google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Aplicações Financeiras no ExteriorDestaquesEstratégiasEstudosInvestimentos nos Estados UnidosPolítica

Biden eleito nos EUA – O que muda nos investimentos no exterior?

By 9 de novembro de 2020novembro 27th, 2020No Comments

Olá amigos investidores!

Biden eleito nos Estados Unidos e o que muda nos nossos investimentos no exterior? Bom eu não poderia me furtar de traçar alguns comentários sobre o que vi durante todo o fim de semana. Abri uma caixinha de perguntas no Instagram e tive vários comentários que, já diante mão, agradeço a todos.

Sendo assim, vou tecer breves comentários e deixar a reflexão para vocês. Não deixem de compartilhar suas ideias no comentários. Compartilhem este texto com seus amigos. Vamos propor trocas de ideias para enriquecer o debate.

 

Biden eleito presidente dos Estados Unidos e notícia de fraude

Biden wins

No sábado dia 07 de novembro passamos a ver a notícia de que o Biden teria ganhado as eleições nos Estados Unidos e o então presidente Trump, perdido. No entanto, várias notícias de fraude nas eleições americanas surgiram desde antes do anúncio.

Fato é que a escolha do presidente americano é a mais importante do mundo. Digo a mais importante porque, ao meu ver, é o único país militarmente forte que escolhe o presidente por meio democrático do voto. Os demais países como China e Rússia possuem regimes diferentes.

Avenue corretora

Quando foi anunciado que Trump havia perdido e anunciado que houve fraude, primeiramente vem à nossa mente que o perdedor sempre vai dizer que não perdeu. Ainda mais em se tratando de Trump onde a narrativa fica ainda mais forte.

No entanto, hoje, segunda feira dia 9 de novembro, já acordamos com notícias de recontagem de votos em que ocorre uma virada no jogo. Segundo vários canais de mídia, uma recontagem de votos em Michigan muda o status de campeão do Biden naquela localidade.

Diante de tudo o que estamos vendo, passei a acreditar na fraude sim e acredito que teremos muita confusão até o dia 14 de dezembro quando oficialmente vão anunciar o presidente para o período de 2021/2024. Vamos acompanhando os fatos e comentando por aqui.

Já a questão de Biden eleito, vamos aguardar também a divulgação oficial. Apesar de praticamente todas as mídias estarem dando a vitória como certa para Biden, ainda falta terminar toda a contagem de votos e fazer o anúncio oficialmente. Por ai já podemos ter uma ideia de como a mídia está sendo parcial.

 

O que muda nos investimentos no exterior?

 

Em primeiro lugar vamos lembrar que o ideal é fazer investimentos de longo prazo. Notícias de última hora não servem para as pessoas que pensam em uma aposentadoria segura. Mesmo que você queira ser FIRE (Financial Independence, Retire early) você precisará de um certo tempo acumulando ativos.

Com essa premissa básica em mente, não acredito que vá mudar muita coisa nos nossos investimentos de longo prazo. Apesar de vermos muitas pessoas propagando o fim do mundo dizendo que o Biden entregará os EUA à China, o crescimento do mercado americano sobreviverá mais uma vez.

Quando se fala de mercado americano ainda falamos em resiliência e maior mercado do mundo. Ainda é o mercado mais confiável, tanto é que diversas grandes empresas de outros países fazem seu lançamento de ações por lá. O dólar ainda é a moeda mais forte e mesmo que digam o contrário, vai demorar muito pra perder esse status de vez.

Com o Biden eleito (se assim se confirmar), não vejo porque termos motivos para desespero no mercado financeiro. Ele tem uma política diferente, pretende imprimir mais dinheiro e aumentar impostos mas mesmo assim, ainda conseguiremos nos adaptar e mudar a estratégia de investimento para ter bons ganhos.

No longo prazo o mercado sempre sobe independente de qual partido esteja no poder. O povo americano, por mais divergências políticas que tenham, ainda olham os EUA em primeiro lugar. Até acredito que isso esteja mudando com o tempo mas os EUA não devem ruir em 4 anos com Biden eleito.

Abaixo vemos um gráfico do SP500, desde 1955 e os presidentes desde esta época. As setas vermelhas são presidentes democratas e as azuis presidentes republicanos. Apesar de noticiarem Biden eleito, assim como já até está no wikipedia, a imagem só mostra até Trump, presidente em exercício.

Biden

Veja agora como manter o preço do dólar baixo

Considerações Finais

 

Se você está preocupado com os investimentos no exterior com Biden eleito, talvez você esteja investindo para o curto prazo. Como vimos acima, mesmo com troca de presidentes, troca de partidos, guerras, recessões e outras crises, o mercado acabou saindo vitorioso.

Foque mais no longo prazo, na receita das empresas, nos serviços oferecidos, na qualidade dos produtos ofertados e no crescimento populacional e no uso de tudo o que está sendo produzido. Esqueça disputas políticas e notícias de última hora de canais de mídias (a maioria duvidosa na minha opinião).

 

Sendo assim, mesmo que Biden eleito possa representar alta da inflação e mais dívida americana por causa da impressão de dinheiro, ainda teremos oportunidade de ganhos no longo prazo, nem que seja investindo na taxa de juros americano.

Vale lembrar que diversificar é ideal para manter uma carteira resiliente e você pode comprar ativos em outros países utilizando corretora nos Estados Unidos. Se ainda não conhece a Interactive Brokers, clique aqui para conhecer.

No fim das contas, o melhor ditado é: Follow the money!

Bons investimentos!

Alex

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us