google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá amigos investidores!

O resultado trimestral da Apple apresentado em 28 de janeiro de 2019, surpreendeu mais uma vez e desta vez batendo recordes. A empresa vem com um crescimento de mais de 110% em 12 meses. A receita do trimestre foi de US $ 91,8 bilhões, um aumento de US $ 7,5 bilhões ou 9% em relação ao ano anterior. 

resultado trimestral da Apple

Eu ouvi toda a conference call da Apple e vou trazer neste post os principais pontos replicando várias frases ditas pelo CEO Tim Cook aliadas à minha interpretação e comentários. 

Se você quiser ouvir a conference call, basta clicar neste link. Antes de mostrar os números gostaria de lembrar de outros dois posts que fiz sobre a  Apple um em janeiro e outro em julho de 2019. Lembrando que esses posts não são recomendações de compra ou venda, são apenas minhas opiniões e casos de estudo.

O post de janeiro de 2019 comecei com este parágrafo: As ações da Apple andam caindo bastante desde outubro de 2018 quando chegou a custar $ 233,47. Com uma queda de aproximadamente 35% as ações da Apple estão sendo negociadas em torno de $152,00. Mas será que ainda vale a pena investir em Apple? Se você quiser ver o post completo, clique aqui.

Já no post de julho de 2019, o segundo parágrafo define meu pensamento sobre a Apple: Como vocês podem ver, a Apple juntamente com a Berkshire, são as maiores posições da minha carteira. Considerando que tio Buffet comprou um bocado de Apple, então minha posição na maçã é maior ainda. Continuo satisfeito com minhas ações, em outras palavras, não penso em vender. Já devem imaginar a minha resposta se ainda vale a pena investir em Apple mas se tem dúvida, acompanhe os números.

Resultado trimestral da Apple 

Geograficamente a Apple estabeleceu recordes de todos os tempos em muitos dos principais mercados desenvolvidos e emergentes, incluindo, entre outros, EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Polônia, Tailândia, Malásia e Vietnã. 

Seu resultado trimestral animou os investidores e levou a Empresa a atingir a marca de $1,44 trilhões de dólares, ou seja, a Apple atingiu a marca de 1 trilhão de dólares e em menos de dois anos, já subiu quase 50%.

iPhone

Se no mesmo período do ano anterior a Apple sofria com a diminuição na venda de iPhones, principalmente por conta da China, este ano o resultado trimestral da Apple mostra que eles foram à forra e arrebentaram nas vendas. Inclusive houve um aumento nas vendas na China 🇨🇳. 

resultado trimestral apple

No iPhone, a receita no trimestre de dezembro foi de US $ 56 bilhões, novamente um aumento de 8% em relação a um ano atrás, graças à demanda excepcional pelo iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.  De fato, o iPhone 11 era o modelo mais vendido a cada semana durante o trimestre de dezembro. 

Estive nos Estados Unidos em novembro do ano passado e fui à loja da Apple para comprar alguns produtos. A venda de iPhone 11 estava absurda. Inclusive muitos brasileiros comprando iPhone 11 sem saber que no Brasil ele só vai funcionar no 4G de uma das duas bandas em que operamos. Se você também não sabia disso, depois podemos falar mais.  

resultado trimestral da apple

Applemaníacos

Eu sou um applemaníaco mas não um gastador incontrolável para comprar produtos a cada lançamento. Tenho praticamente todos os produtos mas por exemplo, meu Apple TV foi o de primeira geração assim como o Apple Watch. Ano passado troquei o Apple Watch e iPhone. 

No caso do iPhone troquei no Brasil mesmo por causa do 4G e das duas bandas como comentei acima.  Apesar de ter sido lançado o iPhone 11, eu comprei o XR por dois motivos: primeiro que o iPhone 11 é caro demais. Segundo porque estimo que em 2 anos já deveremos ter o 5G em funcionamento amplo e teremos que trocar os aparelhos. Aliás, é outro assunto que venho falando, a chegada do 5G. 

A qualidade do iPhone é excelente e a bateria melhorou muito. A câmera também se aproxima de uma câmera profissional para quem sabe enquadrar a foto e aproveitar a luz. Esses itens fazem as pessoas que são amantes de iPhone permanecerem na marca.

A câmera da Samsung talvez seja até melhor que a do iPhone mas as pessoas dificilmente trocam de Apple para Samsung somente por causa da câmera. Outros aparelhos também são excelentes mas acaba que o conjunto todo no iPhone funciona melhor. Tudo isso corroborado com uma pesquisa (com poucas pessoas ao meu ver) onde 98% mostraram-se satisfeitos com o iPhone.

Wearables, Home and Accessories

O segmento de wearables, casa e acessórios estabeleceram um novo recorde de todos os tempos, com receita de US $ 10 bilhões. Um aumento de 37% em relação ao ano anterior, com desempenho de dois dígitos muito forte em todos os cinco segmentos geográficos. O segmento de wearables, é composto por acessórios “vestiveis” como Apple Watch e AirPods.

Apple Watch

Estabeleceram recordes históricos de Wearables em praticamente todos os mercados, mesmo com a escassez de alguns produtos devido à forte demanda dos clientes por Apple Watch e AirPods durante o trimestre. Eu mesmo, como citei, troquei meu Apple Watch primeira geração pelo de última e estou muito satisfeito. Já fiz teste na esteira e comparei os batimentos do relógio com a máquina e bateu certinho.

O interessante nessa história é que empresas de tecnologia utilizam muito essa plataforma dos wearables para desenvolver produtos. As empresas focadas em tecnologia voltada para a saúde são as que mais exploram este tipo. Uma pesquisa nos Estados Unidos revelou que o primeiro lugar em treinamento físico são os wearables e em segundo o treinamento funcional, ou seja, as pessoas utilizam muitos apps para praticar atividade física.

Apple Music, iCloud, App Store e Apple Care

O resultado trimestral da Apple mostra que no segmento serviços, eles estabeleceram um recorde de receita histórica de US $ 12,7 bilhões, com crescimento de dois dígitos em todos os nossos cinco segmentos geográficos.  Como Tim mencionou, estabeleceram novos recordes de todos os tempos para Apple Music, serviços em nuvem, serviços de pagamento e AppleCare. 

O número de contas pagas e transações em suas lojas de conteúdo digital alcançou um novo recorde com contas pagas crescendo dois dígitos em todos os segmentos geográficos.  Agora, são mais de 480 milhões de assinaturas pagas nos serviços da plataforma, um aumento de 120 milhões em relação ao ano anterior. 

iCloud

A expectativa é de atingir a meta de superar a marca de 500 milhões já durante o trimestre de março.  Dado o tremendo momento que estão experimentando nas ofertas de serviços, esta meta de assinaturas pagas vai aumentar para 600 milhões antes do final do calendário 2020.

A receita da App Store cresceu dois dígitos fortes, graças à forte demanda dos clientes por compras e assinaturas no aplicativo.  Eu mesmo andei comprando alguns apps, será que impactei? Os negócio de assinaturas de terceiros cresceu em várias categorias e aumentou quase 40% ano a ano.

 A Apple Music estabeleceu um recorde de receita histórica, oferecendo um catálogo de mais de 60 milhões de músicas para os clientes.  O iCloud também gerou um recorde de receita de todos os tempos, crescendo dois dígitos muito fortes, oferecendo aos clientes uma experiência segura e contínua em todos os seus dispositivos.  Eu uso e por enquanto não abro mão.

Apple Music

Foi um recorde de trimestre para a AppleCare em dezembro, graças às fortes taxas de anexação de contratos de serviço e distribuição expandida. A marca AppleCare oferece um excelente serviço e seu suporte já é global.

iPad e iMac 

A receita do Mac foi de US $ 7,2 bilhões e a receita do iPad foi de US $ 6 bilhões. Ambos os produtos tiveram uma comparação difícil ano após ano devido aos lançamentos do MacBook Air, Mac mini e iPad Pro durante o trimestre de dezembro de um ano atrás.

A base instalada e ativa de Mac e iPad atingiu um novo recorde. A mesma pesquisa (que achei poucas pessoas, 451) mostrou que a satisfação dos clientes é de 93%, incluindo a minha. 78% das pessoas que pretendem comprar um tablet, pensam em um iPad.

 Dividendos e recompra de ações

A Apple já havia anunciado recompra de ações em um montante de aproximadamente $100 bilhões. Em novembro eles iniciaram um programa de recompra de ações na ordem de $10 bilhões. No mercado aberto recompraram 40 milhões de ações olhando o trimestre, eles retornaram quase $25 bilhões aos acionistas.

Os dividendos pagos somaram $3,5 bilhões e anunciaram o próximo pagamento para fevereiro no valor de 0,77c por ação. Com isso o caixa se mantém acima de $200 bilhões e dívida um pouco acima dos $100 bilhões.

Vale a pena investir em Apple?

Entretanto, nem tudo são flores. A pergunta se vale a pena investir em Apple volta à tona. A empresa tem um forte crescimento constante, no entanto, será que não está um pouco esticada?

Alguns analistas alegam que o caixa líquido é muito pequeno em relação ao valor de mercado atual, o que pode ser facilmente diluído pela dívida. Alguns impostos também podem comer parte do seu caixa. Também criticam o fato de ter subido em torno de 40% nos últimos meses e realmente ela deu essa esticada.

Outro fator que deixa tudo em dúvida são os concorrentes em especial a Huawei. Muitos alegam que se a Huawei estivesse 100% na concorrência, este cenário teria mudado. Outro quesito é seu alto valor de mercado que espanta principalmente investidores institucionais. Apesar de o Warren Buffet ter comprado ações da Apple, isso foi em um preço muito menor.

Conclusão

É fato que o resultado trimestral da Apple veio muito bom. Contudo, se a empresa vai manter, se a concorrência vai entrar pesado ou se alguma outra coisa vai acontecer, fica a seu critério avaliar. Lembro que este post não é recomendação de compra ou venda.

Sou investidor em Apple mas confesso que vou realizar ⅓ da minha posição em breve por motivos de estratégia. Quando fizer vou postar aqui para vocês saberem. De qualquer maneira sou otimista com a empresa principalmente por causa da chegada do 5G.

E você? Confiante em Apple? Está bullish ou bearish?

Bons investimentos!

BPM

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
1 Comentário
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
11 de agosto de 2020 16:43

[…] comentei sobre Apple algumas vezes aqui. Já falei de alguns resultados dela e você pode conferir clicando aqui só para ver como vem sendo seu histórico. Quando ela rompeu $320 eu resolvi vender ⅓ da minha […]

Translate »
1
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us