google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá Caro Investidor!

Esta semana realizei lucro de ⅓ da ação que mais rendeu na minha carteira. AWR tem subido sem parar nos dois últimos anos que é o período que estou posicionado. Mas, como sabemos, as altas não duram indefinidamente e com isso temos possibilidade de realizar lucro. Neste post vou descrever o motivo de ter realizado uma parte da posição. 

Objetivo dos investimentos 

O objetivo de investirmos é conseguir um retorno maior do que a inflação. Ao contrário do que muitos imaginam, investir não é exatamente pra você ficar milionário, apesar de ter grandes chances de ficar. A gente investe mesmo para que o dinheiro não perca valor no tempo. 

Partindo dessa premissa, todo rendimento acima do esperado, o que podemos considerar um IPCA + 6% no Brasil, já é um excelente rendimento. Digo IPCA + 6% Porque é a média histórica da taxa de juros no Brasil. 

A estratégia de investimentos é acertar mais vezes do que errar. Se você traça uma estratégia é tem lucro na maioria das vezes terminando com saldo positivo, parabéns, você está aumentando seu patrimônio com eficiência. 

Ainda neste sentido devemos tomar algum risco de vez em quando encerrando algumas posições. Como tenho um viés mais conservador e mais holder, encerrei apenas ⅓ de AWR. Você pode me perguntar por quê encerrei posição se me considero um Holder. Resumindo, realizei parte dos lucros porque posso obter um retorno melhor em outra ação. Vejamos!

American States Water 

Eu falei de AWR neste post. Naquela data que não foi muito distante de hoje, eu estava com lucro de 64%. Logo após saiu mais um balanço e o preço disparou. Encerrei ⅓ da posição com 86% de lucro em dois anos. O gráfico abaixo mostra a evolução desde quando comprei.

lucro da AWR

Podemos perceber a alta que o papel teve só em agosto. O gráfico mostra uma alta em agosto que não teve em nenhum outro momento nesses dois anos. Ainda por cima, após eu vender o papel ainda subiu mais. Lembrando que ainda tenho 2/3 posicionado.

Possibilidade de ganhos

Uma das análises que devemos fazer na hora de escolher uma ação para investir é a possibilidade de ganhos que o ativo trará. Existem vários métodos para calcular possibilidades de ganho e o mais usual é o fluxo de caixa descontado.

Quando falamos de possibilidade de ganhos estamos falando do possível upside que a empresa pode ter. No caso de AWR, quando comprei há 2 anos, esta possibilidade de upside era muito boa. De fato, após dois anos, se concretizou e subiu mais de 90%. Como isso aconteceu muito rápido, a possibilidade de ganhos futuros diminuem. O preço do ativo não vai subir indefinidamente. Este é então um motivo que analisei na hora de realizar parte da posição.

Realizando parte do lucro tenho condições de procurar uma outra empresa que tenha um upside maior. Por exemplo, BlackRock tá com um preço interessante. Enquanto AWR está no topo histórico rompendo resistências, BLK está no preço de junho de 2017. Obviamente temos que olhar os balanços e ver como andam os números mas sei que estão indo bem. Comparando os topos históricos, chegamos a conclusão que BLK tem 33% de upside.

Neste caso, realizando o lucro em AWR e iniciando posição em BLK, as chances de ganho são maiores. Imaginem realizar um lucro de 43% ao ano e entrar com posição em algo que possa trazer mais 20% de lucro? Muito bom não é mesmo?!

ishares balckrock

Dividendos

Um dos itens que observamos em um ativo é o pagamento de dividendos, afinal o objetivo é viver de renda no futuro. Observando o pagamento de dividendos de AWR podemos perceber uma solidez muito boa. A Empresa paga dividendos crescentes e ininterruptos há mais de 64 anos. No entanto, seu yield é baixo, se não me engano nunca passou de 3%, e com o preço que está, o dividend yield está pressionado em 1,35%.

Seu payout é bem tranquilo chegando aos 55%, ou seja, não vejo muito problema em manter os pagamentos mesmo em um cenário ruim da economia. Não é à toa que ela é uma dividend king. Cabe lembrar que AWR anunciou um aumento nos dividendos e mesmo assim o DY tá bem baixo.

Comparando novamente AWR com a BlackRock, temos que a BLK paga mais que o dobro de dividendos. Como podemos ver na imagem acima, BLK paga 3,22% contra os 1,35% de AWR. Novamente temos aqui um possível upside melhor pagando mais dividendos.

Se vocês quiserem comparar o Dy de AWR com as outras empresas dividend aristocrats, verão que ela só é melhor do que 25% das aristocrats. Até o ETF NOBL paga mais, seu yield está em torno de 2,5%. Para quem gosta muito de dividendos, AWR não é grande opção.

P/L

O preço sobre o lucro não é uma referência que utilizo para decidir se compro ou não uma ação. De qualquer maneira ela pesa quanto analiso um conjunto como todo. AWR tem hoje um P/L de 44 contra 15 da BLK.

A companhias de água estão indo muito bem. Apesar de termos muita água no mundo, temos pouca água potável. É algo que vai ficando escasso com o passar do tempo. AWR não atua somente no ramo de tratamento de água, também atua em tratamento de esgoto e de fornecimento de eletricidade. Em virtude disso o ativo fica cada vez mais promissor.

Outra empresa que sigo mas não comprei por já estar muito cara é AWK. American Water Works segue a mesma linha de AWR e hoje tem P/L em 38. Também teve uma excelente alta nos últimos meses.

Conclusão

AWR é uma excelente empresa e vem tendo uma performance espetacular. Seu crescimento foi abrupto e repentino o que me fez encerrar posição em 1/3 e realizar o lucro. Com este lucro pretendo comprar algum ativo que tenha um upside maior e tentar rentabilizar o dinheiro.

Ratifico a qualidade da empresa considerando uma das melhores empresas do mercado americano devido aos seus balanços. Continuo posicionado em AWR com 2/3 do que tinha e monitorando para uma possível entrada quando o papel recuar ao menos 20%. Até lá vou aportando em outros ativos.

Bons investimentos!

BPM

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
AA40
AA40
29 de agosto de 2019 18:06

Legal BPM. Não está preocupado com BLK e a guerra de pela menor ER dos ETFs dela, da Vanguard e outras? Abcs

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us