google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Blackrock BLK

Olá, amigos investidores!

 

A BlackRock é uma das maiores gestoras de ativos do mundo. Negociada sob o Ticker BLK, a BlackRock atende uma série de instituições, sindicatos, planos de pensão, investidores individuais dentre outros.

 

Os ativos oferecidos vão desde ações, renda fixa, carteiras administradas, fundos e ETF. Os ETF são geridos pela marca iShares que é o braço da BlackRock que cuida da pasta. É uma das maiores do mundo com diversos ETF espalhados pelo mundo, inclusive pelo Brasil.

 

Vamos ver alguns detalhes de uma das maiores gestora de ativos do mundo e como ela está se saindo na minha carteira desde que comprei.

Avenue corretora

BlackRock divulga bons resultados trimestrais

 

No dia 13 de abril a BlackRock divulgou seu resultado trimestral encerrado em 31 de março de 2022. A Empresa com valor de mercado de quase 110 bilhões de dólares teve um bom resultado.

 

A receita cresceu quase 7% saltando para U$ 4,7 bilhões. O lucro por ação teve um aumento excelente de 18% ficando em U$ 9,52. A BlackRock atribuiu esse excelente resultado devido aos serviços de tecnologia.

 

Ao todo, os ativos sob gestão cresceram 6% levando a BLK a gerenciar U$ 9,6 trilhões. Isso mesmo, são quase 10 trilhões de dólares sob gestão. Só no primeiro trimestre de 2022 foi um aumento de U$ 114 bilhões.

 

Portanto, por ser uma gestora de ativos, ela acaba sofrendo grandes oscilações em épocas de crise. Quando puxamos a crise de 2008, vemos que o lucro por ação teve uma grande variação entre U$ 3,87 até U$ 8,16.

 

Entretanto, a receita só vem aumentando nos últimos anos. Nos últimos 10 anos a receita saiu de U$ 9,3 bilhões para U$ 19,3 bilhões em 2021. Outra boa notícia em BlackRock é o número decrescente de ações em circulação. A Empresa faz constante recompra de ações tendo diminuído também nos últimos 10 anos.

iShares, o Braço forte da BlackRock gerenciando ETF

 

Um dos pontos mais positivos da BLK é a iShares.

 

iShares é a responsável pelo gerenciamento dos ETF no mundo inteiro. São mais de 70 escritórios em 30 diferentes locais, incluindo o Brasil. Seus ETF possuem umas das menores taxas do mercado.

 

Se você não conhece os ETF (Exchange Traded Funds), eles são instrumentos de Investimentos passivos onde você compra uma cesta de ativos gerenciado, geralmente, por robôs. Portanto, pelo simples fato de perseguir alguns índices, ele não precisa de gestor e cobra taxas menores.

 

São diversas características vantajosas em um ETF. Existem os ETF que seguem os índices mais também existem os ETF temáticos. Ao são mais de U$ 3,3 trilhões sob gestão da iShares dentro da BlackRock.

 

Se você quiser aprender um pouco mais sobre ETF, veja esta playlist que criei no YouTube mostrando como os ETF funcionam e como decidir qual comprar. Se quiser se aprofundar mais, considere fazer o curso Como Investir no Exterior, onde, dentre várias estratégias de investimentos, temos também a de ETF.

Dividendos da BlackRock

 

Atualmente BLK está pagando um dividend yield de 2,89% ao ano. Como o preço de suas ações tiveram uma queda de aproximadamente 30% desde o teto histórico, o DY acabou aumentando. Portanto, para quem gosta de receber dividendos, receber R$ 16,52 por ação, por ano, não tá nada mal.

 

No entanto, a Empresa segue crescendo seus dividendos ano a ano por 18 anos consecutivos. Contudo, mesmo crescendo os dividendos nessa proporção, o payout ainda é bem baixo, mostrando que há espaço para aumentar os dividendos mesmo em crises. Atualmente o payout está em 45%.

BlackRock

Minha performance com BLK

 

Trazendo para você um pouco do retorno com alguns ativos na minha carteira, vou mostrar meu investimento em BlackRock. Contudo, ressalto que este post não é recomendação de compra e você deve entender os riscos de investir em ações.

 

O retorno que tive com BLK veio com o tempo. Apesar de não ter 10 anos de investimentos no ativo, pois comprei em outubro de 2019, o mesmo já me retornou 72% em ganho de capital.

 

Como não vendi nada até hoje, tenho essa rentabilidade positiva na carteira. Considerando o preço mais alto que passa de U$ 900, meu retorno já esteve em mais d 100%. Minha única compra foi em U$ 398. Após isso o preço subiu rápido e fiquei ancorado no preço de compra.

 

Além de ter uma rentabilidade muito positiva em apenas 3 anos, ainda recebi os dividendos como comentado acima. Portanto sou um investidor de longo prazo em BlackRock sendo muito otimista com longo prazo.

Considerações Finais

 

BlackRock teve uma queda de aproximadamente 30% no preço desde seu topo histórico, o que deixa seus indicadores bem interessantes. Gerindo quase 10 trilhões de dólares, e pagando quase 3% em dividendos, tendo aumentado esses dividendos há 18 anos, BLK é uma empresa sólida, robusta e com um potencial gigantesco de continuar trazendo valor no longo prazo.

 

Portanto, se você está em busca de um ativo para manter sua carteira sólida no longo prazo, considere estudar BlackRock.

 

E você? Já conhecia a Empresa? Gosta do case? Deixe suas opiniões nos comentários, elas serão bem vindas.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us