google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Venture Capital

Venture Capital – O que é ? Vale a pena investir?

 

Olá, amigos investidores!!!

 

Venture Capital (VC) é uma forma de financiamento em que investidores fornecem capital para startups e empresas emergentes com potencial de crescimento e retorno financeiro significativo. Geralmente, esses investimentos são feitos em estágios iniciais da empresa, quando ela ainda não possui receita significativa.

 

Por aqui sempre comentamos de ações, REIT e ETF que são as formas mais tradicionais de investir em empresas, portanto, essas classes de ativos são mais fáceis de serem encontradas em qualquer corretora, inclusive em BDR. Contudo, hoje vamos comentar um pouco sobre uma outra classe de investimento pouco conhecida pelos brasileiros, o Venture Capital.

Venture Capital, o que são?

 

Como o primeiro parágrafo deste post trouxe, Venture Capital é uma forma de financiamento em que investidores fornecem capital para startups e empresas emergentes com potencial de crescimento e retorno financeiro significativo. Geralmente, esses investimentos são feitos em estágios iniciais da empresa, quando ela ainda não possui receita significativa.

 

O objetivo da VC é buscar maximizar o retorno do investimento para seus investidores, geralmente saindo de suas participações em empresas investidas por meio de aquisições, fusões ou abertura de capital (IPOs).

 

Como as Venture Capital são formadas?

 

As VC são geralmente constituídas como empresas de gestão de investimentos, que são criadas para levantar e gerenciar fundos de capital de risco. Essas empresas são geralmente criadas como sociedades de responsabilidade limitada (LLCs) ou como sociedades anônimas (SAs), dependendo da jurisdição e das preferências dos fundadores. A estrutura jurídica escolhida afetará a tributação, as responsabilidades e os direitos dos investidores e da equipe de gestão.

 

Importante saber que o processo de constituição de uma VC pode variar dependendo da jurisdição e das preferências dos fundadores. É importante que a Venture Capital  siga as leis e regulamentos aplicáveis e obtenha as licenças e autorizações necessárias antes de começar a investir.

 

Os fundadores de uma VC geralmente são empreendedores bem-sucedidos, investidores experientes ou especialistas em setores específicos. Eles se juntam para formar a equipe de gestão da Venture Capital e levantam o capital necessário para investir em empresas emergentes.

Gestão de uma Venture Capital

 

O gestor deve criar um plano de negócios detalhado e definir a estratégia de investimento. Isso pode incluir o setor em que a Venture Capital se concentrará, o tamanho das empresas nas quais investirá, a geografia em que operará e outros fatores.

 

Após isso, o gestor levanta capital de investidores, como fundos de pensão, famílias de alto patrimônio líquido, empresas corporativas e outros. Os investidores contribuem para o fundo da VC, que é gerenciado pela equipe de gestão.

 

Com o dinheiro captado, a Venture Capital investe em empresas emergentes que se encaixam na estratégia de investimento definida.  Também pode fornecer financiamento em estágios iniciais, como sementes e séries A, ou em estágios posteriores, como séries B e C.

 

O portfólio de empresas investidas é gerenciado ativamente, fornecendo orientação e recursos para ajudar as empresas a crescer e alcançar seus objetivos. A VC também monitora o desempenho das empresas investidas e faz ajustes em sua estratégia de investimento, conforme necessário.

Como investir em Venture Capital

 

A maneira mais simples de investir em Venture Capital é por meio de fundos. Existem diversos fundos que captam recursos para investir em empresas em estágio inicial de crescimento. Esses fundos acabam soando como um “ETF”, pois eles incluem várias empresas dentro, no entanto, não sabemos exatamente como está o balanço das empresas, uma vez que não há esta obrigação para empresas de capital fechado.

 

Não deixe de verificar  se o fundo está registrado junto à SEC. Para investir em um fundo de VC nos Estados Unidos, verifique se o fundo está registrado junto à SEC. Isso garante que o fundo esteja em conformidade com as leis e regulamentos dos Estados Unidos.

 

Não se esqueça que investir em Venture Capital significa deixar seu dinheiro preso por anos. Não existe opção de colocar uma ordem de venda para outra pessoa. Portanto, programe-se para deixar o dinheiro preso por muito tempo e até mesmo perder aquele dinheiro, caso invista individualmente em uma empresa que não teve crescimento.

Venture Capital

As 10 maiores gestoras de Venture Capital

 

Segundo o site dealroom.net, a lista abaixo contém as 10 maiores gestoras de Venture Capital em 2023.

  1. SoftBank Vision Fund com $154 bilhões
  2. Tiger Global Management com $125 bilhões
  3. Accel com $50 bilhões
  4. Andreessen Horowitz com $35 bilhões
  5. Sequoia Capital com $28 bilhões
  6. New Enterprise Associates com $20 bilhões
  7. Lightspeed Venture Partners com $18 bilhões
  8. Khosla Venture com $15 bilhões
  9. Battery Ventures com $13 bilhões
  10. Index Ventures com $13 bilhões

 

Alguns são bem famosos como o SoftBank que teve participação gigante na Wework que inclusive foi paco de um seriado chamado Wecrashed. Este seriado mostra alguns dos riscos de se investir em Venture Capital. No entanto, não significa que sempre teremos problemas assim, algumas gigantes de hoje em dia já foram uma micro empresa, vide Apple, Amazon e Google.

 

Se você ainda não assistiu o seriado WeCrashed, vou deixar aqui embaixo um vídeo que fiz com comentários. Fique tranquilo que não tem spoiler, vale muito a pena assistir o seriado completo cheio de detalhes.

Remessa Online

Considerações Finais

 

Investir em Venture Capital pode ser muito rentável, entretanto também pode levar seu capital investido a zero, caso a empresa não consiga se desenvolver. É comum acontecer. Investir em VC por meio de fundos mitiga esse risco mas existe uma outra maneira de investir em Venture Capital diretamente nas empresas.

 

No próximo post vou mostrar como você mesmo pode investir diretamente em pequenas empresas com grande potencial de crescimento. Se você acertar algumas dessas empresas, seu retorno por ser de 10X 100X ou até 1000X.

 

Não deixe de comentar o que você acha sobre Venture Capital. Ao fim da leitura, classifique o post com 5 estrelas aqui no fim da página.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

5/5 - (2 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
3 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
24 de abril de 2023 08:46

[…] Venture Capital – O que é? Vale a pena investir? […]

sapiens
sapiens
9 de abril de 2023 21:28

tudo que pode levar seu capital a zero vc deve ficar 500 mil km de distancia. É pra otário.

Translate »
3
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us