google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá caros investidores!

As maiores empresas de tecnologia são as chamadas FAANG – Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google. Ano passado eu fiz um post falando sobre as FAANG, se você não viu, te convido a clicar no link e dar uma lida. Naquela ocasião as empresas citadas estavam em média 20% abaixo de seu preço teto. Tem excelentes considerações naquele post mas as imagens com os gráficos das ações não estão aparecendo. Peço desculpas, pois quando troquei de servidor algumas imagens perderam-se.

Hoje trago um novo post sobre as FAANG e quero incluir mais uma empresa nesta lista. Que tal incluirmos Microsoft? Se você não viu a empresa de mais de 1 trilhão de dólares que quase ninguém comentou como a Apple, clique aqui. Não deixem de assistir ao vídeo no canal do youtube.

Uma crise à caminho nas FAANG?

Há meses escutamos falar sobre crise. Quem não ouviu frases como: A crise está por vir. Temos vários indicadores de uma crise. O mercado está inflado e temos uma bolha que vai estourar a qualquer momento. Os grandes investidores estão com bilhões líquidos para aproveitar a próxima crise. Dentre várias outras.

Claro que uma crise virá um dia. Já falamos sobre isso aqui no site e também em vídeos no youtube. O problema é que nunca saberemos quando a crise virá e até lá, temos que confiar nos fundamentos das empresas. Neste intuito, novamente vou trazer os gráficos de 10 anos das FAANG fazendo um comparativo com os preços da época.

Como este site é de estudos vamos ver se tivemos um bom retorno desde a última postagem caso tivéssemos comprado as FAANG naquela data. Após 8 meses a crise ainda não chegou e já tivemos 2 trimestres para ver se as empresas cresceram ou não. Os preços anteriores estão na postagem neste link. Relembro que expresso minha opinião e minha visão sobre as empresas. Leiam bastante e tirem as suas e debatam aqui.

Facebook

Facebook se mete em algumas confusões de vez em quando né. Eu não gosto muito do case porque como usuário não gosto muito do Facebook. Acho a plataforma bastante poluída e majoritariamente tem postagens fúteis ao invés de conteúdo útil. Claro que sei que temos que seguir as pessoas certas mas mesmo assim não me agrada muito.

Como falei anteriormente, o FB não proporciona nada ao usuário que produz conteúdo. Além de suas ações não pagarem dividendos, eles não te recompensam por propagandas que você possa fazer. Na verdade o número de contas do FB tem diminuído aos poucos.

Na última postagem FB estava cotada a $140 e hoje está cotada a $195,50. Como não paga dividendos então o ganho total é apenas o ganho de capital. A variação foi positiva em aproximadamente 39%. Ou seja, se você tivesse comprado FB em novembro quando fiz a postagem, teria um pelo ganho hoje.

Facebook

Apple

Apple é uma das minhas queridinhas. A maçã não tem apresentado tantas novidades assim em relação aos seus produtos. O que gosto é que eles têm muito dinheiro em caixa e sabem aproveitar as oportunidades. Há um ano compraram uma empresa de realidade aumentada. Também compraram a Shazam, que é um app de música.

No período de um ano a Apple comprou 7 empresas sendo a última uma empresa que era da Intel e que desenvolve modems para diversos devices, computador pessoal, carros autônomo e para a internet das coisas. Com esta aquisição de 1 bilhão de dólares, a Apple se aprofunda na luta do 5G. Ao todo já são mais de 100 empresas compradas desde 1988. Quem estiver à frente quando esta tecnologia estiver totalmente implantada, poderá ter grandes lucros.

Suas ações em novembro estavam cotadas a $195 e hoje estão cotadas a $210,2, ou seja, um aumento de 7,7%. O aumento foi bem mais modesto que o FB e mesmo se somarmos os dividendos do período ($1,23), chega a 8,5% de aumento. Lembrando que Apple foi a primeira empresa trilionária listada em bolsa apesar de não valer um trilhão hoje.

FAANG

Amazon

Amazon é a loja de tudo né! Gosto da empresa e do case apesar de não ter ações dela ainda. Amazon tem uma história muito interessante que recomendo lerem o livro “A Loja de Tudo”. Jeff Bezos é ousado e muito bom de negócios também.

Apesar de a Amazon não pagar dividendos (se pagasse seria muito pouco), também já chegou a valer mais de 1 trilhão em bolsa. Suas ações são cotadas a um alto valor chegando quase a $2.000 cada. Seus serviços são excelentes e também oferece “recompensas” aos seus afiliados. Bezos já fez excelentes aquisições como a Whole Foods.

Em novembro no último post sobre as FAANG as ações estavam cotadas a $1644 contra $1907 de hoje. Valorização no período foi de 16% aproximadamente. Nada mal também né?!

Faang Microsoft

Netflix

Netflix é um case bem louco. No vídeo que fiz sobre as FAANG + Microsoft vocês podem ver os gráficos e comparar o crescimento animal dela. Eu particularmente não tenhas ações da Netflix, pois nunca achei um ponto sólido de entrada.

Por outro lado, ela tem grandes concorrentes como a Amazon, a Apple e Disney. Já gastou muito produzindo séries como por exemplo House Of Cards e agora reduziu um pouco. Também não paga dividendos. Na minha opinião, ela oferecem um excelente serviço, ou seja, o cliente fica satisfeito. Como cliente mantenho mas como investidor, prefiro as outras.

Em novembro suas ações estavam cotadas a $294 e hoje estão a 330,80. A valorização neste período foi de 12,5% aproximadamente.

FAANG

Google

O Google vai dominar o mundo. É outro case que gosto muito apesar de ainda não ter suas ações. Quem não recorre ao Google para qualquer dúvida na vida? E quem não gosta do YouTube? Eu particularmente não tenho TV a cabo e só uso YouTube. Lá vejo tudo o que quero inclusive jornal ao vivo.

Google é outra empresa que vive comprando empresas menores. Com uma única conta você tem acesso a diversos serviços como um drive na nuvem, editor de blogs (blogger), e-mail dentre outros. Já comentei aqui no site que estive no Google em 2014 e eles já tinham um carro autônomo, ou seja, daqui a pouco eles lançam ao mercado.

Apesar de não pagar dividendos, Google trouxe um excelente crescimento aos seus acionistas. Em novembro suas ações estavam cotadas a $1045 contra 1236,60 de hoje. A valorização é de aproximadamente 18,5%.

GOOGLE

Microsoft

Bom, as FAANG são as mencionadas acima mas eu sempre me pergunto por quê Microsoft não entra nesse acrônimo? Já vi pessoas comentando de Tesla e NVidia entrarem mas Microsoft, nada. Pois bem, como vocês devem ter visto em post anteriores e vídeos, Microsoft hoje é a única empresa que está acima de 1 trilhão de dólares em valor de mercado.

A empresa divulgou balanço recentemente com um belo aumento em seus serviços. O lucro continua crescendo e pelo que andei lendo, a perspectiva é de mais crescimentos. Microsoft paga dividendos praticamente igual a Apple. Em termos de eficiência, ainda assim a Apple faz menos força para fazer lucro do que Microsoft.

No último post sobre as FAANG eu não mencionei a Microsoft. Hoje suas ações estão cotadas a $141 mas em novembro estavam $105, ou seja, uma rentabilidade de aproximadamente 34% sem contar dividendos. É outro case que gosto mas não estou dentro ainda.

Microsoft

Comparativo entre FAANG e MSFT

No vídeo também trouxe um comparativo entre as maiores empresas de tecnologia em relação a alguns múltiplos. Veja a análise completa no youtube e aqui trago uma imagem com uma tabela.

ações da apple

E se você tivesse comprado FAANG + Microsoft em novembro?

Como estou fazendo um estudo de caso das FAANG e incluindo a Microsoft, agora é hora de saber como uma carteira composta por essas empresas teria se comportado de novembro de 2018 até julho de 2019. Então na tabela abaixo apresento o resumo dos preços de novembro e de hoje.

StockCompraVenda
FB140,00195,50
AAPL195,00210,20
AMZN1644,001907
NFLX294,00330,80
GOOG1045,001236,60
MSFT105,00141
Total3423,004048,10

Resumindo, caso tivéssemos comprado as FAANG mais a Microsoft em novembro de 2018, hoje teríamos rendimento médio de 18,2%. Portanto, se dividirmos por 8 meses, chegaremos ao total de 2,27% ao mês. Para um momento em que esperamos uma crise, esta rentabilidade até que não está nada mal né?!

Conclusão

Mais uma vez podemos perceber que não dá para ficar operando notícias né?! Vimos ai que desde novembro de 2018, ou seja, há 8 meses, ouvimos falar em crise mas as ações subiram de preço. Todas as empresas que compõe as FAANG tiveram boa valorização como por exemplo, em destaque o Facebook e a Microsoft.

Inclui Microsoft ao grupo porque é uma outra empresa de tecnologia com grande crescimento e com valor de mercado de mais de um trilhão de dólares. Também paga dividendos como a Apple enquanto as demais FAANG não pagam.

Não fiquem ouvindo sobre boatos de crise. Analisem o comportamento das empresas e façam seus investimentos aos poucos. Caso a crise chegue, vocês poderão comprar boa empresas a preço melhores. Mas se não chegar, ainda tem a possibilidade de já receber bons dividendos e ter uma boa rentabilidade.

Bons investimentos!

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
2 de setembro de 2020 22:48

[…] você não conhece bem a FAANG+M, clique neste link e veja o último post que fiz, apesar de ter vários outros. Estas empresas tornaram-se a solução […]

trackback
31 de julho de 2019 12:14

[…] semana fiz um post falando das FAANG incluindo a Microsoft e teci alguns comentários sobre a Apple. Comentei, por exemplo, as últimas […]

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us