google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
AçõesDestaquesInvestimentos nos Estados UnidosInvestir no exterior

Crash ou oportunidade no Mercado Americano?

By 12 de outubro de 20186 Comments

 O mercado americano esta semana teve uma forte queda levando o índice ao patamar de junho gerando um certo pânico na maioria dos investidores. Mas será que há necessidade de pânico e de venda generalizada? O que mudou nas empresas em uma semana que justifica tal queda?

O mercado americano vem crescendo desde o crash de 2008 e nos últimos 10 meses ela cresceu ininterruptamente. Diversas empresas deram mais de 100% de lucro e seus balanços só foram melhorando mas como tudo que sobe tem que descer, chegou a hora de ver um queda no preço das empresas. 

Não há necessidade de pânico no momento. Não se define um crash em apenas uma semana. Muitos “especialistas” dizem há anos que um crash está se aproximando e uma hora eles vão acertar mas não vejo esse desespero todo no momento. Não adianta ser pessimista mas vejamos algumas ideias sobre essa queda. 

Crash no mercado americano?

Será que já podemos falar em crash no mercado americano? Não, ainda não. Estamos vendo uma guerra comercial entre Estados Unidos e China junto com aumento da taxa de juros pelo FED Federal Reserve, além disso, como falei, o mercado americano vem subindo desde a crise de 2008.

Uma das coisas que concorreram para a grande queda em curto espaço de tempo foram os robôs. Diversos robôs ficam programados para efetuarem compras e vendas de acordo com algumas premissas colocadas pelos gestores. Muitos ETF são gerenciados por robôs e com isso a queda pode se acentuar, pois quando um começa a vender atinge algum parâmetro de outro que começa também é assim por diante. 

Juntamente com as vendas dos robôs tem à venda dos pequenos investidores que acabam se desesperando por verem o preço cair 8% em um único dia. Muitos investidores não aguentam ver nenhuma queda e após quase 10 anos de alta fica difícil aceitar -12% em uma semana em sua carteira. 

Existe também os fundo de pensões, previdências e outros que acabam trocando posições ou simplesmente realizando lucros. Os alugueis de ações também são desfeitos nesses momentos. Fundos de investimentos também tem sua parcela de participação neste processo.

A alta das ações americanas 

Não vamos esquecer das altas das ações americanas. Somente este ano a Amazon subiu mais de 50%, Netflix mais de 70%, Apple mais de 30%, Grainger mais de 50% dentre muitas outras. Já era de se esperar uma grande realização no mercado americano e sempre é bom ter uma parte do dinheiro em liquidez para aproveitar essas oportunidades. 

Eu mesmo cheguei a ter 115% de alta em Grainger GWW em apenas um ano e meio e se quisesse vender e realizar o lucro, poderia dividir por 10 anos pra ficar em uma posição confortável ainda. 

Reparem no gráfico abaixo como o mercado americano subiu nos últimos 10 anos, representado pelo índice das 500 maiores empresas.

S&P 500 mercado americano

Olhando o gráfico, quem comprou para longo prazo se deu muito bem até mesmo porque as empresas pagaram dividendos ao longo deste período. Então não dá pra dizer de imediato que entramos em um crash só porque tivemos uma queda expressiva em uma semana.

Sabiam que existem empresas que pagam dividendos há mais de 25 anos ininterruptos?Conheçam as empresas Dividend Aristocrats?.

O que mudou no balanço das empresas?

A grande tacada para quem é holder é se perguntar o que aconteceu com a empresa para que o preço da ação caísse tanto assim? Se você é trader ou gosta de swing trade então essa queda vai fazer diferença mas se for buy & Hold, não vai afetar tanto. 

A maioria das empresas do mercado americano estavam bem esticadas no seu preço e agora caíram mas nada mudou no balanço das empresas. Você acha que da noite para o dia a maioria das empresas do mercado americano teve resultados ruins a ponto de diminuir seus lucros e aumentar suas dívidas?

Estudos de casos

Vamos ver o case da Apple. Eu particularmente acredito que a Apple vai novamente bater recordes de venda de iPhones. Eles lançaram um produto há muito esperado, lançaram o iPhone dual chip!  Com isso, aqueles que não compraram iPhone porque não gostam de carregar dois aparelhos, agora podem usufruir deste recurso que as concorrentes já têm há anos.

Além dos novos iPhones a Apple vem aumentando em muito seu serviço de assinaturas e de cloud, ou seja, a receita só tem aumentado e os lucros também. Recentemente atingiu a marca de empresa trilionária e possui um caixa monstruoso então ela continua sendo uma excelente empresa.

remessa online

Esta queda pode ser a oportunidade que esperamos para nos posicionar mais. Detalhe, nem comentei sobre os dividendos pagos, pois se for pra falar da Apple podemos fazer um post gigante só dela.

Se quiser utilizar outro exemplo bem pratico, posso falar de GWW que eu tenho. A ação chegou a dobrar de preço, no entanto os dividendos não dobraram.  Então os lucros da empresa aumentaram em uma proporção que os dividendos não acompanharam aumentando o caixa.

Vamos agora ver um case contrário, vamos ver GE General Electric. Eu cheguei ater GE e vendi com prejuízo de aproximadamente 30%. Enquanto a bolsa americana bombava, GE não apresentava bons resultados e caia acentuadamente saindo de $29 para $13. Neste caso justifica vender o ativo e ficar observando o comportamento para se posicionar caso venha a melhorar. 

Oportunidades de investimento em ações 

O momento é de oportunidades. Oportunidades de enviar dinheiro ao exterior com a queda do dólar voltando ao patamar de R$ 3,70 e oportunidades de comprar ações americanas após as recentes quedas. Claro que essa queda pode continuar mas de qualquer maneira já está dando um alívio nos preços para posicionar novamente.

Há também a oportunidade de comprar os Bonds americanos com taxas acima de 3%. E para aqueles que acreditam em um crash, ainda há oportunidades de operarem vendidos. Enfim, oportunidades existem em qualquer tendência de mercado mas o difícil é saber exatamente se a tendência já iniciou para um lado.

Enquanto escrevo este post o mercado já reagiu mostrando que não estamos em um crash. Para definirmos um crash precisaremos de muito mais do que uma semana de queda. Vamos ficar de olho nos próximos movimentos.

Conclusão 

Não se posicione pela cotação da ação em um dia ou uma semana. Não se posicione pelo fato de as ações perderem 15% em uma semana. Procure analisar os balanços da empresa e veja se o lucro diminuiu, se a dívida aumentou, se a venda ou os serviços diminuíram, se os custos ficaram mais caros.  Veja se a empresa está queimando caixa, se o endividamento está muito além de 200% dentre outros fundamentos.

Só venda um ativo caso ele perca os fundamentos e não porque o preço caiu. Claro que também há outros motivos para venda como o equilíbrio da carteira no caso de a empresa ter crescido tanto que aumentou demais a participação na sua carteira e você vende pra voltar ao patamar estabelecido. 

Aproveite as quedas de boas empresas para aumentar posição e consequentemente receber mãos dividendos para que no futuro possa viver de dividendos sem se preocupar com os preços dos ativos. Não se desespere! 

Bons Imvestimentos

BPM

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
6 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Amigo
Amigo
20 de outubro de 2018 16:46

É possível comprar Bond americano sendo brasileiro com uma conta na Interactive Brokers? A taxa de 3% citada nesse artigo é anual?

Sax
Sax
13 de outubro de 2018 07:24

Opa cara conhecendo sias postagens. Vc acha interessante o IVVB11 para quem não quer investir diretamente lá fora?

Liane
Liane
12 de outubro de 2018 15:58

Tá e quem compra IVV ou SPY ou ITOT, como fica?

Translate »
6
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us