Imposto de renda

Imposto de renda de ativos e rendimentos no exterior é sempre um assunto que requer muita atenção sob pena de tomar mulas da Receita Federal ou até mesmo incorrer em penalidades maiores.

São várias as regras sobre imposto de renda no exterior e deixarei nesta página algumas postagens explicando o passo a passo de como realizar a declaração de dividendos, ganho de capital, rendimentos em contas, alienações dentre outros assuntos.

Fique à vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e contribuir para que todos entendam de maneira fácil, como declarar os investimentos e rendimentos no exterior.

4 Comentários até agora

MarceloPostado em11:58 am - mar 21, 2019

Prezado Admin, parabens pelo site. Uma duvida quanto ao valor a declarar com relação ao estoque de moeda estrangeira: No Perguntão da SRF a orientação é para que o valor do estoque de ME seja lançado na declaração pelo “valor medio ponderado” das compras e não pelo valor de compra para (Bacen) o dia 31/12 do exercício.
Favor verificar.
Grato

    adminPostado em1:36 pm - mar 21, 2019

    Olá Marcelo,

    O exemplo se referia a uma única compra mas agradeço o alerta. Vou incluir o texto lá.
    Obrigado por me alertar.

    6 – quando da alienação, o custo de aquisição da quantidade de moeda estrangeira alienada é o resultado da multiplicação do custo médio ponderado do estoque existente na data de cada alienação pela quantidade alienada.

Célia LoboPostado em10:03 pm - fev 5, 2019

Olá! Preciso recolher o IR sobre a venda de ações mas não sei como apurar a base de cálculo. Trata-se de um programa de ações da cia americana onde eu trabalhava aqui no Brasil. Comprei ações em 2001 (origem em reais) que ficaram custodiadas nos EUA. Desde então, os dividendos trimestrais foram creditados em minha conta, já líquidos do IRRF de 30%, e reinvestimentos automaticamente, comprando mais ações. No final de janeiro, eu vendi todas as cotas, agora preciso pagar o imposto. Devo apurar duas bases de cálculo (origem em reais na aquisição e origem em dólares referente aos dividendos) ?
Como faço a conversão de dólar para real para cada dividendo recebido? Tenho que apurar custo médio quando da aquisição de novas cotas pelos dividendos? Posso abater da base de cálculo a “isenção de R$35mil”? De qual base? SOCOOOOORO!!

    adminPostado em8:38 pm - fev 6, 2019

    Olá Célia,

    Sim, você terá que fazer tudo isso que descreveu. Vai ser um pouco trabalhosos mas é o certo. Não sei qual quantia isso dá, sinceramente se não for muito, eu declararia tudo de uma maneira só porque a diferença do valor nem vai ser suficiente pra RFB te perturbar.

    Quanto à declarar os dividendos, você usará o dólar que consta neste site da RFB. Procure por anos anteriores no site da RFB para declarar os dividendos recebidos desde 2001. Se tiver dúvidas de como declarar, clique neste link.

    Para declarar o ganho de capital, dá uma lida neste post. Neste post você vê exemplos sobre como fazer o cálculo. Note que os valores do dólar são diferentes para declarar dividendos e para declarar ganho de capital.

    Você vendeu tudo de uma vez né?! Neste caso não pega o benefício dos 35 mil reais. O ideal era vender todos mês até o limite. Você poderá apenas abater uma vez os 35 mil e pagar imposto do que passou.

    Se até hoje a RFB não te cobrou sobre os dividendos e em se tratando que você recebe desde 2001, ou seja, há 18 anos, eu nem faria de todo o tempo. Salvo engano a EFB apura os últimos 5 ou 10 anos.

    Depois passe aqui para contar pra gente como ficou.

    Espero ter ajudado.

    Abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.