google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá caros investidores!

A Apple foi a primeira empresa listada em bolsa a atingir a marca de 1 trilhão de dólares. Logo após a Amazon também atingiu esse valor mas pouco tempo depois as duas perderam essa marca. Na esteira das empresas trilionárias, a Microsoft foi crescendo sem muito alarme e atingiu também o valor de 1 trilhão de dólares.

Atualmente, junho de 2019, somente a Microsoft mantém essa marca e aparentemente, veio pra ficar. Claro que sabemos que crises virão e que o mercado financeiro varia bastante mas por enquanto o cenário é esse. A Microsoft continua crescendo com seus serviços inovadores. Quando achamos que ninguém mais que usar o pacote office, eles criam outros produtos.

Criação da Microsoft

Microsoft
Primeira logo da empresa

A Microsoft foi criada em 1975. Todos conhecem pelo menos um de seus criadores, o Bill Gates. O outro criador foi Paul Allen. Os dois estudavam juntos e já gostavam tanto de informática que até invadiram o laboratório de informática da escola para usar os computadores. Este fato foi interessante porque ao invés de serem punidos, eles ganharam o direito de usar os computadores. Claro que como nada é de graça, eles tiveram que se comprometer a melhorar o desempenho dos computadores.

Interessante notar que estamos falando de uma época em que o computador era algo quase impossível de possuir. Não era uma época em que cada esquina você encontrava uma máquina. Tão pouco o acesso era fácil mas a dupla de geek não desistiu e resolveu inovar.

A primeira empresa criada pela dupla foi a Traf-o-Data. Esta empresa consistia em ler dados brutos dos contadores de tráfego rodoviário, criar relatórios e enviar aos engenheiros. Havia mais um sócio nessa empreitada, Paul Gilbert.

Vejam também o que é FAANG

Microsoft Windows e Microsoft Office

m 1983 a Microsoft lança sua primeira versão do programa windows que utilizava uma nova interface gráfica e era um programa multitarefas. O Windows mais famoso acabou sendo o lançado em 1995. Nesta versão já vinha o Internet Explorer, navegador de internet pioneiro neste mercado. Hoje já temos vários outros navegadores mas em 1995, era o Internet Explorer o rei do pedaço.

Em 1989 a Microsoft lança o pacote que ficou famoso e foi líder por muito tempo em seu segmento. O Microsoft Office oferecia o editor de texto, de planilha, programa de e-mail e o de apresentações.

Xbox

Além dos programas de computador, a Microsoft também possui um console de video game que é líder no mercado disputando com o PlayStation da Sony. O Xbox foi lançado em 2001 e teve evolução constante desde então.

Produtos Microsoft

Nem só de Windows, Office ou Xbox vive a Microsoft. Ela desenvolveu e desenvolve diversos outros produtos. São diversos produtos como Skype, Bing, MSN, LinkedIn, Windows Phone além de muitos outros serviços empresariais. Grande parte da receita vem desses produtos. Claro que o Windows também continua a ser usado assim como o pacote Office mas a concorrência também é grande.

A Microsoft conseguiu evoluir seus serviços para manter-se à frente de um mercado muito competitivo e lucrativo. É muito difícil ficar no topo quando se tem Google, Apple, Amazon dentre outra empresas de grande porte querendo tomar seu mercado.

Conclusão

A Microsoft é uma empresa que mantém sua inovação em dia evitando perder market share para a concorrência. É mais uma empresa que foi fundada do zero por dois garotos visionários. Cresceu constantemente e lentamente até atingir a marca de 1 trilhão de dólares e hoje é a única empresa no mercado com esse valor.

Microsoft

Não deixe de assistir ao vídeo sobre a Microsoft onde mostro mais dados e curiosidades. Lá vocês poderão ver a evolução financeira desde seu IPO e um pouco sobre seus criadores. Vejam no vídeo também a evolução dos dividendos.

Bons investimentos a todos!

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
10 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
9 de novembro de 2020 10:25

[…] é no setor de tecnologia, seguido de financeiro e saúde. As maiores empresas são Apple, Microsoft, Amazon, Facebook e Berkshire […]

trackback
22 de maio de 2020 17:37

[…] Mas nem sempre foi assim né. Buffet é conhecido também por ser conservador e não investir muito em empresas de tecnologia. Como temos visto nos últimos 10 anos, as empresas de tecnologia têm crescido bastante vide as FAANG mais a Microsoft. […]

trackback
30 de julho de 2019 09:57

[…] não viu a empresa de mais de 1 trilhão de dólares que quase ninguém comentou como a Apple, clique aqui. Não deixem de assistir ao vídeo no canal do […]

trackback
21 de julho de 2019 21:25

[…] Veja também a empresa que superou a Apple em valor de mercado passando de 1 trilhão de dólares […]

AA40
AA40
21 de junho de 2019 14:51

Sou um admirador entusiasta dessa empresa – MSFT- mas nunca consigo comprar a preços bons. Sempre parece com valuation sobrevalorizado mas isso acontece com quase todas as ótimas empresas.
Obrigado por nos lembrar que ela é este monstro e que precisamos ter ela em carteira. Abcs

AA40
AA40
Reply to  Alex
21 de junho de 2019 16:51

Se te contar que deixei de comprar a $60 em 2017 ! Quanto arrependimento.
Quanto a CVS, comprei WBA a pouco. A CVS parou de aumentar os dividendos quanto comprou a Aetna enquanto a WBA é parte dos aristocratas e isso para mim me deixa mais tranquilo, mesmo o YoC ser um pouco menor, a taxa de crescimento vai compensar. Abcs

Daniel
Daniel
21 de junho de 2019 14:45

Olá, BPM. O que realmente me impressiona em relação à Microsoft é que ela virou um monopólio natural, isto é, um monopólio que se firmou porque as pessoas gostam dos produtos dela, e não porque alguém os impôs aos consumidores (como ocorre em monopólios estatais). Bill Gates se tornou o homem mais rico do mundo porque realmente criou algo de valor para as pessoas, e não porque algum governo obrigou seus habitantes a comprar dele (vide o Carlos Slim, que só ficou rico porque a Telmex ganhou do governo mexicano o monopólio das redes de telecomunicação). Excelente artigo!

Translate »
10
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us