google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá amigos investidores!

A Brookfield é uma empresa gigante que atua em vários segmentos como veremos mais adiante. Fiz um vídeo mostrando como a Brookfield é composta focando mais no ticker BPY/BPR e agora vamos tecer mais alguns comentários.

O grande amigo AA40 do site aposenteaos40.org sugeriu um lugar para debatermos sobre estratégias da Brookfield e por isso resolvi fazer este post. Fiquem a vontade para deixarem suas opiniões nos comentários. Aliás, vamos utilizar mais este espaço dos comentários para debatermos sobre os ativos, carecemos de um ambiente assim.

Atuação geográfica da Brookfield

A Brookfield possui representação global com 2000 ativos em 30 países e 5 continentes. Atuando na América do Norte, sua participação no mercado gira em um total de 335 bilhões de dólares. Já olhando para Europa e Oriente médio temos 86 bilhões de dólares e na Ásia e Pacífico uma parcela um pouco menor com 49 bilhões de dólares. 

Brookfield no Brasil

E na América do sul, especialmente no Brasil, eles investem a 120 anos, possuindo US$26 bilhões em ativos sob administração em 20 estados. Inclusive a Arteris, com uma concessão de nove estradas pedagiadas, a VLI, uma empresa de soluções logísticas integradas e a NTS, uma operadora distribuidora de gás de 2.000 quilômetros. Você sabia disso?

Brookfield

Também tem um portfólio de 11 propriedades comerciais de alto padrão em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2017, adquiriram a BRK Ambiental, a maior operadora de sistemas de água e tratamento de esgoto do Brasil, que atende a aproximadamente 15 milhões de pessoas, aposto que você também não sabia.

Ainda na America do Sul, começaram as operações na Colômbia em 2011 com uma distribuidora elétrica e, em 2016 adquiriram a Isagen S.A., uma das maiores geradoras de energia da Colômbia. No mesmo ano, adquiriram uma participação de 57% em Rutas de Lima, uma concessão rodoviária no Peru.

Áreas de atuação da Brookfield

Além de operar em vários países, ainda operam em várias áreas. Aqui no Brasil você pode não saber mas a Arteris administra várias rodovias como o trecho Rio-Manilha que vai para a Região dos Lagos no RJ, no entanto na área de shoppings a maior atuação é nos Estados Unidos..

No setor imobiliário eles operam um, total de mais de 190 bilhões de dólares. Em infraestrutura o valor passar de 60 bilhões seguido de 50 bilhões em energia renovável. O setor de private Equity também passa de 60 bilhões e a Oaktree que é uma gestora global de ativos, o montante passa de 120 bilhões.

Brookfield Asset Management

O Brookfield Asset Management é composto por 4 setores. O Brookfield Infrastructure Partners (BIP), o Brookfield Renewable Partners (BEP), o Brookfield Property Partners (BPY/BPR) e o Brookfield Business Partners (BBU). Todos eles listados na bolsa dos EUA.

BPR

Todavia, o setor que mais nos interessa é o Brookfield Property Partners por conter o BPR que é um REIT e por aqui gostamos de falar de REIT. Ele não só tem um bom desempenho como também paga um alto dividendo trimestral.

Aqui há um adendo feito pelo AA40 que eu não comentei no vídeo. Se você é residente fiscal nos Estados Unidos, preste atenção ao BPY por conta das LP. As Partners em geral têm tributação diferenciada. Se você é residente fiscal no Brasil, nada muda.

Crescimento dos dividendos

Quando analisamos o crescimento anual no gráfico abaixo, podemos ver tanto a distribuição dos dividendos quanto CFFO que significa cash flow from operations. Os dividendos cresceram em uma ordem de 6% enquanto o CFFO cresceu na ordem de 8%. Este crescimento vem se mantendo nos últimos 5 anos. Entretanto, é bom ficar de olho nos próximos resultados como falaremos mais a frente.

Brookfield dividendos

De todo modo, o gráfico abaixo mostra a evolução no preço da ação e seu retorno total desde 2013. Vemos aqui um retorno de 23,11%. Já em relação ao preço das ações, está abaixo. No próprio site da Brookfield você consegue ver o retorno total.

brookfield return
investimento em brookfield

Nem tudo são flores

Conforme o AA40 colocou lá no vídeo no YouTube, o expert em REIT, Brad Thomas, mostrou alguns pontos sensíveis para a Brookfield. Se quiser ler o artigo completo, clique aqui.

No artigo ele comenta sobre a forte estratégia de comprar muitos empreendimentos no varejo como shoppings e escritórios. Shoppings nos Estados Unidos não estão tão em alta como no Brasil. Entretanto, BPR, nos últimos anos, adquiriu vários empreendimentos.

Certo que eles também fazem ganho de capital com essas compras mas mesmo assim o desafio continua grande. Com isso, caso haja um resultado negativo nas contas da Empresa ou necessite reduzir os dividendos, poderá ser um desastre.

Por fim, BPR declarou pagamento de dividendos no valor de $0,3325, ou seja, um acréscimo de apenas $0,08%, quase nada né?! Nestes valores seu DY passa a ser de 7% aos preços atuais. Estariam eles já fazendo um movimento para evitar um desastre?

Conclusão

Como podemos ver, Brookfield em seu lado REIT por meio de BPR paga um alto dividendo contudo, estão carregados em empreendimentos de shoppings que podem não ter performance tão bem assim. Deste modo, é imperativo acompanhar os próximos resultados bem de perto.

Como este post teve bastante dados da Brookfield, volto a lembrar que não constitui uma recomendação de compra ou de venda, entretanto você pode pensar bastante a respeito antes de comprar. Tire suas conclusões e coloque nos comentários abaixo.

Bons Investimentos

BPM

5/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
19 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Adolfo
Adolfo
26 de novembro de 2021 13:14

Boa tarde em qual corretora americana poso esta comprando brookfield BPR ou BPY ? pois eu não achei essas siglas na Avenue

Diego Amorim
Diego Amorim
20 de abril de 2020 22:13

Bom estudo, BP! Sigo voce lá no twitter e estou engatinhando no mercado norte americano. Por enquanto penso em ir de ETF, até pegar a manha de ativos mais especificos de lá. O que voce acha dessa estrategia? Quero montar uma carteira focada em renda

Diego Amorim
Diego Amorim
Reply to  Diego Amorim
20 de abril de 2020 22:15

Esqueci de mencionar, pretendo começar com VOO, VNQ e NOBL

Diego Amorim
Diego Amorim
Reply to  Alex
22 de abril de 2020 22:27

Obrigado pela resposta!

AA40
11 de março de 2020 21:54

Só para atualizar a galera, BPR mudou de ticker, agora é BPYU
Abcs

Pearson Specter
Pearson Specter
Reply to  AA40
28 de março de 2020 19:18

boa.

Hosoi
Hosoi
1 de março de 2020 15:10

BPM, estou gostando muito dos seus artigos e vídeos. Extremamente didático.
Depois consegue fazer um vídeo resumindo o processo de research que você faz antes de olhar os detalhes de determinada empresa/papel?
Por exemplo, os filtros (criterios) que gosta de olhar e os sites onde costuma buscar essas informações.
Abraço e obrigado!

Allan
Allan
11 de fevereiro de 2020 15:52

BPM,
Tudo bem?
Ainda está válido aquele seu cupom do Remessa Online?
Qual é o benefício atual?
Abraços,

Allan

AA40
6 de fevereiro de 2020 18:53

Muito bom BPM. Tenho essa danada e vou ficar de olho. Não to gostando deles indo para o lado de retail. Vc foi mild ai, pq o setor de shoppins nos EUA vive um armageddon vide a SKT, WPG e outros.
As vezes quando vejo isto penso que é tão mais fácil e seguro indexar via VTSAX (VTI/ITOT) e esquecer…analisar dá muito trabalho, além do nosso trabalho normal já…mas tem gente que realmente gosta disso….
abcs e valeu por citar o AA40 ai

AA40
Reply to  Alex
7 de fevereiro de 2020 21:51

Brad acabou de publicar lá. Pessoal detonando ele por aquele call meio de surpresa de dezembro que agora ele contraria dizendo que é pura especulacao. Brad caiu no meu conceito com esta. Abcs

Translate »
19
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us