google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
AvenueAvenue SecuritiesDestaquesEstratégiasInvestimentos nos Estados Unidosstocks

Cisão Itaú XP – converta suas BDR XP em XP Inc nos EUA

By 11 de outubro de 20214 Comments
Itaú XP

Olá, amigos investidores!

 

Se você é acionista do Itaú por meio dos tickers ITUB3 ou ITUB4, parabéns! Agora você é possuidor de BDR da nova empresa formada por uma negociação do Itaú com a XP inc. Esta nova empresa chama-se XPart e na Bovespa está sendo negociada como BDR sob o ticker XPBR31.

No entanto, como você já sabe, sou um entusiasta de investir diretamente no exterior. Sendo assim, vou comentar como converter suas BDR XPBR31 em stocks da XP Inc diretamente nos EUA.

XP Inc (NASDAQ:XP)

 

Antes de comentar sobre como converter as BDR provenientes da cisão Itaú XP, vou comentar rapidamente sobre as ações da XP Inc nos Estados Unidos.

Em dezembro de 2019 a XP resolveu abrir seu capital em bolsa de valores no entanto, escolheu a NASDAQ nos Estados Unidos para fazer isso. O IPO foi um sucesso. O preço sugerido das ações era entre $22 e $25, entretanto o preço saiu por $27. Não demorou muito para o preço chegar em $40.

A XP foi o segundo maior IPO de empresa brasileira nos EUA já iniciando os trabalhos avaliada em 15 bilhões de dólares. Cabe relembrar que naquela época o dólar estava em torno de R$ 4,20.

Eu mesmo cheguei a comprar XP em dezembro de 2019 por $33,30 mas depois vendi a 448 em junho de 2020. Foi um swing trade muito bem sucedido me retornando 44% de ganho de capital sem considerar a variação do dólar.

Eu vendi XP porque não acreditava que a Empresa iria crescer muito mais em um curto espaço de tempo. Achei que $48 já era um preço bem esticado e para minha surpresa, sim, a ação está sendo negociada em torno de $40 hoje.

Agora que comentamos sobre a XP Inc, vamos a um breve comentário da Itaú XP.

Itaú XP

 

Voltando um pouco no tempo, temos a dobradinha Itaú XP. Eu já sou acionista do Itaú há alguns anos, assim como do Bradesco. Apesar de a XP propagar o termo “Desbancarize-se”, em 2017 ela sucumbiu à grana do Itaú que comprou 49,9% da XP. Nasceu ali o Itaú XP.

Mas esse romance não durou muito tempo. Após poucos anos, O Itaú resolveu que sairia da negociação. Este processo de separação de alguma coisa dentro de uma empresa é chamado de Spin-off.

Para operacionalizar essa saída, a XPart foi criada. A nova empresa é a responsável por cuidar da participação do Itaú na XP segregando do conglomerado Itaú.

Portanto, quem é acionista do Itaú ( que detém 49,9% da XP) recebeu, em forma de BDR, sua participação da nova empresa. Esses BDR estão sendo negociados sob o ticker XPBR31 na Bovespa.

A proporção é de 1 BDR para cada 43,3128 ações de ITUB3 ou 4.

Itaú XP

Como converter as BDR XPBR31 da cisão Itaú XP em ações da XP Inc

 

A melhor maneira de ter exposição direto ao exterior é no próprio exterior detendo as stocks. A principal vantagem é que, por enquanto, temos a isenção de imposto sobre ganho de capital nas vendas de até 35 mil reais no mês. Já com as BDR essa isenção não existe.

Você pode converter qualquer BDR em stocks mas o processo até então era muito difícil e burocrático. Não que ainda não seja, no entanto a Avenue está facilitando este processo.

A partir do dia 6 de outubro passamos a ter condições de realizar a conversão. Visando facilitar essa conversão, a corretora Avenue fez uma página explicativa com um formulário para preenchimento. A princípio é bem simples, basta preencher o formulário e enviar para eles.

 

Itaú XP

 

Se você ainda não tem conta na Avenue, a hora de abrir é essa. Clique aqui para ser direcionado ao site e abrir sua conta.

Para acessar o site com as informações completas de como realizar a conversão, clique aqui.

Considerações Finais

 

Eu sempre prefiro ter ações diretamente no exterior do que BDR. Esta é uma opção pessoal. Se você compactua com a mesma opinião, pode converter suas BDR XPBR31 provenientes da negociação Itaú XP. O processo é bem simples.

Solicitei minha conversão e se tiver alguma novidade que ainda não tenha falado aqui, eu trago em uma nova atualização.

Deixe nos comentários se você tem ações do Itaú e se vai realizar a conversão.

Bons investimentos!

Alex.

5/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
4 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jão
Jão
11 de outubro de 2021 11:27

O formulário deve ser impresso e enviado (via correios) para a corretora brasileira que tem o bdr?

Não entendi essa parte

Diogo C K
Diogo C K
11 de outubro de 2021 10:34

Olá, Alex!

Eu recebi a mensagem da Avenue no telegram sobre transferência das BDRs, então logo no dia 6 já eu preenchi o formulário, mas depois veio a dúvida: pra onde eu devo enviar?

Ao entrar em contato com a minha corretora no Brasil (a própria XP) recebi a seguinte resposta:
“A bolsa está a definir o prazo ao certo, e a partir de quando receberá solicitações de conversão.
(…)
Por ora, precisamos aguardar a B3.”

Ao entrar em contato com o suporte da Avenue por e-mail, não tive uma resposta satisfatória.

Voce disse que solicitou a sua conversão: pra onde você enviou? qual a sua corretora?

Obrigado.

Translate »
4
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us