Olá amigos investidores!

O ETF SPY que replica o índice SP500 fechou 2019 com mais de 31% de valorização. O ano de 2019 terminou e deixou um ótimo resultado nos investimentos no exterior, principalmente em empresas de tecnologia, novamente né.

ETF SPY

O ETF SPY SPDR segue o índice SP500 que é o índice formado por 500 empresas nos Estados Unidos. Para compor a lista, são considerados, dentre outros aspectos, o tamanho de mercado e a liquidez. Para se ter uma ideia, empresas como Amazon, Apple, Google e Facebook compõe o índice.

Existem outros ETF que também replicam o índice SP500 como o IVV da iShares e o VOO da Vanguard. Fato é que por seguir o índice SP500, todos tiveram performance pouco acima de 31% no ano de 2019.

Composição do SPY

Por seguir o índice SP500 ele é composto somente por ativos nos Estados Unidos. O maior peso em sua composição é no setor de tecnologia, seguido de financeiro e saúde. As maiores empresas são Apple, Microsoft, Amazon, Facebook e Berkshire Hathaway.

Existem muitas empresas que pagam bons dividendos dentro do ETF SPY, no entanto ele só distribui 1,8% em média de dividendos e isso mal cobre a inflação dos Estados Unidos. Então, se você quer viver de dividendos, talvez seja melhor investir em outro ETF ou diretamente.

ETF SPY

Perdendo pro ETF SPY e outros em 2019

O ano de 2019 realmente foi um ano bem atípico. Quem investiu em determinados índices teve uma performance melhor do que muitos que fizeram Stock picking. Nem quero imaginar o que aconteceu com quem ficou fazendo trade. No entanto, para aquele que tem uma mão mais certeira, pode ter feito mais de 50% no ano.

Minha carteira no exterior perdeu pro ETF SPY e outros do SP500. Enquanto eles subiram 31%, minha carteira toda subiu 28%. Ou seja, em 2019 era melhor ter comprado ETF SPY no início do ano e esquecido mas, quem vai saber né. Nem sempre é assim que funciona.

investir no exterior
Rentabilidade da minha carteira em 2019
Retorno do ETF SPY

Apesar do ETF SPY e outros terem subido mais de 30%, Apple subiu 111% em 2019. Quer dizer, se você comprou Apple em janeiro de 2019, dobrou seu investimento. Vale lembrar que Apple é a maior posição no ETF SPY.

Outros ativos também tiveram performance de mais de 30% mas o que quero dizer é que não há uma regra. Não temos como saber o que vai acontecer no futuro então precisamos estudar, investir e no fim do ano, ver como nos saímos.

ETF SPY – Retorno em 2018

Para ilustrar o que falei acima, vamos ver o retorno do ETF SPY no ano de 2018. Falei que este ano perdi para o índice, pois o placar ficou 31 contra 28% mas como foi em 2018?

No primeiro dia útil do ano, 02 de janeiro de 2018, o SPY fechou em $268,77. Entretanto, no último dia útil do ano, 31 de dezembro de 2018, fechou em $249,92, ou seja, um retorno negativo próximo a 7% no preço da ação.

spy etf

Mas olhando no site Morningstar.com a gente vê que o retorno foi de -4,56%. Na tabela abaixo podemos ver o retorno anual dos últimos 10 anos. Diga-se de passagem, em 10 anos somente 2018 foi negativo. Neste mesmo ano de 2018, meu retorno foi de 7,8%, ou seja, ganhei do ETF SPY.

Morningstar

Conclusão

Não acreditem em gurus e nem fiquem preocupados com a performance de vocês. O mais importante é ter a certeza de que você aprendeu mais no ano. Meça sua performance com você mesmo e veja se estudou e fez escolhas mais acertadas em 2019 do que em 2018.

Para 2020 mantenho minha estratégia, vamos ver como vou me sair. A hora que vier um Bear market, ai sim vou me testar. E você? Como se saiu em 2019? Bateu o ETF SPY, VOO ou IVV? Deixe nos comentários abaixo como você se saiu.

Bons investimentos

BPM

admin

Author admin

More posts by admin

Join the discussion 26 Comments

  • Diego Amorim disse:

    BP, qual seria a diferença entre os tres ativos citados? Dá no mesmo comprar um outro? Em relação aos dividendos, algum deles seria melhor nesse aspecto ou focado em dividendos seria meçlhor procurar etfs mais especificos?

  • andrew disse:

    Existe tbm um Etf alavancado muito legal baseado no S&P500. Ele alavanca em 3x o SP500 (para quem está disposto as riscos maiores). O código de negociação é: UPRO
    Ele está disponível na IB.

    • admin admin disse:

      Existem os da Direxion também. Eles operam tanto no bull quanto no bear alavancado em até 3 vezes também.

      • Andrew disse:

        Sim. Lá fora tem produtos maravilhosos. Quem começa lá fora, dificilmente volta a querer saber de Brasil.
        Já quanto a Etfs de renda fixa eu gostei muito de um que paga altos yields por ser baseado em dívidas de empresas de emergentes (por isso retornos mais altos) e tbm é registrado na Irlanda, sendo um fundo de acumulação, que não paga dividendos, (nos EUA só acho etfs de distribuição), e pelo fato de não pagar dividendos periódicos complica menos o IR, pois será menos calculos de proporcionalidade que teremos de fazer. Daí fica mais fácil. O código de negociação é: EMCA (disponível na IB)

        • admin admin disse:

          Exatamente Andrew. Esse EMCA não conhecia. Obrigado por compartilhar.

          • andrew disse:

            Por nada, BPM.
            Ao usar esse Etf resolvemos vários problemas de uma vez só. Não pagamos Withholding tax para os EUA, já que possui domicílio no UK, ganhamos juros mais altos por ser de dívidas de emergentes, mantemos a unidade monetaria dos investimentos em (USD), ganhamos uma facilidade nas obrigações acessórias, etc.

            É sempre bom compartilharmos aprendizados, pois isso enriquece os dois lados. ( e somos umas das pouquíssimas pessoas no país que fazem isso- de investir nos mercados lá de fora).
            Se quiser pode me adicionar no Whats. te mando o número por e-mail. Daí só me manda um ”Oi”, por lá para que eu possa te identificar.
            Abraço.

          • admin admin disse:

            Sim, os investimentos em ETF na Irlanda são ótimos pra acumulação de capital. Eu tenho 4 ETF lá que comprei há alguns anos e vou levá-los comigo ateeeeeeee. Além do mais, quando quiser vender, ainda tem a isenção de 35 mil reais para pagamento de imposto sobre ganhos de capital.

        • Esdras Castro disse:

          Boa tarde. Gostaria de saber como investir no exterior, qual a melhor corretora, como funciona o IR dos investimentos la fora. Enfim tudo que possa me ajudar a investir no exterior, pois não tenho experiência. Desde já agradeço se puderem me ajudar. Muito obrigado.

          • admin admin disse:

            Esdras, aqui no site você encontra várias postagens sobre isso. Veja nos menus abertura de conta, imposto de renda e vídeos que você já vai aprender bastante. Não deixe de acompanhar todos os vídeos no canal do YouTube.

  • andrew disse:

    Fala BPM, tudo bem?
    Ótimo post.
    Posso dar uma sugestão de um novo tópico a ser abordado?
    teria como fazer um Guia de como fazer a CBE (capitais brasileiros no exterior)?
    Esse ano terei de fazer a minha, referente ao ano passado, pois passei dos U$100k lá fora, e não está fácil achar tópicos de boa qualidade sobre o assunto.
    Abraço.

  • Garota de Investimento disse:

    Também abri conta na TD Ameritrade através do seu tutorial.
    Contei como foi em um post lá no meu blog https://garotadeinvestimento.blogspot.com/2019/12/abri-conta-em-uma-corretora-americana.html
    Fiz minha primeira compra e escolhi justamente um ETF para investir. Aos poucos vou montar a carteira com ETFs e Stocks.
    Muito obrigada e bons investimentos!!

  • John disse:

    Tô esperando esse bear desde 2018. Não é fácil lidar com uma crise sistêmica que afeta o mundo todo. Continuo investindo em rv, mas com cautela. Pra facilitar, entrei no ivvb aos poucos, deu uns 40%, se tivesse entrado em 2018 teria sido melhor, nunca se sabe.

  • AA40 disse:

    É meu caro BPM, ai está indexing investing dando alegrias mais um ano. Eu invisto no ITOT que é o mais parecido com o VTSAX do JLColins/Bogle e deu 30.67%, pouca coisa abaixo do SPY mas no final bati ele pq ITOT era comissão zero na Fidelity enquanto o SPY era 4.95 por compra. Agora zeraram mas no inicio de 2019 ainda não era zero.Considerando desde 2010 o ITOT bate o SPY.
    Mas pouco importa né, o que importa mesmo é a facilidade que é conseguir um bom retorno mesmo sem dedicar muito tempo, apenas replicando o mercado.
    Vc viu meu post no Instagram sobre o índice do medo e como estava no natal de 2018 e como estava no natal 2019? o que acha disso?
    https://www.instagram.com/aa40.fire/

    Abcs

  • Paulo Nunes disse:

    Bom dia,

    Seguindo seu tutorial, abri uma conta da TD Ameritrade em dezembro, ontem fiz meu primeiro aporte!
    Enfim, passando apenas para agradecer pelo seu trabalho.

    Obrigado.

    • admin admin disse:

      Olá Paulo!

      Parabéns pela iniciativa. Eu que agradeço por me acompanhar. Se quiser ajudar o site a crescer, não esqueça de utilizar o cupom de desconto investirnoexterior ao enviar dinheiro pela Remessa Online.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us