google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá amigos investidores!

Elliott Management Corporation

A Elliott é uma empresa de investimentos fundada em 1977 que hoje administra aproximadamente US $ 38 bilhões em capital para investidores institucionais e individuais. É uma empresa de multi-estratégia, e investir no setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT) é um dos seus esforços mais bem-sucedidos. A abordagem de Elliott a seus investimentos é diferenciada pela ampla diligência que fazem.

Compra de 3,2 bilhões de dólares em AT&T

Com todo esse know-how em tecnologia, mídia e telecomunicações, a Elliott fez um investimento bilionário em AT&T. Foram 3,2 bilhões de dólares em ações da gigante das telecomunicações. AT&T não é só uma gigante das telecomunicações, ela também é uma gigante no ramo de entretenimento afinal de contas, tanto a HBO como a Warner Bros fazem parte do portfólio da companhia. 

Se você ainda não viu o vídeo que fiz mostrando a AT&T, clique neste link. 

Mas mesmo a AT&T sendo essa gigante, parece que nem todo mundo concorda com sua estratégia. No dia 9 de setembro de 2019 a Elliott  escreveu uma carta à AT&T onde expôs seus pontos de vista para que a empresa aumente seus lucros. Na carta constam algumas estratégias visando o preço alvo da ação a $60 em 2021. Cabe lembrar que há 10 meses a ação estava custando 29$. 

AT&T sob Underperformance 

Eles acreditam que AT&T pode trazer ganhos substanciais aos seus acionistas no longo prazo. Disseram na carta que AT&T teve um baixo desempenho nos últimos 10 anos e que a ação poderia estar valendo mais de 190% em relação há 10 anos, porém rendeu em torno de 43%. Eles avaliam o baixo desempenho incluindo os dividendos pagos, ou seja, avaliam o retorno total para o acionista. 

Elliott e At&t

Em comparação com outras no mesmo setor, AT&T apresentou um baixo desempenho no período avaliado que foi de 10 anos. Eles avaliam como ruim, pois muitas pessoas vivem de dividendos nos Estados Unidos, bem como alguns fundos de pensões e os próprio funcionários que recebem ações como pagamento.

investimento em At&T

Tudo isso porque a empresa valia em torno de $5 em 1984 e atingiu seu topo em 1999 chegando a $58. Neste período ela teve um aumento de 2000%. Após a aposentadoria de Ed. Whitacre a Empresa caiu e fez teto em $43 sendo negociada sempre abaixo disso. Aqui falo desde 2002 quando chegou a valer $20 por ação.

Estratégias que não deram certo

Na visão da Elliott algumas estratégias não deram certo para a AT&T. Primeiro foi a tentativa de compra da T-Mobile que não deu certo. Neste episódio AT&T acabou perdendo dinheiro. T-Mobile é uma grande concorrente da AT&T.

A segunda aquisição que ocorreu mas foi uma estratégia errada foi com a DirecTV. A compra custou 67 bilhões de dólares mas será que TV paga ainda vai gerar lucro no longo prazo? Elliott avalia que a compra foi realizada em um momento ruim porque a tendência agora é diminuir o número de assinaturas. Eu mesmo só uso Youtube e não pago Tv a cabo.

A terceira aquisição que na verdade não foi exatamente errada mas ainda é duvidosa, foi com a Time Warner. A compra custou 109 bilhões de dólares e demorou mais de 1 ano para acontecer. Elliott avalia que ainda é cedo para dizer se a compra vai trazer bons lucros futuros mas já pode se perguntar se era realmente necessário comprar a Time Warner.

Outras aquisições ocorreram mas essas foram as mais prejudiciais à AT&T. Elliott acredita que estas aquisições contribuíram para a baixa perfomance da Empresa nos últimos anos. Afinal de contas são quase 200 bilhões em jogo.

Baixa performance operacional

Elliott considera que a AT&T teve uma baixa perfomance nos últimos anos devido a algumas decisões erradas ou lentas. Em 2007 eles esqueceram do potencial do iPhone. Ofereceram um serviço que não estava à altura de suportar a capacidade dos iPhones. O consumo de dados crescia mais do que eles poderiam comportar e tiveram que correr atrás para melhorar isso. A rede ficou ruim e deixou uma imagem negativa.

Deixaram também de tornarem-se líder na implementação do 4G LTE o que fez com que a Verizon tornar-se a cabeça no assunto. Neste episódio, Verizon tornou-se sinônimo de uma excelente rede enquanto AT&T patinava ainda.

Comparando suas concorrentes, AT&T ficou bem para trás. Cada uma delas, Verizon, T-Mobile e Sprint, ofereceram algo inovador aos seus usuários enquanto a AT&T ficou parada no tempo. Este foi mais um erro de estratégia operacional da Empresa que a fez perder market share.

A oportunidades da tecnologia 5G

Mas nem tudo está perdendo para a AT&T. Com a chegada da tecnologia 5G da qual tenho falado bastante, a AT&T pode ganhar market share novamente. Eles estão na luta para dominar transmitir a tecnologia mas não podem fraquejar nem por um segundo porque as demais estão ai na concorrência.

As ideias da Elliott para melhorar os lucros da AT&T

Apesar do apresentado pela Elliott, a AT&T ainda é uma excelente empresa que traz bons lucros e tem muito potencial de crescimento, não é à toa que eles colocaram 3,2 bilhões de dólares na Empresa. Mas para que os resultados melhorem, algumas atitudes devem ser tomadas.

Visando melhorar o desempenho da AT&T que a Elliott escreveu a carta. Eles sugerem várias coisas como uma pausa em aquisições de empresas e foco no crescimento. Defendem o crescimento de dividendos em torno de 2% ao ano. Também defendem que o foco deve ser dado ao 5G.

Sugerem também, após pagar os dividendos, pagar as dívidas na mesma proporção da recompra de ações. Como AT&T está em um baixo valuation, é interessante recomprar ações agora.

Conclusão

A carta da Elliott Management tem 23 páginas com mais detalhes sobre o que eles acham que a AT&T deve fazer. A ideia é contribuir para a melhora dos lucros da Empresa nos próximos 2 anos. Elliot acredita que AT&T tem um excelente potencial, do contrário não colocaria seus 3,2 bilhões de dólares lá.

A carta da Elliott pode ser encontrada neste link. Lembro a todos que este site não faz recomendações de compra ou de vendas de nenhuma espécie de ativos. Os assuntos trazidos são apenas estudos sobre as empresas. Cuidado ao investir seu dinheiro.

Bons investimentos.

BPM

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
4 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
3 de fevereiro de 2021 21:48

[…] investindo na HBO Max, dentre outros produtos. Há uma grande pressão por diminuir sua dívida e comentei neste post sobre isso. A gestora Elliot Management de Paul Singer, escreveu uma carta dizendo o que a AT&T deveria […]

trackback
5 de novembro de 2019 19:49

[…] usar o sistema. Neste link você acessa o site da AT&T (que por sinal temos um vídeo e um post falando sobre ela aqui) e depois clica no link para direcionar para a lista de […]

Paulo H.
Paulo H.
28 de outubro de 2019 08:59

Mto obgado BPM, ter acesso em outro idioma a um relatorio desses, so com vc msm!
Vida longa meu caro.

Translate »
4
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us