google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá, amigos investidores!

 

Desde a época da escola a gente fica criando métodos mnemônicos para decorar alguma coisa e arrebentar na hora da prova, pois então, hoje não é muito diferente com investimentos, vamos ver o que significa FAANG nos investimentos.

FAANG nada mais é do que a primeira letra das cinco maiores empresas de tecnologia/venda do mundo, são elas: Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google. Digo vendas também pois a Amazon é uma gigante na área assim como a Apple e se considerarmos os produtos do Google, também é uma gigante de vendas.

Claro que poderíamos criar vários outros acrônimos como muitos já criaram. Já há uma corrente que quer incluir Snapchat, Tesla, Nvidia transformando o acrônimo em FAANGSTN. Você pode criar o seu próprio e até em REIT já temos um também mas falarei em outro momento.

Bom, as empresas dispensam comentários, pois todos nós conhecemos bem cada uma delas. A Apple foi a primeira empresa listada em bolsa a bater o recorde de um trilhão de dólares sendo seguida pela Amazon logo depois. Hoje já houve uma boa queda nos preços e as empresas perderam este status mas veremos até quando.

FAANG

Falando rapidamente de cada uma das FAANG, vou fazer breves comentários do que acho, se utilizo ou não os serviços das empresas e mostrarei os gráficos com dados dos últimos 10 anos.

Facebook

Não uso tanto. Acho um pouco mural de fofocas. Mistura muito assunto e envolveu-se em grandes polêmicas nos últimos tempos. Não paga dividendos e não retorna nada para o usurário, ou seja, você paga pelos serviços como os anúncios em suas plataformas e não recebe nada caso dê ibope.

Como FB não tem 10 anos ainda no mercado, vamos pegar o gráfico desde o IPO do Facebook, ou seja, maio de 2012.

Seu valor de mercado está em aproximadamente 416 bilhões e o teto histórico das ações está em U$ 218, ou seja, aproximadamente 55% acima do preço de hoje U$ 140.

Apple

A Apple ficou anos fora da FAANG que era apenas FANG mas como podemos ver, está ai e foi a primeira empresa trilionária listada em bolsa. Tenho uma posição considerável na empresa. Acredito que é um dos maiores sonho de consumo no mundo inteiro, principalmente dos chineses e dos brasileiros. Todo mundo quer um Apple e a cada ano que passa bate recorde de vendas.

A empresa possui vários produtos de tecnologia como celulares, tocadores de mp3, computadores, relógios, dispositivos de armazenamento além de um serviço muito bom de nuvem. Também vendem acessórios de qualidade de marcas consideráveis como Beats e Dji.

Das FAANG é a única que distribui dividendos e das empresas listadas é uma das maiores distribuidoras de dividendos mesmo mantendo um caixa monstruoso que passa dos 200 bilhões de dólares. Acredito que Jobs tenha deixado vários projetos a serem lançados ao longo dos anos e quem pensou que a empresa fosse sofrer com a morte de seu criador, enganou-se e muito.

Apple stocks
resultado apple

As ações da Apple vieram a público em dezembro de 1980 e desde então só sobe. Podemos perceber uma boa realização no segundo semestre de 2013 mesmo assim os dias de hoje é a maior realização nos últimos 10 anos. Seu valor de mercado está em aproximadamente 970 bilhões e o teto histórico das ações está em U$ 233, ou seja, aproximadamente 19% acima do preço de hoje U$ 195.

Amazon

A Loja de Tudo que em um determinado momento se considerou como “não  loja” (para quem leu o livro vai entender), vem crescendo ano após ano e também atingiu a meta de um trilhão de dólares. Também não distribui dividendos assim como o Facebook mas oferece retorno aos usuários de seus serviços.

Opera principalmente no ramo de vendas mas também tem muitos serviços e inclusive um de filmes competindo com o Netflix. Para quem começou intermediando venda de livros, a Amazon de Jeff Bezos é um excelente exemplo de superação e crescimento ao longo do tempo sobrevivendo à crise das pontocom e de 2008.

Em se tratando de serviços da Amazon eu até que uso bastante. Sempre que vou comprar livros pesquiso lá primeiro e nos Estados Unidos sempre compro coisa por lá. É uma empresa que utilizo bastante.

Ações da Amazon
resultado amazon

As ações da Amazon vieram a público em maio de 1997 e desde então só subiram tendo o momento atual como a maior realização de lucros nos últimos 10 anos. Seu valor de mercado está em aproximadamente 837 bilhões e o teto histórico das ações está em U$ 2.050, ou seja, aproximadamente 25% acima do preço de hoje U$ 1.644.

Confira aqui como enviar dinheiro ao exterior de forma simples, barata e rápida.

Netflix

Netflix é outra que começou inovando no ramo de streaming oferecendo filmes “de graça” em sua plataforma. Digo “de graça” pois há uma mensalidade mas mesmo assim eles entraram em um mercado quando tínhamos que pagar por filme e não por mês. Também não paga dividendos e só retorna algo para quem consegue um espaço para colocar seus trabalho na plataforma.

A Netflix cresceu tanto que criou sua própria produtora produzindo bons filmes e séries. Explodiu com a série House Of Cards lançada em 2013 e desde então foi lançando vários outros filmes e seriados. Já produziram muito conteúdo dividido em drama, documentários, terror, suspense e comédia dentre outras categorias.

A empresa já foi cogitada a ser comprada pela Disney mas nada concretizou-se. Hoje ela tem como principais concorrente o Prime da Amazon e o próprio Apple TV que também oferece serviço de streaming de filmes. Há outras empresas no ramo streaming como o Google com o Chromecast e a Roku mas ainda assim, Netflix é a maior até agora.

Das FAANG essa com certeza é uma das que mais utilizo. Tenho a assinatura e compartilho com minha mãe e minha filha além de sempre baixar filmes no iPad quando vou viajar. Sinceramente o valor que pago de mensalidade é muito baixo em relação a tanto que uso (que a Netflix não me ouça).

Ações da Netflix
resultado Netflix

As ações da Netflix vieram a público em maio de 2002 e desde então só vem subindo como vocês podem acompanhar no gráfico acima. Reparem que a primeira grande queda nos últimos 10 anos está ocorrendo exatamente neste momento. Seu valor de mercado está em aproximadamente 132 bilhões e o teto histórico das ações está em U$ 423, ou seja, aproximadamente 44%  acima do preço de hoje U$ 294.

Google

 Esta gigante ramo da tecnologia cresceu tanto que temos até a dúvida se o Google vai dominar o mundo ou não. Investe pesado em inteligência artificial e se você pensa em pesquisar algo, o Google já te mostra, parece que lê pensamentos. Lembro bem que quando os serviços de busca na internet começaram, o Cadê era o principal e hoje sumiu.

O interessante do Google é que não precisa de diversos equipamentos para produzir seu produto. Sua maior fonte é a inteligência humana e alguns super mega computadores, por isso consegue entregar muito com pouco. Imaginem quanto se gasta para desenvolver e construir uma aeronave de caça de última geração (LMT) e o quanto se gasta para desenvolver e por no ar um novo serviço ou aplicativo?

O Google costuma comprar empresas menores mesmo que em prejuízo, apenas para levar alguns “cabeças” para dentro da gigante. Imagina quantas mentes pensantes não existem por aí sem recursos e que se aliadas aos recursos do Google poderão produzir muita coisa? É o que a empresa faz.

Também não distribui dividendos mas oferece grande retorno com o Adsense aos usuários que possui sites. Oferece diversos produtos gratuitos como e-mail, drive, hospedagem de sites, serviços de viagens e muitos outros além do tradicional sistema avançado de busca. Ainda não chegou a ser uma empresa trilionária mas não duvido muito que chegue em breve.

Como tenho o blog do BPMilhão e ele está no Blogger acabo usando bastante serviços do Google. Claro que também uso o drive e outros serviços online sendo esta empresa uma das mais usadas no dia a dia competindo com a Netflix. A receita que recebo do Adsense é muito pequena e nem tem como contabilizar.

valor de mercado do google

Há um erro no gráfico do Google no Investing.com e só aparece a partir de abril 2014.

As ações do Google vieram a público em agosto de 2004. Seu valor de mercado hoje está em aproximadamente 745 bilhões de dólares e o teto histórico das ações está em U$ 1.273, ou seja, aproximadamente 22% acima do preço de hoje U$ 1.045.

Oportunidade de investir em ações americanas

Para aqueles que pensam em entrar no mercado de ações americanas, este pode ser um bom momento. Claro que se formos analisar o mercado como um todo nos últimos 10 anos, veremos somente alta no longo prazo mas mesmo assim tivemos grandes quedas nos últimos tempos, o que pode ter aberto novas oportunidades.

Em se falando de FAANG, nas últimas semanas as 5 maiores perderam aproximadamente 600 bilhões juntas. Facebook por exemplo tem preço histórico 55% acima da cotação atual. Podemos perceber que em relação ao preço histórico de cada empresa, a média é de 20% acima do preço atual, o que para alguns já é um bom ponto de entrada.

Outras empresas mais resilientes que pagam bons dividendos ininterruptos, chamadas de Dividend Aristocrats, também estão com algumas quedas nos preços. Cabe a você julgar se vale a pena entrar ou esperar o Bear market derrubar mais ainda.

Bons investimentos.

BPM

 

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
7 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
1 de novembro de 2021 08:32

[…] Facebook resolveu dar um passo à frente no mudo do Metaverso inclusive mudando o seu nome. Já existem […]

trackback
8 de março de 2021 07:45

[…] Como citei acima, as Big Techs eram conhecidas pelas empresas que compunham a sigla FAANG. Na ocasião eram: Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google. Eu já comentei bastante sobre essas empresas, tanto aqui no site quanto no canal do YouTube. Reveja alguns posts começando por este: Você sabe o que é FAANG?. […]

trackback
22 de maio de 2020 17:36

[…] Como temos visto nos últimos 10 anos, as empresas de tecnologia têm crescido bastante vide as FAANG mais a […]

trackback
30 de julho de 2019 15:48

[…] da FAANG onde Amazon também atingiu a marca de um trilhão de dólares, a Apple é a única empresa do […]

trackback
21 de julho de 2019 17:52

[…] Vejam também o que é FAANG […]

Amanda
Amanda
12 de novembro de 2018 23:27

Lógico, FAANG é onde não investir no exterior ! Especulacao pura, valuation totalmente off charts!

Translate »
7
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us