5GcybersecurityEstratégiasstocksTecnologia

O 5G e a sua cadeia produtiva

By 28 de junho de 2021One Comment

Olá, amigos investidores!

O 5G já é realidade em alguns lugares como nos Estados Unidos e China. No Brasil, as tratativas para a tecnologia funcionar já estão ocorrendo há algum tempo. Segundo o Governo Federal, o 5G já estará disponível no Brasil em 2022.  O leilão já saiu da Anatel e agora está em posse do TCU, Tribunal de Contas da União par as suas considerações. Em breve teremos novidades.

A tecnologia promete revolucionar tudo o que já vimos até hoje em relação à internet e transmissão de dados. Vídeo em 8k serão baixados ou transmitidos sem delay. As possibilidades utilizando a tecnologia são inúmeras, estimando-se até, que um médico possa acompanhar uma cirurgia mesmo estando à distância.

Entretanto, para que tudo isso funcione, muitos equipamentos eletrônicos e de comunicação deverão se ajustar. É aqui que nós entramos procurando pelas empresas que possuem alguma relação com a fabricação de componentes para a tecnologia 5G. Neste post vamos ver a ligação de diversos setores de tecnologia e alguns exemplos de empresas que podem trazer muitos lucros com o 5G.

Apple (NASDAQ:AAPL) com o iPhone 5G

 

Se tem uma empresa que tem tudo a ver com o 5G é a Apple. Existem mais de 4 bilhões de smartphones pelo mundo e a Apple devem 55% desse mercado. O iPhone é o celular mais cobiçado do mundo e tem uma alta margem de lucro. O iPhone 12 já foi lançado com a tecnologia 5G, no entanto, apesar de ser vendido no Brasil, ainda não temos a tecnologia.

Um iPhone não traz apenas o 5G. Além da câmera que é mais do que suficiente para um uso doméstico e até semi profissional, ainda tem outras tecnologias como realidade aumentada e o LiDAR que é basicamente um scanner 3D muito usado nos carros autônomos.

Em se falando de 5G e de empresa que ainda vai se beneficiar muito, a Apple está à frente uma vez que os iPhones 13 já estão “vazando ” por ai e é o aparelho mais cobiçado do mundo. Além dos iPhones, ainda temos os iPads e os Apple Watch que também utilizarão a tecnologia 5G.

No entanto, em se falando de iPhones ou qualquer outra marca de celular ou tablet, precisamos de muitos componentes para a fabricação e tudo isso. É aqui que entra uma segunda empresa que é líder no setor e com certeza ainda será muito mais demandada que hoje. A Corning.

Corning (NYSE:GLW) – Explore a era do vidro

 

A Corning é uma empresa pouco conhecida pelos brasileiros. Ela fabrica muitos produtos de vidro que são indispensáveis para a sociedade e principalmente para o 5G. Se nós falamos que temos mais de 4 bilhões de celulares no mundo e a maioria deles não tem a tecnologia 5G e precisarão ser trocados, temos que lembrar que todos eles precisam de telas. Alguns deles precisam de duas telas como é o caso do iPhone que possui vidro na frente e atrás do celular para melhorar o sinal.

Entretanto, não temos somente a Apple utilizando as telas dos celulares, nem tampouco temos apenas celulares com a tela feita pela Corning. A Corning tem seu braço forte em tela de celulares, notebooks, tablets, smartwatch e muito mais através da Gorilla Glass. Inclusive vidros automotivos e de arquitetura como os vidros nas fachadas dos prédios.

Para finalizar com a Corning, ela ainda fabrica a fibra ótica que é tão necessária e essencial para que o 5G funcione perfeitamente. Aqui eu te pergunto: Tem fibra ótica na sua casa? Pois é, no futuro vai ter e provavelmente a Corning vai fabricar a maior parte que precisamos ainda. Todavia, para termos o celular pronto pra uso, não dependemos apenas do vidro, dependemos também de chips e semicondutores.

Taiwan Semiconductor (NYSE:TSM)

 

A TSM é uma das maiores fabricantes de semicondutores do mundo e está fornecendo seus serviços para a Apple. Mas a TSM vai além da Apple. Ela fornece também para gigantes marcas como AMD, Xilinx, Broadcom, Nvidia, Qualcomm dentre outros. Os iPhones com chip A14 utilizam os chips de 5 nanômetros bem como os MacBooks e Mac Mini modelo M1.

A Intel é outra grande no segmento que, apesar de estar perdendo espaço para a TSM, ainda tem muito a acrescentar. Obviamente outras empresas no segmento fornecem produtos e serviços para outras marcas mas por aqui estou mostrando os que mais se destacam. Já falamos de celulares, de telas, de semicondutores, da fibra ótica e agora vamos falar dos roteadores.

Cisco Systems (NASDAQ:CSCO)

 

A Cisco já foi a maior fornecedora de roteadores no mundo mas, após alguns anos, sem muitos avanços na tecnologia, outras empresas como a Alcatel da Nokia e a Juniper Networks passaram ela. No entanto, a Cisco é pioneira em roteadores e switches há anos e com a chegada do 5G ela ressurge com novas tecnologias.

Quando falo de roteador, não falo daquele pequeno que você deve ter ai na sua mesa, falo dos gigantes que fazem a internet funcionar. Os roteadores da Cisco aliados à fibra ótica fazem uma combinação perfeita para o 5G.

E por quê eu ainda acho que a Cisco pode trazer grandes lucros se ela andou de lado durante alguns anos? Porque ela comprou mais de 30 empresas para poder dominar toda a parte de software e hardware de seus produtos. Assim como o iPhone fabrica o hardware e o software (iOs) a Cisco já identificou isso como algo muito positivo e está indo nesse caminho. A Empresa estima produzir o primeiro roteador capaz de trafegar dados a 10 terabits por segundo.

Se você tem dúvidas sobre o que a Cisco está desenvolvendo, visite o site deles e veja a gama de produtos oferecidos, principalmente em cima da tecnologia 5G. Pensando no crescimento da tecnologia, a Cisco é mais uma empresa para olhar com carinho para o futuro.

Considerações Finais

 

Não são só essas empresas que vejo como lucrativas com a chegada do 5G. Trouxe apenas algumas empresas ligadas umas às outras pra mostrar que tudo está conectado. O produto final é o celular mas precisa da tela, do chip, dos semicondutores, dos roteadores e assim segue. Pense no armazenamento de tudo isso? Ai entra a Micron. Pensa em nuvem, ai entram os data centers. A Amazon com seu AWS toma grande fatia do mercado de data center.

Nvidia, Digital Realty, Broadcom, Fastly dentre outras, são empresa que tem um futuro promissor mas precisamos observar com bastante atenção seus indicadores. Ainda temos as empresas de CyberSecurity como a CrowdStrike e a Palo Alto Networks. Algumas dessas ações estão com indicadores muito altos e precisamos esperar uma baixa pra entrar e ter uma margem de segurança maior.

E você? Quais os setores que você vê com futuro promissor com a chegada do 5G? Tem alguma empresa em mente que possa se beneficiar? Deixe aqui nos comentários a sua opinião.

Bons investimentos!

Alex.

Alex Mendes

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
18 dias atrás

[…] A Micron Technology, Inc. é uma empresa americana de semicondutores líder no segmento de memória e armazenamento de dados de computador, incluindo memória dinâmica de acesso aleatório, memória flash e unidades flash USB. Seus produtos são comercializados sob as marcas Crucial e Ballistix. Micron e Intel juntos criaram a IM Flash Technologies, que produz memória flash NAND. […]

Translate »
1
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
()
x
Baixe agora o e-book
e conheça tudo sobre os SPACs
Special Purpose Acquisition Company
Veja como você pode investir em ótimas empresas antes que elas façam seu IPO e aproveitar altos retornos
Baixar e-book gratuitamente
Preencha os dados abaixo e baixe gratuitamente seu e-book
Baixar e-book agora
Conheça as principais corretoras no exterior e abra sua conta hoje mesmo!
Fique tranquilo, seu e-mail nunca será repassado para terceiros!
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us