google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá amigos investidores!

O formulário W8-BEN ou apenas W8 é um documento de preenchimento obrigatório para quem tem conta em qualquer instituição financeira nos Estados Unidos. Este formulário serve para dizer que você não é um contribuinte nos Estados Unidos e sim no seu país.

Como não precisamos inventar a roda, vou trazer neste post, a definição que você pode encontrar no site do BB Americas, bem como o formulário modelo fornecido por eles. Eu recebi este formulário modelo quando abri minha conta lá e achei muito bem explicado.

O Formulário W8-BEN, provido pela Receita Federal Americana (IRS), é um Certificado de Condição de Estrangeiro do Titular Beneficiário para fins de retenção e declaração de imposto de renda nos Estados Unidos. Ao preencher o Formulário W8 você afirma que não é um contribuinte nos EUA, evitando retenção de impostos em seus rendimentos. O preenchimento do Formulário W8-BEN é obrigatório para todo cliente estrangeiro que possua conta em banco ou corretora americana.

A única coisa que eu alterei no texto foi o final, pois onde ele dizia BB Americas, ou coloquei “banco ou corretora americana”. Se você for abrir conta em qualquer corretora, terá que preencher este formulário.

Como preencher o W8-BEN

O formulário abaixo está personalizado como do BB Americas, entretanto o formulário é o mesmo para qualquer instituição. Basta seguir as indicações nos campos que temos que preencher e não terá erro. Atenção ao campo 5 que devemos deixar em branco, no entanto o campo 6 devemos preencher o CPF.

w8-ben

Uma das maiores dúvidas na hora do preenchimento é quanto ao “Claim of Tax Treaty Benefits” no entanto, você só vai preencher isso em situações particulares conforme essa explicação abaixo, também fornecida pelo BB.

Linha 9

como preencher o formulário w8-ben

Linha 10

preencher formulário w8-ben

Se você quiser ver as instruções originais em inglês, basta clicar neste link para receber o arquivo em pdf.

Conclusão

Ao abrir sua conta em qualquer corretora conforme mostrado aqui no site, você precisará preencher o formulário W8-BEN. Siga os passos mostrados neste modelo e você não terá problemas. Lembrando que este formulário é apenas para pessoa física, se for pessoa jurídica o formulário é outro.

E você? Já abriu sua conta no exterior, enviou dinheiro pela Remessa Online e já começou a investir? Conte para nós aqui nos comentários abaixo.

Bons investimentos.

BPM

5/5 - (4 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
26 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Esven
Esven
25 de setembro de 2021 00:45

Alex , me sana uma dúvida, recentemente me cadastrei numa empresa americana como afiliado, aí,BANG💥, 😂veio de cara esse W8, e antes de chegar aqui no teu blog, já tinha baixado este modelo do BB ,ainda não li, mas aproveitando a carona aqui, te pergunto: O campo empresa deve ser preenchido ou não, onde em inglês está escrito business alguma coisa,sim ou não? Então o campo SSP/ITIN deixo em branco e só preencho o próximo campo relacionado ao meu número de identificação fiscal estrangeiro ,no caso CPF, mas o formulário que eu vejo é um pouco diferente, mesmo sendo W8, pq é assim? Sobre essa retenção de impostos devo por isenção ou pedi-la , deixar em branco ,se há de preencher, qual Porcentagem devo colocar de fato, qual? E sobre aqueles artigos e linhas de 700 e alguma coisa b e um outro número b , ali naqueles campos, deixo em branco também ou preencho? E só pra fechar , sou ou não sou obrigado ter o ITIN, somente basta preencher o campo CPF,? Visto que soube que, para tirá-lo tenho que ter a CNH Americana ou Passaporte. Tens Instagram?

Frederico Campolina
Frederico Campolina
28 de junho de 2020 18:34

Olá. Tenho aplicação em uma corretora nos USA, já preenchi o W8, fiz cadastro no Banco Central e declarei no meu imposto de renda do Brasil. A corretora automaticamente recolhe os impostos dos dividendos.

Minha dúvida é se também preciso declarar imposto de renda nos Estados Unidos pois ganhei dividendos lá.
Ou se devo apenas declarar no Brasil.

Andrea
Andrea
24 de junho de 2020 20:27

Estou preenchendo um formulário w8, porém está pedindo um número de identificação do contribuinte EIN que não sei do que se trata, não temos esse número.

Bruno
16 de junho de 2020 19:15

Olá.
Tenho conta na TD ameritrade e percebi q todo dividendo que cai em minha conta, 30% é retido, com a informação “W-8 Withholding”. Isso é normal ou foi algum erro no preenchimento do formulário?

Bruno
Reply to  Alex
17 de junho de 2020 19:19

Ok…
Muito obrigado!

Vítor Simão marques
Vítor Simão marques
Reply to  Bruno
8 de julho de 2020 13:47

Boa tarde, to fazendo minha conta no TD Ameritrade, já li tudo direitinho mas se tratando de algo de fora eu fico meio receoso, eu pago alguma taxa pra criar a conta? Já vi que eles não cobram corretagem, mas você sabe se paga alguma outra coisa? Obrigado! P

Carlos
Carlos
6 de junho de 2020 17:42

Boa noite. Estou sempre dando uma olhada no site e neste post fiquei surpreso ao saber desse formulário W8-BEN. É que abri uma conta na Avenue há algumas semanas, já enviei recursos e comprei ações, mas em nenhum momento me foi apresentado esse formulário ou cobrado o seu preenchimento. Aliás, não vi nenhuma informação a respeito no site da Avenue. Você teria alguma informação?

Carlos
Carlos
Reply to  Alex
7 de junho de 2020 07:23

Com certeza, mas parece que fazem automaticamente. Mandei um e-mail e estou aguardando uma resposta da Avenue. Obrigado!

CRISTINA TORRES
CRISTINA TORRES
Reply to  Carlos
7 de outubro de 2020 09:10

Bom dia Carlos, tudo bem? Acabei de abrir minha conta na Avenue e tive a mesma dúvida, por acaso eles te responsderam? Agradeço

Bruno
Bruno
3 de maio de 2020 16:39

BPM ou algum curioso,

BPM, muito obrigado por esse excelente resumo!

Agradeço se me tirarem uma dúvida. Foi dito aí em cima que quem é brasileiro e reside no Brasil não precisa preencher a parte II. A linha 9 impõe condições como um tratamento diferente para valores acima de 500.000 USD…

Pergunto. Nós aqui do Brasil, além de comunicar ao BCB (para valores acima de 100.000 USD), devemos nos preocupar com mais algum detalhe para quantias vultosas (maiores que 100.000 ou 500.000 USD, por exemplo)? Lembrem-se que com o tempo esses valores podem ser alcançados… é bom estar preparado…

Um informação extra que descobri. De 3 em 3 anos a TD Ameritrade impõe a necessidade de revalidação do W8-BEN. Fiquem atentos.

Luis
Luis
18 de janeiro de 2020 23:41

Eu abri minha conta na IBKR, mas não encontrei onde preencher esse formulário.
Revendo meus dados em “Account Management”, cheguei ao seguinte ponto para escolher 1 opção :

US Internal Revenue Service rules require the collection of a taxpayer identification number (or equivalent) (TIN) for all of your tax residencies. Failure to provide a TIN may require us to treat your account as undocumented for US tax purposes and impose exceptional withholding on income and proceeds paid to the account. Please update your entry and provide your TIN above. If you do not have a TIN, please provide an appropriate reasons (one selection required):

1 I have a US taxpayer identification number and I will add it to the W8 tax form
2 I am not legally required to obtain a TIN from Brazil.
3 Brazil does issue TINs, however, account holder is exempt from this requirement under the laws of Brazil.
4 Brazil does not issue TINs to its residents.
5 Other

Qual dessas 5 opções eu devo marcar?
Poderia me ajudar com isso?

Luis
Luis
Reply to  Alex
24 de janeiro de 2020 13:04

Eu não encontrei onde preencher isso lá no site.
Se puder me orientar, fico muito agradecido.

Getulio Rocha Goncalves
Getulio Rocha Goncalves
17 de janeiro de 2020 13:44

ou seja, resumindo, No Formulario, pra quem é Brasileiro e reside no Brasil, e quer investir lá nos EUA, não precisa preencher a PART 2 ????

mrenatogomes
mrenatogomes
13 de janeiro de 2020 14:44

Olá, fiz minha conta na corretora AVENUE e estou utilizando ela para fazer os meus primeiros investimentos no exterior. Estou com algumas duvidas referente a esse formulário. Esse formulário eu preencho e envio para a corretora? ou já preenchi no momento da abertura da conta?

Jessé
Jessé
Reply to  Alex
21 de abril de 2020 19:42

Eu abri conta na Avenue e nunca fui cobrado o valor do formulário, apesar de insistir no Chat eles falam sempre q no próximo cambio deverei ser cobrado, o que não acontece. Saberia o motivo?

Marcelo Lopes
Marcelo Lopes
Reply to  Jessé
20 de junho de 2020 13:51

Na Avenue, eles descontam o valor do W8BEN quando vc fizer a primeira remessa pra eles – são US$ 2,00. Eles preenchem esse formulário automaticamente baseado nas informações que você forneceu no cadastro.

Translate »
26
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us