Vale a pena investir em Apple?

poradmin

Vale a pena investir em Apple?

Olá caros leitores!

As ações da Apple andam caindo bastante desde outubro de 2018 quando chegou a custar $ 233,47. Com uma queda de aproximadamente 35% as ações da Apple estão sendo negociadas em torno de $152,00. Mas será que ainda vale a pena investir em Apple?

A Apple é uma das maiores empresas no mercado financeiro e dispensa comentários sobre sua área de atuação. Foi a primeira empresa de capital aberto a atingir a marca de um trilhão de dólares no dia 02 de agosto de 2018 mas após 4 meses, perdeu quase 35% de seu valor em bolsa.

Participante da FAANG onde Amazon também atingiu a marca de um trilhão de dólares, a Apple é a única empresa do grupo que paga dividendos, as demais não pagam reinvestindo os lucros.

Carta de Tim Cook aos acionistas da Apple

Today we are revising our guidance for Apple’s fiscal 2019 first quarter, which ended on December 29. We now expect the following:

  • Revenue of approximately $84 billion
  • Gross margin of approximately 38 percent
  • Operating expenses of approximately $8.7 billion
  • Other income/(expense) of approximately $550 million
  • Tax rate of approximately 16.5 percent before discrete items

We expect the number of shares used in computing diluted EPS to be approximately 4.77 billion.

Tim Cook publicou uma carta aos investidores dizendo que estavam revisando o fechamento fiscal do primeiro trimestre de 2019 finalizado em 29 de dezembro e que as vendas de iPhones teriam caído no período.

A empresa anunciou uma redução na receita de aproximadamente 7,7%, do estimado 91 bilhões para 84 bilhões. O lucro por ação de 4,50 para 3,97 e com isso as ações da empresa despencaram nas últimas semanas atingindo menos de $150.

A alegação de Cook é de que a culpa está nos mercados emergentes, principalmente com a China. A queda deu-se praticamente na queda da venda dos iPhones que crescia em uma média de mais de 15% ao ano. O iPhone sempre foi o produto de maior venda da empresa trazendo a maior receita.

iPhone está ameaçado?

Venda de iPhones

Uma grande discussão paira sobre a galera que gosta de tecnologia e dos produtos da Apple. Será que o iPhone está ameaçado? Será que está ultrapassado? Vale a pena investir em Apple esperando que venda mais iPhones e a receita continue aumentando ano a ano?

Estas perguntas acabam que não tem uma resposta específica e vai da avaliação de cada um. Alguns falam que outras marcas como HUAWEI já apresentam tecnologia muito melhor, tela melhor, mais leve e o pior de tudo, muito mais barato.

As vendas de iPhone tiveram uma grande queda e um dos motivos que se falam é do programa de substituição de baterias que a Apple fez. Uma vez que as baterias podem ser trocadas por um preço bem camarada, os consumidores não veem necessidade de gastar dinheiro e trocar de aparelho.

Também pesa contra as vendas a época que o novo iPhone foi lançado. Enquanto os novos iPhones XS e XS Max foram vendidos no quarto trimestre de 2018, o iPhone X foi vendido no primeiro trimestre de 2018. Isto gerou um impacto no balanço quando comparado os trimestres correspondentes.

De qualquer maneira a Apple deverá inovar algo para 2019, pois se fizer a famigerada atualização para sua versão “S” como sempre, poderá não recuperar as vendas no curto prazo. Em média as pessoas trocam de iPhone a cada dois anos.

Outros produtos da Apple

Apple Watch

Se por um lado o iPhone deixou a desejar nas vendas fazendo a receita da Apple despencar, por outro os serviços e outros produtos como Apple Watch, vem aumentando o caixa da empresa nos últimos trimestres.

Tanto os serviços como iCloud e Apple Music como o Apple Watch cresceram mais de 20% em 2017 e 2018. Isto demonstra que as pessoas estão aderindo à outros produtos mas a concorrência continua apertada. Apple Watch compete com Samsung Watch e o serviço de nuvem tem diversos concorrentes, alguns até de graça.

Já as vendas de Macbook e de iPad também tiveram uma leve queda nos últimos anos. O preço destes produtos estão muito elevados o que dificulta a aquisição por pessoas até de classe média alta. A China que está sendo responsabilizada pela derrubada nas vendas, tem um momento difícil onde o salário mínimo é praticamente o preço de um iPhone, imagina um Macbook com Touch Bar?

Confira também se vale a pena esperar o dólar baixar para investir no exterior

Vale a pena investi em Apple?

Mas depois de todos esse alarido sobre a Apple por conta da carta de Tim Cook para este trimestre, será que ainda assim vale a pena investir na Apple? Será que como empresa, ela ainda oferece bons números e um futuro crescente como sempre teve?

Se formos analisar os números, a Apple tem mais de 130 bilhões de dólares em caixa e com esse dinheiro ela pode comprar diversas empresas, startups, cabeças pensantes, enfim tem bastante dinheiro para investir em novas ideias e novos produtos sem afetar as contas da empresa.

Pesa a favor dos investidores o programa de recompra de ações da Apple o qual possui a cifra de 100 bilhões de dólares, a grande capacidade de gerar caixa, o pagamento de dividendos crescentes sendo uma das empresas que mais paga dividendos no mundo e o maior investidor do mundo ter comprado bilhões de ações também.

Há, não podemos esquecer de rumores sobre um possível carro autônomo sendo testado pela Apple, coisa que o Google já está testando há anos. Lembro que estive no Google em 2014 e já vi o carro autônomo andando pelos campus da empresa.

Preço das ações da Apple

queda nas ações da Apple

Os entendidos de valuation estimam que o preço das ações da Apple, considerando um cenário conservador, fique entre $170 e $187. Em cenários bem pessimistas, considerando crescimentos pífios que nunca aconteceram, a ação pode custar $112 e no melhor cenário, voltar a $230.

Eu tenho ações da Apple e já fiz mais dois aportes desde que comprei pela primeira vez. Neste momento, como temos várias empresas com “desconto” optei por comprar só um pouquinho para dar oportunidade para outras como Black Rock.

Conclusão

Investir em Apple sempre foi sinônimo de ter participação no que há de mais inovador no mundo das tecnologias. A Apple é uma das maiores empresas de capital aberto no mercado financeiro dos Estados Unidos sendo uma das empresas que mais paga dividendos aos seus acionistas, não em valor individual mas em distribuição.

Possui produtos com grande barreira de saída, ou seja, quem tem um produto Apple não quer trocar mas por outro lado seus produtos estão bem caros o que dificulta pessoas de classe média adquirir. As vendas foram afetadas principalmente pela baixa venda de iPhones tendo a China como protagonista nesta redução.

Como empresa, ainda possui excelente caixa que pode ser usado para investimentos sem que isso aumente sua dívida ou atrapalhe o pagamento de dividendos. Sua capacidade de gerar caixa juntamente com o programa de recompra de ações favorece o investidor.

A empresa sempre teve fama de inovar em seus produtos, sendo assim esperamos que apresente produtos inovadores no futuro como fez no passado. Por hora, aumentei posição e acho que ainda vale a pena investir em Apple para longo prazo.

De qualquer maneira vamos aguardar o pronunciamento oficial no dia 29 de janeiro de 2019.

Bons investimentos a todos!

BPM

Disclosure: Lembro a todos que este site tem conteúdo apenas para estudos e não consiste em indicação de compra ou venda de ativos nem de qualquer outro tipo de investimento. Antes de investirem, estudem bastante e tenha certeza do que estão fazendo. Na dúvida, procurem um profissional da área ou uma corretora.

Sobre o Autor

admin administrator

6 Comentários até agora

  • AllanPostado em12:06 pm - fev 1, 2019

    Fala BPM,
    Tudo bem?

    Desculpa pelo off-topic.
    Cara, vc ainda está com a sua conta do BB Americas?
    Fui tentar fazer uma transferência do BB para o BB Americas e apareceu uma tarifa de cerca de R$ 220,00 por ordem.
    Vc ficou sabendo de alguma mudança?

    Abs,

    Allan

      adminPostado em12:19 pm - fev 1, 2019

      Olá Allan,

      Eu fiz um envio ontem e não me cobraram nada mas o Lissandro Pedro que me segue me enviou uma imagem do banco dizendo que a partir de hoje, 01/02/2019 seria cobrado a tarifa.

      Consulte seu gerente para ver seu plano e quanto terá que pagar. Só tenho a dizer que o BB só piorou o serviço, aumentou a taxa de manutenção de conta e agora colocou essa taxa.

      Sugiro usar o Remessa Online com o voucher investirnoexterior para ter desconto no spread. É o meio mais barato até hoje.

      Qualquer novidade poste aqui por favor.

      Abraço.

  • JohnPostado em7:13 pm - jan 17, 2019

    A Apple se complica ao dar muita ênfase ao iPhone em detrimento aos outros produtos. Se diminuir o apelo do celular deles, toda a estratégia vai pro buraco. Acho que o Jobs nunca faria isso e eles estão partindo pra valores fora da realidade com o X e XS. O que segura um pouco o cliente é q o pessoal acostuma e sente dificuldade de mudar, igual pacote Office ou o próprio Windows.

      adminPostado em10:43 am - jan 18, 2019

      Olá John,

      Pois é, os iPhones sempre foram a maior receita da Apple e por isso ela dá ênfase mas como já esperado, após um tempo qualquer produto diminui seu crescimento e é nessa hora que novos produtos devem entrar em cena. Os serviços da Apple têm aumentado bastante como o iCloud e Apple Music mas não representa muito na receita assim ainda. Novos produtos ainda não foram anunciados e a Apple tem apresentado mais do mesmo nos últimos lançamentos. O preço dos aparelhos realmente é um fator pesado, haja vista que em alguns países o iPhone custa mais que um salário mínimo.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Abraço!

  • Leandro – Gerente TIPostado em12:23 pm - jan 17, 2019

    Concordo sobre o investimento em sí agora que Apple é sinonimo de tecnologia pare lá né. Pode ser de moda agora tech nada disso. No Silicon Valley todos sabem que a tech dentros dos iphones e ipads não é Apple mas Qualconn, Micron, Tx Instruments, Nidec. Patentes Apple de origem dentro dos aparelhos deles são poucas.
    Agora como aparelhos de MODA sim não se pode negar

      adminPostado em12:46 pm - jan 17, 2019

      Olá Leandro,

      Concordo plenamente com você. É que você é profissional da área então conhece a fundo sobre tecnologia mas o povão só vê o produto final.

      Igual um carro. Varias empresas fabricam as peças e depois a montadora faz a montagem pra vender o carro, só conhecemos o carro e não as peças.

      De qualquer maneira a Apple inovou com o mouse e com a tecnologia das telas de seus aparelhos, o que hoje em dia já é dominado por quase todas as empresas de telefonia.

      Mas com certeza é aparelho da moda.

  • Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.