google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Dividend AristocratsDividend KingsDividendos

3M – mais de 100 anos pagando dividendos

By 29 de março de 2021No Comments

Olá, amigos investidores!

A 3M é uma empresa já conhecida por todos. Com certeza você utiliza alguns produtos da 3M diariamente na sua casa ou no seu trabalho. A empresa fantástica atuando há mais de 100 anos no mercado. Neste post vou deixar parte da apresentação da empresa como parte da lista das Dividend Aristocrats. Para ter mais detalhes, não deixe de assistir o vídeo que está no final da página.

Avenue corretora

A história da 3M

A 3M tem uma história fantástica. Inicialmente eu achava que a sigla era a inicial do nome de 3 fundadores, como normalmente as empresas fazem, entretanto, estudando mais a Empresa, descobri que não tem nada a ver. 3M significa Minnesota Mining and Manufacturing.  E ninguém melhor do que a própria empresa para resumir sua história que começou em 1902 com a ideia de extrair corindo, um mineral necessário para fazer lixas. O texto abaixo foi extraído do próprio site da 3M.

Quando a 3M começou em 1902, nossos cinco fundadores tinham um objetivo simples: extrair corindo, um mineral ideal para fazer lixas e rebolos. Acontece que o que eles pensavam ser corindo era realmente outro mineral de baixa qualidade chamado anortosita.

Descobrir o mineral de baixa qualidade poderia ter causado um fim precoce à nossa incipiente empresa, mas nossos fundadores persistiram. Por quê? Porque algo mais importante nasceu naquele primeiro ano: o espírito de inovação e colaboração que forma a base da 3M hoje. Então, em vez de chamá-lo de desistência, recorremos a diferentes materiais, os aplicamos a outros produtos, ganhamos a confiança de investidores importantes e aumentamos vendas pouco a pouco.

Inovações científicas, técnicas e de marketing produziram sucesso após o sucesso ao longo dos anos, eventualmente tornando a 3M um nome constante na lista da Fortune 500. Hoje, mais de 60.000 produtos 3M são usados em residências, empresas, escolas, hospitais e outras indústrias. Um terço de nossas vendas vem de produtos inventados nos últimos cinco anos, graças às inovações dos milhares de pesquisadores e cientistas que empregamos em todo o mundo.

Com operações corporativas em 70 países e vendas em 200, estamos comprometidos em criar a tecnologia e os produtos que avançam cada empresa, melhoram cada casa e melhoram cada vida.

Seguindo no site da 3M, na página “sobre”, vocês encontrarão muito mais informações e uma linha do tempo mostrando os principais marcos da empresa. Se tiver curiosidade, visite o site em inglês, ou seja, o www.3m.com.

Portfólio da 3M

Com um valor de mercado de, aproximadamente, 110 bilhões de dólares, a 3M tem um portfólio  gigante. Ela contam com várias marcas que atuam em várias indústrias que produzem milhares de produtos ao consumidor final. Os mais conhecidos são aqueles que usamos na nossa própria casa como esponjas e fitas adesivas. Vamos ver abaixo a imagem com suas marcas.

 

3M

Essas empresas atuam em diversos segmentos sendo eles: automotivo, soluções comerciais, mercado direto ao consumidor, construção, eletrônicos, energia, cuidados com a saúde, industrial, segurança, transporte e governo. Dentro dessas áreas eles produzem mais de 60 mil produtos para o mundo inteiro.

Atualmente, a 3M tem maior parte da receita vinda de outros países fora dos Estados Unidos. Em torno de 60% de sua receita vem de fora dos EUA e mesmo com o período de pandemia, ela conseguiu manter sua receita, seus dividendos e sua resiliência.

Dividendos da 3M

Com um histórico de pagamento de dividendos ininterruptos por mais de 100 anos, a 3M é uma das Dividend Aristocrats mais fortes e resilientes que existe na lista. Destes 100 anos de dividendos ininterruptos, 62 são com dividendos crescentes levando ela a se classificada como outra categoria, as Dividend Kings. As Kings são aquelas que pagam dividendos crescentes e ininterruptos por mais de 50 anos consecutivos.

No site da empresa você encontra todos os dados dos dividendos. Basta acessar este link para baixar o resumo dos dividendos. Na imagem abaixo, tirada do site SeekingAlpha, trago a média do Dividend Yield dos últimos 5 anos. Lembrando que quando o preço sobe, o DY cai e vice-versa. Hoje o DY está em torno de 3,04%.

3M
3M dividend aristocrats

É interessante observar que nos últimos 5 anos a 3M cresceu os dividendos na ordem de 7%, o que considero um ótimo crescimento. Mesmo crescendo os dividendos eles ainda estão com um payout bem confortável na ordem de 61%. Isso quer dizer que os dividendos estão seguros, pelo menos pelos próximos 6 trimestres.

Considerações Finais 

A base de uma carteira de investimentos deve ser feita com empresas sólidas e resilientes. A 3M é uma dessas empresas. Como vimos, ela já provou que tem uma excelente gestão que sobreviveu a guerras, recessões, trocas de partidos políticos no poder dentre outros problemas que sempre impactam o mercado, principalmente o internacional onde atua bastante.

Se você está procurando uma empresa sólida para iniciar sua carteira de investimentos e ao mesmo tempo quer receber dividendos, considere estudar a fundo a 3M. Não espere que ela dobre de tamanho e te traga lucros de 200%, no entanto, espere que ela sobreviva aos maiores problemas que afetam a maioria das empresas listadas e mantenha sua carteira sólida.

E você? O que acha da 3M? Tem ela em carteira? Acredita que vai continuar tendo a performance e a excelente gestão que vem tendo há mais de 100 anos? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Bons investimentos.

Alex.

5/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us