temos visto ultimamente, os serviços superaram-se. Exemplo disso foi o aumento de 13% na categoria. O lucro no período foi de 10,044 bilhões de dólares superando as expectativas. 

Se formos comparar com o mesmo período do ano anterior, o resultado ainda ficou aquém. O resultado no terceiro trimestre fiscal de 2018 foi de 11,519 bilhões de dólares. Um fato interessante é que 59% das vendas vem de outros países que não os EUA.  Como resultado, no after market as ações estavam subindo mais de 4%. Agora a empresa passa novamente a marca de 1 trilhão de dólares e se aproxima da Microsoft. 

Vamos ver alguns números:

Divisão de receita:

  • iPhone, US $ 26 bilhões (consenso: US $ 26,31 bilhões); 
  • iPad, US $ 5 bilhões (consenso: US $ 5,17 bilhões); 
  • Mac, $ 5.8B (consenso: $ 5.45B); 
  • Wearables, Casa e Acessórios, $ 5.5B (consenso: $ 4.82B); 
  • Serviços, US $ 11,5 bilhões (nova receita recorde; consenso: US $ 11,68 bilhões);
  • A maior receita da China foi de US $ 9,2 bilhões, abaixo dos US $ 9,5 bilhões do ano anterior.
  • Margem bruta corresponde ao consenso de 37,6%.
  • As despesas operacionais foram de US $ 8.68B em comparação com a estimativa de US $ 8.72B. 

Como podemos ver, o resultado veio acima do esperado. A China que praticamente derrubou o preço das ações nos últimos trimestres com a diminuição na compra de iPhones, veio pouco abaixo do esperado. O grande destaque ficou nos serviços. O iPhone não é mais o líder em receita e vem diminuindo as vendas a cada trimestre. Neste trimestre fiscal as vendas diminuíram mas não foram tão ruins quanto no anterior.

O novo aplicativo da Apple TV lançado em maio em mais de 100 países reuniu todas as formas de assistir TV. Agora você tem tudo em um único app em todos os devices da marca. O acesso ao app cresceu 40% só nos EUA. A concorrência em cima dos aplicativos de Tv é grande mas a Apple está conseguindo trazer benefícios como a opção de só comprar aquilo que você quer assistir. Sempre comentei que as TV a cabo deveria acabar.

Apple Pay

ainda vale a pena investir em apple

A Apple Pay está completando quase 1 bilhão de transações por mês. Isso é mais do que o dobro do volume de um ano atrás. O Apple Pay foi lançado em 17 países no trimestre de junho, completando a cobertura na União Européia e levando a um total de 47 mercados atualmente. Com base no desempenho trimestral de junho, a Apple Pay agora está adicionando mais usuários novos do que o PayPal. Como resultado, o volume de transações mensais está crescendo 4x mais rápido, segundo Tim Cook.

A receita da Apple foi impactada positivamente com a venda de produtos e serviços como por exemplo o aumento nas vendas dos MacBook Pro e dos iPad. Os serviços como Apple Music e Cloud Service também tiveram aumento significativo.

As projeções para o próximo trimestre são: Receita, $ 61-64B (consenso: $ 60,9B);  margem bruta, 37,5-38,5% (consenso: 37,8%);  despesas operacionais, $ 8.7-8.8B (consenso: $ 8.75B). Será que conseguirão bater a meta? Vamos acompanhar e no próximo trimestre comparamos.

Mais novidades na Apple

Como já comentei, considero a Apple uma excelente empresa. Ela já mostrou que as vendas dos iPhones caíram mas estão aumentando outros serviços. Uma área que eles estão apostando forte é na área financeira. Acabamos de ver o resultado da Apple Pay e a mais nova da Apple é o lançamento do Apple Business Chat para apoiar de forma dinâmica alguns clientes como a corretora TD Ameritrade.

A TD Ameritrade também se tornou a primeira corretora do mundo a permitir o financiamento imediato de contas usando o Apple Pay, eliminando os 2 a 3 dias úteis que costumava levar para financiar contas por transferência bancária. Se isso começou com eles e está indo bem, imaginem o crescimento pelo mundo?

Ainda vale a pena investir em Apple?

A Empresa terminou o trimestre com quase US $ 211 bilhões em caixa mais títulos negociáveis. Retiraram US $ 3 bilhões de dívida a prazo e reduziram o papel comercial em US $ 2 bilhões durante o trimestre, deixando-os com uma dívida total de US $ 108 bilhões. Como resultado, o caixa líquido foi de US $ 102 bilhões no final do trimestre.

O caminho para alcançar uma posição neutra de caixa líquida ao longo do tempo continua. Retornaram mais de US $ 21 bilhões para os acionistas durante o trimestre, incluindo US $ 17 bilhões através de recompras no mercado aberto de quase 88 milhões de ações da Apple e US $ 3,6 bilhões em dividendos e equivalentes. A recompra de ações por exemplo, favorece o acionista.

Conclusão

Ainda vale a pena investir em Apple? Esta é uma pergunta difícil de responder. Há quem diga que a empresa está com os dias contados sem novidades pra lançar. Outros dizem que a empresa é muito resiliente e tem bons produtos a caminho. Fato é que a cada trimestre que passa a gente vê que o iPhone não é o principal produto mas os serviços têm crescido muito. Além disso, a China voltou a comprar Apple diminuindo a queda recente.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
3 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Lant
Lant
5 de agosto de 2019 23:42

Apple para mim é uma empresa de moda e nao de tecnologia. Nao vale a pena e nunca valeu. Quer investir em tech compre MSFT, INTC, TXN, GOOG e muitas outras inovadoras

Neto
Neto
Reply to  Lant
4 de dezembro de 2019 16:59

Concordo plenamente. Nunca tive vontade de ter Apple na careira, nem Facebook. Não compraria essas duas para longo prazo.

Translate »
3
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us