google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
5GEstudosInvestimentos nos Estados UnidosInvestir no exteriorTecnologia

Implantação do 5G e suas 3 fases

By 16 de agosto de 2021One Comment

A implantação do 5G e suas 3 fases

 

Olá, amigos investidores!

O 5G já é realidade em alguns países como Estados Unidos, Korea do Sul, Suíça, Japão, Alemanha e Arábia Saudita. Atualmente cerca de 15% da população mundial está coberta pelo 5G, o que ainda é muito pouco. O crescimento do 5G e as oportunidades de investimentos ainda estão em curso.

A implantação do 5G passa por 3 fases das quais podemos nos beneficiar investindo nas empresas que são essenciais para a implantação do 5G. Digamos que a fase 1 já passou da metade e que estamos na fase 2 e já iniciando a fase 3. Vamos ver um pouco cada fase.

Implantação do 5G – Fase 1

 

Na fase 1 da implantação do 5G as empresas de infraestrutura são as mais demandadas. Para que o 5G se propague em todos os lugares, vamos precisar de muito mais transmissores. Isto porque a tecnologia do 5G é bem diferente do 4G.

Enquanto no 4G o sinal trafega por um longo trecho, no 5G o sinal trafega por uma distância bem mais curta. No entanto, a velocidade do 5G é 100 vezes mais rápido do que o 4G. Para isso será preciso aumentar o número de antenas, transmissores, roteadores, modens e demais equipamentos.

Toda a parte de infraestrutura para que o 5G funcione tem que ser desenvolvida, testada e instalada. A implantação do 5G não é uma atualização do 4G e sim uma nova tecnologia.

Muitas empresas já se beneficiaram com a parte de infraestrutura como a American Tower, a Crown Castle e a SBA Communications que são 3 REITs de infraestrutura de rede. Veja na imagem abaixo o quanto cada uma delas cresceu nos últimos 3 anos.

implantação do 5G

Esses 3 são os maiores REITs de infraestrutura de torres para celulares e consequentemente de outros serviços relacionados. Veja que nos últimos 3 anos, ou seja, de 2019 até hoje, a Crown Castle (NYSE:CCI) subiu 72%, a American Tower (NYSE:AMT) subiu 93% e a SBA Communications (NASDAQ:SBAC) subiu 123%.

Todas essas tiveram um bom crescimento nos últimos 3 anos mesmo distribuindo dividendos e reinvestindo nelas mesmo. Passado o boom no setor de infraestrutura para a implantação do 5G, chegamos à segunda fase.

Implantação do 5G – Fase 2

 

Na segunda fase da implantação do 5G o foco está nos dispositivos sem fio para acesso à tecnologia. Existem vários devices que se conectam à internet, no entanto, os celulares são os que dominam o mercado. Em um futuro muito próximo, teremos muitos outros equipamentos utilizando o 5G.

Segundo o site BankMyCell.com existem em torno de 10,37 bilhões de aparelhos conectados na internet. Isso é mais do que a população mundial. Desses, a maioria não suporta a tecnologia 5G, sendo assim, deverão ser trocado em breve.

Muitas empresas já estão se beneficiando da fase 2 da implantação do 5G. Empresas como a Cisco, TSM, Apple, Samsung, Nokia, dentre outras, já estão lucrando bastante com a demanda pelos aparelhos 5G e demais componentes como modens e roteadores.

Para se ter uma ideia, a Apple planeja produzir 90 milhões do novo modelos de iPhone, que poderá ser o iPhone 13. Até que atinjamos um número na casa dos bilhões, teremos muitas oportunidades de investimentos.

Juntamente com os aparelhos com tecnologia 5G temos os serviços prestados. As empresas de telefonia têm investido pesadamente para liderar os serviços. Nos Estados Unidos as 3 maiores AT&T, Verizon e T-Mobile disputam cada metro quadrado no território americano, realizando bilhões em investimentos.

Veja no mapa abaixo a cobertura do 5G no mundo, retirado do site nerf.com

5G no Brasil

Como podemos ver, os Estados Unidos e a maior parte da Europa já têm uma boa cobertura do 5G. A Coreia do Sul já está 100% coberta pela tecnologia. No Brasil já há alguns testes mas ainda não está disponível para a população. Considerando o número de países que ainda não possuem o 5G, levo a crer que a implantação do 5G ainda vai trazer muitos ganhos.

Implantação do 5G – Fase 3

 

A terceira fase da implantação do 5G refere-se aos serviços que toda a tecnologia pode oferecer. Se você lembrar na época do 4G, nós passamos a ter ótimos serviços na palma da nossa mão. Se hoje temos condições de acompanhar até o entregador do iFood em tempo real, é graças ao que o 4G pode proporcionar.

E o 4G facilitou demais a vida das pessoas. Hoje em dia a gente abre conta em uma corretora em outro país, envia dinheiro e faz investimentos, tudo sentado no seu sofá usando seu celular e a rede 4G do seu aparelho ou então do seu wifi que algum provedor está oferecendo. Para entregar uma internet na sua residência, alguns modens, roteadores e outros equipamentos são necessários.

Com o 5G muito mais serviços virão. Espera-se que na área de medicina haja um avanço muito grande com cirurgias robóticas e à distância. Também temos os carros autônomos que precisarão de atualizações constantes na estrada de uma forma rápida. Nessa fase muitas empresas de tecnologia terão lucros gigantescos.

A maioria dos acessos ao sites e serviços vem de um aparelho de celular. Para usarmos a tecnologia 5G teremos que trocar nosso aparelho. Para usar em casa necessitaremos de um provedor com a tecnologia para entregar e com isso vamos precisar de mais fibra ótica.

Empresas que lucram com a implantação do 5G

 

E quais empresas estão se beneficiando da implantação do 5G? Bom, a resposta é: muitas! Muitas empresas estão desenvolvendo produtos e serviços para o 5G. O melhor de tudo é que a festa não acabou e você pode começar a investir nesse setor. No entanto, você precisa ficar atento ao cenário econômico e ao preço dos ativos.

Muitas empresas estão com indicadores alto demais para um bom investidor de Value Investing. Já para aqueles que gostam de olhar o case das empresas e ver se seus serviços serão promissores no futuro, verão várias oportunidades.

Costumeiramente eu trago alguns desses ativos aqui no site e no canal no YouTube. Aqui embaixo vou deixar dois vídeos que acho muito interessante para quem quer descobrir algumas empresas para investir.

Considerações finais

 

A implantação do 5G já está fazendo várias empresas terem um bom lucro, entretanto, elas ainda precisam investir grande parte desse lucro para continuar desenvolvendo o acesso ao 5G. Contudo, mesmo realizando reinvestimentos essas empresas estão crescendo e é um crescimento sólido.

Existe uma gama enorme de ativos que podemos investir para um bom lucro no longo prazo. Fique atento às oportunidades, estude os ativos e faça investimentos em boas empresas e aguarde o retorno. Analise o cenário atual e os indicadores antes de investir seu dinheiro.

E você? O que acha? A implantação do 5G traz novas oportunidades? Você está investindo em algum ativo que se beneficia com o 5G? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Bons investimentos.

Alex.

5/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
1 Comentário
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
20 de julho de 2022 08:08

[…] você quiser saber um pouco mais sobre as fases, clique aqui e leia este post que […]

Translate »
1
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us