google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Aplicações Financeiras no ExteriorDividendosEstratégiasEstudosREITstocks

Stocks ou REITs, qual o melhor para receber dividendos?

By 13 de setembro de 2021No Comments

Olá, amigos investidores!

 

Stocks ou REITs? Qual classe de ativo é melhor investir para receber dividendos? Sabemos que os REITs distribuem 90% do seu lucro líquido em forma de dividendos. No entanto, as ações, apesar de pagarem ótimos dividendos, não possuem a mesma regra.

Esse assunto gera bons estudos e bons debates e vou comentar um pouco sobre a visão do investidor de longo prazo em empresas de dividendos.

Na verdade, quando se trata de qual estratégia melhor adotar para investimentos, temos uma subjetividade muito grande. As pessoas têm objetivos diferentes e com eles vem a tolerância ao risco. Aqueles que toleram um risco maior, tendem a ter um retorno melhor.

Stocks ou REITs –  Qual paga melhor dividendos?

 

Na hora de compor uma carteira ficamos procurando onde investir para ter um melhor retorno. Quando falamos de ações, existem as de crescimento, de valor e de dividendos. Dentro das categorias, algumas pagam dividendos, outras não pagam e algumas pagam altos dividendos e outras dividendos pequenos como a Apple.

 

REITs

Como já adiantei acima, os REITs são obrigados a seguirem a regra de distribuir 90% de seu lucro líquido. Portanto, pagam dividendos regulares. Mas isso não quer dizer que sempre teremos um alto dividend yield nos REITs. Alguns deles pagam menos do que 3% ao ano.

Vejam o exemplo de American Tower (AMT). Apesar de ser um excelente REIT de infraestrutura, atualmente tem um dividend yield abaixo de 2%.

stocks ou REITs

Já outros REITs pagam um dividendo considerado bem alto nos Estados Unidos como Iron Mountain (IRM) que paga 5,26% no momento. Reparem que em um ano o IRM subiu mais de 57%, portanto seu DY diminuiu. Eu mesmo investi nele quando pagava em torno de 9%.

stocks ou REITs

Resumindo, os REITs pagam dividendos regulares e com dividend yield um tanto quanto satisfatório. Os dividendos dependem do lucro líquido que são distribuídos aos acionistas na proporção de 90%.

Uma grande vantagem dos REITs é a isenção fiscal que possuem. Deixar de pagar qualquer tipo de imposto em qualquer lugar do mundo já soa como uma vantagem. Os REITs possuem isenção fiscal o que aumenta o lucro líquido e consequentemente a distribuição dos dividendos.

Entretanto, tivemos durante a pandemia, o fechamento de diversos segmentos o que jogou o preço dos REITs e a distribuição de dividendos lá para baixo. Tudo bem que foi algo pontual mas temos que comparar com as STOCKS.

E a pergunta ainda continuar, investir em STOCKS ou REITs?

STOCKS

 

Agora vamos falar das STOCKS. Elas não são obrigadas a distribuir a maior parte de seu lucro líquido para os acionistas. Algumas pagam muitos dividendos e outras nem pagam nada. Mesmo assim, temos muitas empresas que pagam dividendos mais altos do que muitos REITs e com consistência.

Partindo da premissa de que muitas STOCKS pagam altos dividendos e que esse pagamento também é regular, decidir sobre STOCKS ou REITs não é tarefa tão simples como no Brasil onde comparamos ações ou FII para termos renda mensal.

Para resumir a categoria das STOCKS que pagam excelentes dividendos, ou seja, vamos considerar dividendos acima de 3%, temos a lista das empresas dividend aristocrats. Você já deve conhecer as aristocrats que são aquelas empresas que crescem dividendos ininterruptamente há mais de 25 anos.

A planilha abaixo foi tirada do site Sure Dividend. Peguei as empresas dividend aristocrats e filtrei por todas que pagam mais de 3% em dividendos. Deixei por último a Coca Cola (KO) porque qualquer oscilação pra baixo no preço, ela atinge a marca de 3%.

didivend aristocrats

Ao todo listei 17 ativos, no entanto, tenho que tirar dois dessa lista que são FRT e O, pois os dois são REITs e não STOCKS. De qualquer maneira já temos um filtro com 15 ativos que pagam bons dividendos crescendo ano a ano com histórico maior do que 25 anos.

Se criarmos uma carteira com essas 15 empresas já teremos uma carteira sólida o suficiente para gerar ótimos dividendos. Se pegarmos algumas empresas que pagam dividendos acima de 3% mas que não são aristocrats, teremos várias empresas a acrescentar.

Por fim, a dúvida continuar. Investir em STOCKS ou REITs?

Considerações Finais

 

Podemos perceber que do ponto de vista de eficiência contábil, talvez os REITs sejam melhores por terem uma certa isenção fiscal. Mas do olhar do investidor que só quer receber dividendos consistentes durante muitos anos, esse benefício fiscal não faz diferença.

Tivemos a pandemia ano passado que jogou os dividendos de vários REITs para baixo, sendo que muitos foram obrigados a cortar ou suspender seus dividendos enquanto as STOCKS permaneceram pagando. Pelos menos as dividend aristocrats continuam pagando seus dividendos crescentes.

Na hora de decidir em qual ativo investir, procure aquele que se encaixa na sua estratégia e no seu objetivo. Nos Estados Unidos as empresas pagam dividendos regulares diferentemente do Brasil.

É possível montar uma carteira previdenciária nos Estados Unidos com muito mais previsibilidade do que no Brasil. Não importa para o investidor se está investindo em STOCKS ou REITs, o que importa é a solidez dos dividendos.

E você? Acha que uma pode ser melhor do que a outra? Deixe sua opinião nos comentários aqui embaixo.

Bons investimentos.

Alex.

1/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us