google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Ola caros investidores!

Muitas pessoas tem falado em crise. Daí surge a dúvida de onde investir para se proteger de uma crise? Ouço falar em crise desde 2016. Já estamos em 2019 e até agora a crise não chegou. Será que ela chegará? Sim, ela chegará. Quando? Não sabemos! Na minha opinião Mr. Trump não via querer que haja uma crise em seu governo então vai batalhar muito para isso não acontecer. A reeleição depende disso.

Nunca saberemos exatamente quando uma crise acontecerá. Podemos examinar várias métrica mas uma crise não é igual a outra. A última grande crise que tivemos foi em 2008 quando houve a crise do subprime. Se você não sabe exatamente o que aconteceu, sugiro assistir o filma “A grande aposta”. Os caras previram uma crise que aconteceu 3 anos depois. Naquela época, poucos pensavam em onde investir para proteger de uma crise. O crédito estava liberado à torto e à direita.

Deixando de lado quando a crise vai acontecer, temos que pensar no que fazer durante uma crise. Antes da crise chegar também temos que tomar algumas medidas de proteção. Vários gestores de grandes fundos têm bastante dinheiro em liquidez para aproveitar esses momentos de baixa e você não pode ser muito diferente deles.

Comece a fazer um pequeno caixa

Se você realmente acha que uma crise está próxima então você precisa fazer um caixa para aproveitar oportunidades. Na minha opinião não precisa deixar de aportar até que uma crise aconteça. Até conheço pessoas que estão aguardando a crise para voltarem a investir. Isto é ruim porque você pode perder algumas boas oportunidades.

Uma sugestão é guardar 50% do seu aporte e investir os outros 50%. Pode colocar esse dinheiro em um Tesouro Selic por exemplo ou então em um CDB com liquidez diária. Ou se achar que a crise está tão perto assim, pode deixar na conta mesmo.

Fato é que quando a crise vier, você tem um dinheiro em caixa para aproveitar algumas oportunidades. Se um ativo começar a cair, provavelmente vai começar a cair rápido. Com dinheiro em caixa você vai aproveitando para comprar cada vez que tiver uma boa baixa. Não precisa comprar tudo de uma vez, vá aos poucos.

Onde investir para se proteger de uma crise

Existem alguns ativos onde você pode investir para se proteger se uma crise. Veremos alguns deles. Devo alertar que não é nenhuma recomendação de compra nem garantia de que você não sofrerá com uma crise. Apenas vou apresentar algumas opções onde a correlação pode ser negativa com uma grande queda.

Investindo em ETF

Uma das maneiras de ter uma exposição menor ao S&P500 é comprando alguns ETF. Se você ainda não tem familiaridade com os ETF, assista o vídeo onde mostro os principais gestores e onde buscar algumas informações.

Um deles é o XLP Consume Staples. Consume Staples é composto por coisas que precisamos no dia a dia. Compões essa lista, comidas, bebidas, produtos de higiene e até alguma coisa de álcool. Esse tipo de consumo as pessoas não estão muito dispostas a cortar e demoram a cortar, caso precisem.

No gráfico abaixo, na linha azul, podemos ver como o XLP se comportou desde 2006 até hoje. Já a linha roxa é a variação do S&P500. Reparem no círculo vermelho como XLP se comportou durante o período de crise. É uma oportunidade caso não queira ficar de fora do mercado.

onde investir para se proteger de uma crise

Falando um pouco de XLP, abaixo vemos a imagem com alguns produtos que compõe a lista. Primeiro temos os 10 maiores setores e depois temos as 10 maiores empresas com seus percentuais. Alguém para de tomar coca cola durante uma crise? Deixa de ir ao Walmart?

ETF xlp

Veja também a empresa que superou a Apple em valor de mercado passando de 1 trilhão de dólares

Investment Grade Bonds

Bonds são so nossos Tesouro Direto. É um investimento mais conservador e como estamos falando de proteger-se em um momento de crise, pode ser interessante deixar algum dinheiro com a garantia do governo. Reparem na imagem abaixo um comparativo entre o S&P500 e o ETF da iShares LQD. Percebam que a variação foi bem diferente e o LQD ficou bem estável durante a crise.

bonds para se proteger de uma crise

Na imagem abaixo podemos ver o crescimento do LQD desde seu lançamento. Reparem na variação durante a crise, apontada pela seta preta. No longo prazo, ou seja, desde 2002, o ETF teve excelente performance. O gráfico mostra uma simulação de um investimento de $10.000 desde seu lançamento.

ETF de bonds

Investir em Ouro contra a crise

O ouro é ouro né. Vários países como a China estão aumentando suas reservas de ouro. Em momentos de crises, em momentos em que as moedas podem não valer muito, o ouro sobe bastante. É a única moeda de troca que não perde valor. Mas não é simples comprar ouro.

Existem muitos ativos atrelados ao ouro mas não possuem o ouro físico. Imagine você ter que guardar umas 10 barras de ouro na sua casa? Imagine o risco que isso pode ser? Então, provavelmente você terá que colocar em algum lugar seguro e para isso, terá que pagar. Lembrando que ouro não paga dividendos. Tudo isso tem que ser pensado.

reserva em ouro

Na imagem acima podemos ver o ETF GLD seguido do S&P500 na linha roxa. Percebam o crescimento do ouro quando a crise começou. Vejam como o GLD descolou-se do S&P500. Então, se você acha que a crise está chegando, comece a pensar em compra ouro. Se pretende compra, então corra porque ele já subiu bastante nos últimos dias.

Para finalizar, observem no gráfico abaixo o GLD comparado com nosso dólar, ou seja, o USD/BRL. A linha roxa representa o USD/BRL. Vejam que, desde meados de 2005, o GLD rendeu mais de 170% enquanto o USD/BRL pouco mais de 52%.

como se proteger de uma crise

Conclusão

Onde investir para se proteger de uma crise é uma grande dúvida. Não há como se proteger 100% contra uma crise mas há opções que possuem menor volatilidade no momentos de grandes quedas. Identificar algumas dessas opções é o que vai minimizar a variação negativa da sua carteira.

Existem outras maneiras de investir para se proteger de uma possível crise mas tratarei em outro post. Temos também alguns ETF que operam vendido no índice e alavancado, ou seja, SP500 cai, o ETF sobe. Mais ou menos o que aconteceu no filme “A Grande Aposta” e você pode alavancar várias vezes.

Se você acha que a crise está bem pertinho, o que pensa de se segurar em uma dessas dicas?

Bons investimentos a todos!

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
9 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PH
PH
23 de julho de 2019 18:12

VC ta se superando, mais um conteudo top.. esse ETF é coisa linda…. gratidao BPM! Q Deus lhe retribua o bem q esta fazendo.

trackback
21 de julho de 2019 21:50

[…] Vejam também onde investir para se proteger de uma crise […]

Bruno
Bruno
15 de julho de 2019 18:57

Fala BPM

Dos ETFs da Irlanda tem algum com esse foco?

AA40
AA40
14 de julho de 2019 13:53

Muito bom BPM. Consumer Staples é realmente bem defensivo assim como Utilities, ninguém vai deixar de usar energia e internet por que está numa crise não é mesmo?
Falo um pouco do que está acontecendo com os bonds no mundo no meu post de ontem. Realmente preocupante pq é a primeira vez que juros negativos estão ai para ficar e isto vai contra toda a logica de mercado e pode, como alguns já falam, acabar com o sistema financeiro como conhecemos e pode muito bem acelerar a adocao das criptos.

marcos celio carvalho defina
marcos celio carvalho defina
14 de julho de 2019 11:22

Excelente post (mais um) BPM. Deveria pensar seriamente em oferecer uma assessoria para investimentos no exterior como o investidor internacional já fez. Na minha opinião voces são os melhores.

Translate »
9
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us