google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Abertura de conta no exteriorDestaquesInvestir no exterior

Vale a pena investir no exterior?

By 7 de julho de 2018outubro 7th, 20184 Comments

Vale a pena investir no exterior? Esta é uma pergunta feita, principalmente por aqueles que já iniciaram nos investimentos no Brasil. Confiram no post.

Eu me fazia esta pergunta lá por volta de 2010/2011 e a resposta que eu mesmo dava e justificava aos demais era de que não vale a pena investir no exterior em ativos que rendessem em torno de 1 a 2% se no Brasil tínhamos investimentos de 15% ao ano em renda fixa. Naquele momento eu não entendia o poder do câmbio e o poder dos nossos políticos.

Foi em 2015 após uma viagem que fiz para os Estados Unidos quando o dólar estava quase R$ 4,00 que me dei conta de como seria bom ter sempre dinheiro para poder viajar, fazer compras no exterior em qualquer época do ano sem me preocupar com o câmbio. Senti esse gostinho pois havia comprado dólar a R$ 2,60 em 2014 e guardado. Mesmo já voltando a atenção para investir no exterior, ainda não tinha iniciado os investimentos.

Em 2016, cansado de ver nossa economia oscilar e de ver os ativos na Bovespa cairem por conta de uma canetada da noite pro dia do Presidente (notem que não é exatamente do Presidente de 2016 mas de todos os Presidentes, pois eles têm esse poder e o fazem), resolvi naquele momento direcionar todos os meus aportes em dólar para investir nos Estados Unidos. Lembro bem de um dia em que foi dada uma canetada e a Cielo caiu absurdamente só por causa disso.

Confiram também:

5 Passos iniciais para investir no exterior

Comecei a pesquisar sobre bancos e corretoras e encontrei bons sites que são parceiros até hoje como o Viver de Dividendos e o Investidor Internacional. No fim das contas eu mantenho minha conta no BB Américas e na corretora Interactive Brokers. Vocês poderão encontrar vários posts sobre a IB ao longo do tempo aqui no blog.

Mas respondendo à pergunta, sim, na minha visão vale muito a pena investir no exterior. Manter uma parte do seu patrimônio em moeda forte e sob diferentes visões econômicas e políticas pode mitigar muitos riscos, pois problemas enfrentados por um país não o são em outros. Um dos países mais forte neste quesito são os Estados Unidos. Temos vários outros mercados com moeda forte como a Suíça, Japão e alguns países da zona do euro.

Ao mesmo tempo temos países emergentes onde podem surgir excelentes investimentos como China, Singapura, Índia, Rússia dentre outros. Se formos falar um pouco da China vamos ver que ela tem bastante potencial de crescimento. Claro que todas as situações devem ser analisadas mas um país com 1,4 bilhão de pessoas tem um potencial muito grande de crescimento. Imagine uma empresa como a Netflix atuando na China? (já existe). Imagine se metade for assinante do serviço? Ou melhor, apenas ⅓ de assinantes. Teremos aí mais de 400 milhões de pessoas pagando por um serviço. Isto é mais do que a população todas dos EUA e mais que duas vezes a população do Brasil.

Vale a pena investir no exterior

Retorno da minha carteira nos últimos 12 meses.

Como frisei acima, claro que temos que ficar de olho na economia chinesa pois se ela quebrar teremos muitos problemas mas presidente nenhum quer que isso aconteça com seu país, pelo menos eu espero. Outros riscos existem mas para isso servem os estudos e as análises e mesmo que a China não dê bons frutos, quem sabe a Australia? Hong Kong? Emirados Árabes? Enfim, investir no exterior é uma grande oportunidade de lucro e aprendizado.

Para finalizar, investir no exterior te proporciona uma gama muito grande de investimentos diferentes. Desde ações convencionais como conhecemos, passando pelos REIT, Bonds, Forex, Gold e muito mais. Ao longo do tempo neste blog irei relatando o que já aprendi e o que estou estudando. Conheço alguns tipos de investimentos e já os tenho em minha carteira mas existe uma lista enorme de investimentos a estudar.

Se vocês ainda não se convenceram de investir no exterior, convido a acompanharem este blog juntamente com os demais que serão falados por aqui e pensar um pouco à respeito. Deixem suas dúvidas e opiniões para que possamos debater o assunto. Tragam novidades e sugestões também. Vamos criar um ambiente em que podemos ter várias ideias e tutoriais sobre como investir no exterior nas diversas modalidades de investimentos que existem.

Bons investimentos a todos!

 

BPM

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
4 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
9 de novembro de 2020 10:27

[…] Vale a pena investir no exterior? […]

TOMAS QUINTILI
TOMAS QUINTILI
17 de julho de 2018 08:16

Parabéns pelo post! Gostaria de algum material mais esclarecedor sobre transferência de valores, taxas cobradas pelos diferentes mercados (entendo que de para operar em varios paises pela IB), produtos para iniciar uma carteira com fim de aprendizado, sites como infomoney, valor etc que possamos comparar fundos, ações etc… Enfim kkkk desculpe jogar tanta coisa mas quanto mais info maior a ctza para investir la fora. Obrigado e novamente parabéns pelo trabalho!!!

trackback
7 de julho de 2018 22:39

[…] Vale a pena investir no exterior? […]

Translate »
4
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us