google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Como declarar dividendos recebidos no exterior? Em primeiro lugar devo dizer que o assunto imposto de renda no exterior é bem extenso e por isso preferi escrever uma série de posts ao invés de um só com muitas informações que podem deixar o leitor confuso.

A Receita Federal tem á página chamada “Perguntão” que é a área onde várias dúvidas são respondidas mas mesmo assim ainda ficam algumas e tentarei explicar de forma mais prática. Nesta série sobre imposto de renda tentarei trazer de forma mais prática o assunto começando com dividendos recebidos no exterior.

Países com acordo de tributação com o Brasil 

O imposto sobre dividendos recebidos no exterior varia de país para país. Muita coisa vai depender dos acordos sobre tributação que o Brasil tem com cada país. Por exemplo, com os Estados Unidos, com a Alemanha e com o Reino Unido, há um acordo de compensação de impostos.

No caso dos EUA, como o tio Sam cobra 30% de imposto sobre os dividendos mas no Brasil a alíquota máxima é de 27,5%, então o imposto já está mais do que pago, uma vez que ainda sobram 2,5% desta diferença. Quando não há acordo do Brasil com outro país, devemos recolher o imposto no Carnê-Leão.

Uma característica que dá mais trabalho ao declarar o imposto de renda e que existe dois tipos de impostos a pagar, um sobre o ganho de capital e outro sobre os rendimentos ou dividendos recebidos no exterior. Além disso devemos saber se o lucro veio de dinheiro enviado para o exterior ou de rendimento no próprio exterior.

Ou seja, se você enviou dinheiro para o exterior e teve lucro na venda de algum ativo, terá que dar um tipo de tratamento ao imposto. Já se foi dividendos recebidos no exterior e reinvestiu estes dividendos e eles geraram mais ganhos, terá que dar outro tratamento. Falarei disso em outro post.


Vamos ver a sequência para investir no exterior

Você resolve investir no exterior e o que precisa fazer para começar? 

Primeiro passo: abrir uma conta em um banco no exterior ou em uma fintech de remessa de dinheiro;

Segundo passo: abrir conta em uma corretora no exterior;

Terceiro passo: Enviar dinheiro para o exterior. Existem diversas formas mas a Remessa Online dá descontos para quem usar o voucher “investirnoexterior” do site;

Quarto passo: Comprar ativos pela corretora;

Falaremos hoje sobre o quinto passo:

Como declarar os dividendos recebidos no exterior.

Quando recebemos renda do nosso empregador também recebemos um informe de rendimentos anual. Este informe contém todas as informações para colocarmos na Declaração Anual do Imposto de Renda e assim ficar quite com a Receita Federal do Brasil.

Mas por vezes também recebemos rendimentos sem ser do nosso empregador como é o caso de alugueis, rendimentos e dividendos recebidos no exterior. Para estes casos precisamos lançar no programa Carnê-Leão os valores ganhos. Se for o caso de pagar mais imposto do que o já lançado na Declaração anual, o programa Carnê Leão gera um DARF.

O que a Receita Federal fala sobre demais rendimentos recebidos:

Demais rendimentos recebidos 

Os demais rendimentos recebidos de fontes situadas no exterior por residente no Brasil, transferidos ou não para o País, estão sujeitos à tributação sob a forma de recolhimento mensal obrigatório (carnê-leão), no mês do recebimento, e na Declaração de Ajuste Anual.

No caso de dividendos recebidos no exterior há a necessidade de declarar à parte e podemos fazer de duas maneiras. A primeira é lançando mês a mês no Carnê-Leão e a segunda é fazer tudo de uma vez só na Declaração Anual. A vantagem de fazer mês a mês é que você não perde muito tempo na hora de fazer a declaração anual, pois o programa já importa todos os dados.

Compensação de imposto no exterior

O imposto no exterior pode ser compensado mas somente no exterior mesmo. No Brasil nossa alíquota máxima é de 27,5% mas nos EUA pagamos 30%. O que acontece na verdade é que ficaríamos com um crédito de 2,5% mas este crédito não pode ser usado no Brasil. Se você tiver mais alguma coisa no exterior como aluguel de imóvel, poderá abater.

Se você tiver ações em outro país diferente dos EUA e receber dividendos que não tribute direto, poderá usar essa diferença para abater o imposto. Digamos que você tenha comprado ações, utilizando a corretora nos EUA, em um país que tenha acordo e não cobre imposto. Neste caso deverá recolher mas como fica com crédito dos dividendos dos EUA, provavelmente não precisará.

a) o imposto relativo ao carnê-leão deve ser calculado mediante utilização da tabela progressiva mensal vigente no mês do recebimento do rendimento e recolhido até o último dia útil do mês subsequente ao do recebimento do rendimento; 

b) o imposto pago no país de origem dos rendimentos pode ser compensado no mês do pagamento com o imposto relativo ao carnê-leão e com o apurado na Declaração de Ajuste Anual, até o valor correspondente à diferença entre o imposto calculado com a inclusão dos rendimentos de fontes no exterior e o imposto calculado sem a inclusão desses rendimentos, observado os acordos, tratados e convenções internacionais firmados pelo Brasil ou da existência de reciprocidade de tratamento; 

c) se o imposto pago no exterior ocorrer em ano-calendário posterior ao do recebimento do rendimento, a pessoa física pode compensá-lo com o imposto relativo ao carnê-leão do mês do seu efetivo pagamento e com o apurado na Declaração de Ajuste Anual do ano-calendário do pagamento do imposto, observado o limite de compensação de que trata a alínea “b” relativamente à Declaração de Ajuste Anual do ano-calendário do recebimento do rendimento; 

d) caso o imposto pago no exterior seja maior do que o imposto relativo ao carnê-leão no mês do pagamento, a diferença pode ser compensada nos meses subsequentes até dezembro do ano-calendário e na Declaração de Ajuste Anual, observado o limite de que trata a alínea “b”.

Como declarar dividendos recebidos no exterior

Se você fez todos os passos anteriores e comprou ações ou REIT no exterior, já deverá estar recebendo dividendos mensais ou trimestrais. Estes dividendos devem ser declarados no Carnê-Leão conforme as imagens a seguir.

Em primeiro lugar, baixe o programa Carnê-Leão no site da RFB, caso deseje utilize este link. Em seguida faça a instalação conforme orientações no próprio site. Se você usa Macbook e sistema OS, clique no arquivo com extensão PDGCarneLeao.jar.

Primeiro passo: A primeira página que vai aparecer é bem parecida com a página do programa de declaração anual. Basta criar um novo demonstrativo e preencher as informações pessoais como nome, endereço, telefone e etc. Em origem dos rendimentos coloque “Trabalho não assalariado“.

como fazer a declaração do imposto de renda

Segundo passo: Selecione “Livro caixa escrituração”, selecione o mês correspondente aos recebimentos dos dividendos e em seguida clique em novo conforme mostra a seta na imagem abaixo.

como declarar acoes no exterior

Você pode fazer o preenchimento de duas maneiras, uma é colocando um por um os dividendos recebidos e outra é escrever os dividendos recebidos e lançar um valor só. Eu particularmente faço apenas um lançamento detalhando no campo descrição os ativos que me pagaram dividendos e o valor de cada um. Também coloco o valor do dólar.

como declarar investimentos no exterior

No campo  “conta” coloque 3002 – Rendimento recebido do exterior relativo a outros rendimentos.

Não há necessidade de lançar um a um os dividendos recebidos uma vez que no campo histórico você pode detalhar tudo o que recebeu no mês e caso o auditor queira ver, basta ler. Nunca tive problemas com isso. Lembre-se que o valor final deve ser em reais R$.

Eu lanço no histórico tudo detalhado com valores bruto em dólar e o valor do dólar a ser utilizado que é o de compra do ultimo dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao que você recebeu o dividendo, conforme consta na página da Receita neste link.

Nota: Caso você tenha recebido rendimentos no exterior em outra moeda diferente do dólar dos Estados Unidos, deverá converter primeiramente para dólar e depois para reais.

Terceiro passo: Após lançar todos os dividendos recebidos, vá em “Demonstrativo de Apuração” para lançar os imposto pago nos Estados Unidos que é de 30%. Lembre-se de converter para reais aos mesmos moldes de quando lançou no Livro Caixa.

A coluna escrito “Exterior” vai constar o valor em reais dos dividendos recebidos e na coluna “Imposto pago no exterior a compensar” você irá colocar o valor retido que é de 30%.

dividendos no exterior

Após inserir o valor no campo 4, o resto será calculado automaticamente.

como declarar dividendos recebidos no exterior

Conclusão

Se você já começou a investir e já está recebendo dividendos, vai precisar fazer o lançamento no Carnê-Leão conforme descrito acima. Existem muitas dúvidas acerca de impostos no exterior. Os acordos de tributação entre países não são fáceis de entender mas devemos começar pelo básico.

Como o assunto é muito extenso, deixarei para outro post o passo a passo de como declarar imposto sobre ganho de capital, limite de isenção dentre outras dúvidas tanto minhas como de vários. Se você tem alguma dúvida ou informação, fique a vontade para compartilhar conosco. Se tiver alguma atualização coloco aqui e republico.

Bons investimentos a todos.

BPM

5/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
75 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
19 de janeiro de 2022 08:01

[…] as contas com o leão está se aproximando. Todos os anos surge aquela preocupação de como declarar os dividendos e os  investimentos no exterior. Apesar de não ser difícil, muitas pessoas acabam desistindo de […]

trackback
10 de setembro de 2021 21:55

[…] de investimentos nos EUA são isentos de IR por lá e por aqui até o limite de 35 mil mensais, já dividendos não, conforme muito bem nos explica o BPM […]

trackback
18 de setembro de 2020 13:41

[…] Ainda em dúvida de como declarar dividendos recebidos no exterior? Cliquei aqui e veja como é simples! […]

Vagabundo
15 de agosto de 2020 17:52

BPM, quando o dividendo é em euro como que faz ?

Raphael P
Raphael P
30 de julho de 2020 17:23

Antes de mais nada, parabéns pelo conteúdo e pela generosidade em divulgar tanta informação bacana.

Minha dúvida é em relação à tributação de dividendos de ETFs negociados via corretora nos EUA (no meu caso, seria a PassFolio):

a) como posso checar se haverá de fato o pagamento de dividendos em um ETF?

b) nos casos de ETFs domiciliados nos EUA, por ex., VNQ, VOO…consegui entender que haverá retenção de 30% dos dividendos e então só a declaração disso para a Receita Federal aqui no Brasil, beleza. Porém, quando se trata de ETFs globais negociados pelos EUA, por ex., como VNQI, REET, FAN, PZD… fundos que investem em diversos países. Como consigo checar a informação de que nesses ETFs será retido 30% na fonte dos dividendos? Ou se será também necessário recolher para a Receita Federal do Brasil?

Muito obrigado desde já!

Um abraçãooo

Carlos Gratti
Carlos Gratti
6 de julho de 2020 15:31

Muito bom e didático. Ajudou-me muito, visto que comecei o ano passado a investir na bolsa americana. Parabéns.
Tenho uma dúvida:
– Todas ações ou ETFs tem retido 30% de IR, porém as ações que tenho da RDS.A retém 15%. Saberia me dizer por que ?
Grato.

Odair
Odair
Reply to  Alex
6 de julho de 2020 23:55

A Royal Dutch Shell é uma empresa anglo-holandesa e negocia duas ações “A” e “B”, listadas na bolsa de Amsterdã (AEX/Euronext) e Londres, respectivamente. As ações A têm uma retenção de IR na fonte sobre o dividendo em 15%, padrão da União Europeia. Mas a ação B, negociada em Londres, não tributa dividendo na fonte para estrangeiros. Ambas as ações são negociadas também na NYSE, na forma de ADRs: RDS.A e RDS.B. Mesmo negociando nos EUA, elas mantêm a tributação original e por isso não descontam o IR sobre dividendos no percentual de 30%, mas sim de 15% para a ação A e nada para a ação B. Espero ter ajudado.

James Masi
James Masi
27 de junho de 2020 21:05

Excelente material, esclareceu muitas dúvidas. Estou para comprar ETFs nos EUA, através da Avenue. A única coisa que ainda não ficou bem claro para mim é uma dúvida básica: se receber dividendos destes ETFs, que já terão descontados os 30% de IR, e portanto dispensado o pagamento de IR aqui no Brasil, sou obrigado a declarar estes dividendos pelo carne-leão, ou posso ignorar o carne-leão e declarar tudo de uma vez só na Declaração de Ajuste Anual, aproveitando o informe de IR da Avenue, que espero contenha todas as informações já detalhadas (a corretora diz que envia um informe para facilitar a declaração anual)?

James Masi Dressler
James Masi Dressler
Reply to  Alex
4 de julho de 2020 22:11

Muito obrigado pela sua resposta. Só mais uma questão, que foi uma última dúvida que me surgiu depois. Ainda considerando investimento apenas nos EUA, caso eu resolva vender dentro do limite de R$ 35.000,00 mensais alguns ativos, sou obrigado a usar o programa de ganho de capital, mesmo sendo isento de pagar imposto, ou posso fazer a declaração também apenas na declaração de ajuste anual?

James Masi Dressler
James Masi Dressler
Reply to  Alex
7 de julho de 2020 13:26

Ok, muito obrigado pela resposta. No meu caso, tenho uma planilha que guardo tudo, então já estou acostumado a fazer este tipo de controle! Parabéns pelo site!

Data160
Data160
25 de março de 2020 16:26

Material muito bom, não deixa nenhuma dúvida.
Entretanto, tenho um caso específico relacionado com a Interactive Brokers e uma diferença de DIVIDENDS ACCRUALS e WITHHOLDING TAX. O Accrual é sempre correto com os 30%, mas às vezes o withholding tax varia para menos. Meu medo é ter de ainda pagar mais imposto por erro.
Você tem ideia do que esta acontecendo?
Obrigado,
Data160

Herico
Herico
Reply to  Data160
4 de junho de 2020 15:38

Bp boa tarde!
No caso da corretora avenue, pelo que vi, eles informam o extrato de inposto de renda.
Posso me basear nele para declaração anual?

Armando Pimentel
Armando Pimentel
4 de março de 2020 13:40

Meu caro. Muito boa a explicação. No meu caso, tenho aplicações em bonds que não são tributáveis nos EUA. Muito bem , qual a tabela de imposto ? quais as alíquotas eles calculam? Vejo que ja foi calculado mas queria conhecer a tabela . Obrigado

Odair
Odair
30 de dezembro de 2019 17:39

Uma pergunta para planejamento tributário. Consideremos as seguintes situações:

Caso 1. Se eu compro quotas de REITs nos EUA e recebo dividendos mensalmente, então já serão descontados 30% sobre cada recebimento mensal.
Caso 2. Seu comprar ETFs de REITs nos EUA, os dividendos serão recebidos pelo ETF e reinvestidos de acordo com a política do fundo.

No caso 2, os dividendos pagos pelos REITs ao ETF não serão tributados em 30%? E se eu vender as quotas do ETF dentro do limite de R$ 35 mil por mês, posso fazer um investimento em REITs sem pagar imposto de renda?

Se as respostas às perguntas acima forem positivas, então, sob a ótica exclusivamente tributária, pode ser mais vantajoso investir em ETFs de REITs do que diretamente em REITs. Correto?

Leonel
Leonel
9 de dezembro de 2019 08:31

Algo que eu não entendi…quando eu vendo ações no exterior e pago o ir, onde eu lanço esses valores na declaração anual do IRPF?

Thiago Cosenza
Thiago Cosenza
9 de dezembro de 2019 05:37

Esse seu post esclareceu muita coisa! Mas restou uma dúvida…
Por exemplo, se comprar um REIT hoje (09/12/2019) e receber o rendimento no final do mês (27/12/2019), qual é o valor do dólar que devo usar? Seria o valor do dólar do último dia útil da primeira quinzena de novembro (15/11/2019)?
E se comprasse um REIT hoje (09/12/2019), e este pagasse o rendimento em 10/01/2020, usaria o dólar do dia 13/12/2019? É isso?
Desde já aproveito para agradecer pelos conhecimentos compartilhados e a oportunidade de sanar minhas dúvidas!

P.S.: Tipo, é meio ilógico usar o valor do dólar de novembro se nem tinha comprado o REIT ainda… Mas não tem nem como questionar essas loucuras, o negócio é seguir o que mandam para não ter problema!

Miguel
Miguel
Reply to  Thiago Cosenza
5 de abril de 2020 13:41

Uma dúvida, esse dividendo a receber é declarado como direiro em Bens e Diretos?
Pergunto, porque às vezes (raro) acontece com JCP, Dividendos, etc, que tem a data-com no ano declarado mas irão pagar somente no ano seguinte.
Veja por exemplo, o caso o Realty Income Corporation (NYSE:O), que anunciou 0.2275 para quem tinha stocks na data-ex em 31/12/2019, mas o pagamento ocorreu em 15/01/2020. Se eu tinha, por exemplo, 10 cotas dele, como declaro esses proventos que tenho direito? Em bens e direitos e o valor já líquido ou não se declara e fica para a próxima declaração (quando já tiver recebido de fato).

Obrigado pelo post, muito explicativo.

Anderson
Anderson
6 de novembro de 2019 12:16

Olá. Deixa eu ver se entendi direito. Quer dizer que se o Brasil não tem acordo com o país vou ter que pagar imposto no país e aqui no Brasil? Vou ser tributado duas vezes?

Rosangela
Rosangela
5 de novembro de 2019 20:34

Ola. Trabalhei em uma multinacional aqui no Brasil durante os últimos 11 anos. Em 2009, 2010 e 2011 recebi $3k por ano em ações da matriz nos EUA, como prêmio por desempenho. Estas ações festão em uma corretora dos EUA, depositadas pela Matriz em meu nome. Durante este tempo não acessei a corretora para verificar o montante de minhas ações, porém saí recentemente da companhia e tenho direito a transferência do montante para o Brasil. Ao acessar, constatei que o saldo está em $55K. Já preenchi o formulário W-8BEN sobre taxas e enviei a corretora. vou fazer a transferência para um banco aqui no Brasil. Pergunto: terei que pagar alguma coisa à receita federal?

trackback
14 de outubro de 2019 11:56

[…] você começar a ganhar dividendos, basta declarar no carne Leão. Aqui você encontra o passo a passo de como fazer. Já na declaração do imposto de renda você […]

Cristiane
Cristiane
18 de setembro de 2019 14:10

Excelente postagem. Muito didática. Melhor que já li. Obrigada

Thiago
Thiago
13 de agosto de 2019 16:23

Excelente material Adm, continue trazendo novidades.

Daniel T
Daniel T
2 de julho de 2019 16:19

Esses 30% de imposto nos USA a gente paga como? Ou o dinheiro já cai na conta descontado?

Daniel
Daniel
1 de maio de 2019 21:30

Parabéns pelo ótimo artigo, como sempre. Minha dúvida:

Suponhamos que eu tenha uma conta na Interactive Brokers e compre ações diretamente de bolsas europeias e receba dividendos dessas stocks. Incidirao os impostos na fonte dependendo do acordo dos EUA com cada país europeu, ok. Mas e aqui no Brasil?

1. Paises como EUA, UK, Alemanha (pergunta 128 do IRPF) nao tem duvida, podem ser compensados aqui e nao precisam comprovar reciprocidade: OK.
2. Mas como fica a situacao de países como Belgica, Canada, Espanha, França, Holanda, Italia e Suecia (pergunta 122 do IRPF)? Posso realmente compensar os impostos aqui no Brasil e, somente caso a Receita solicite, comprovo os documentos de reciprocidade?
3. E a Suica? Nao posso compensar o imposto retido e necessariamente tenho que pagar imposto no carne-leao tambem (bitributacao)?

Obrigado!

Bruno
Bruno
1 de maio de 2019 15:37

BP, primeiro mês que recebi dividendos no exterior, obrigado pelo guia…com o tempo, vou lendo mais do seu conteúdo, tem bastante coisa! Congrats

Osmar Álves
Osmar Álves
24 de abril de 2019 16:57

Caro admin
Grato pela resposta e confirmação sobre uso da Tabela Progressiva demonstrativo carnê leão, sobre rendimentos moeda estrangeira.
Tenho uma outra pergunta sobre o Programa Atual Ganho de Capital Moeda Estrangeíra.
Vou postar no Tag GCAP, para não misturar os assuntos
Abs.

Edésio Silva
Edésio Silva
23 de abril de 2019 17:24

Meu Caro,
Seu post me deu um “norte ” para sanar parte de minhas duvidas, contudo ainda tenho algumas pendentes.
Durante alguns anos trabalhei no exterior, Luxemburgo ( Era residente) e durante este periodo comprei alguns bonds que me pagam juros semestralmente. Voltei em definitivo para o Brasil, em Outubro de 2017, e agora entendo que tenho que pagar/recolher I.R. por conta do recebimento destes juros o que ainda não fiz até o momento. Tenho duas questões: (i) como pagar estes juros e (ii) como declarar estes bens na minha DIRPF 2019, sabendo que os bens foram declarados ao Bacen via DCBE nesse ano. Atenciosamente e muito obrigado.

Osmar Álves
Osmar Álves
23 de abril de 2019 14:27

Como declarar dividendos recebidos no EUA de empresa brasileira Ex-Suzano, uma que os dividendos quando pagos no Brasil são isentos de Imposto de Renda e quando recebido no EUA de empresas americanas são taxado em 30%, o que é fácil preencher o Carnê Leão e no Campo Apuração lança-se o Valor do Imposto Pago.
Porém no caso de empresas brasileiras quando pagam dividendos nos EUA, tais dividendos já estão Isentos de Imposto de Renda?
Se sim como declarar o Carnê Leão que não há campo na Ficha Apuração para Informar que tais dividendos foram taxados no Brasil?

Seria possível Declarar estes dividendos recebidos no Exterior Convertidos para Reais na FICHA DE RENDIMENTOS ISENTOS NÃO TRIBUTÁVEIS, uma vez que já foram tributados no Brasil ao invéz de declarar no Carnê Leão?
Agradeço pela atenção e resposta.
Atenciosamente

Osmar Álves
Osmar Álves
Reply to  Alex
23 de abril de 2019 16:11

Caro admin
Agradeço pela pronta resposta, entendido.
Os dividendos recebido no exterior deverão ser “oferecido” a taxação alíquota Brasileira de 27,5%.
A pergunta é quando uma empresa brasileira remete dividendos para serem creditados a acionistas no exterior ADR´s, ela já foi tributada em 27,5% + CSLL , total de ~ 34%, ou seja quanto declaramos o rendimento recebido no exterior de uma empresa brasileira através do Carnê Leão não estamos sendo “Bi-Tributados” somente no caso das empresas brasileiras?
No caso das empresas americanas os dividendos não são tributados na empresa e sim o acionista diretamente à alíquota de 30%, que são discriminados como Federal Tax Withheld.
Agradeço, pela atenção neste esclarecimentos
Atenciosamente
Osmar Álves
PS: Parabéns pelo site e atenção com as respostas esclarecedoras.

Osmar Álves
Osmar Álves
Reply to  Alex
24 de abril de 2019 11:27

Caro admin
No preenchimento do Livro Caixa-Carnê Leão sobre Dividendos Recebidos no Exterior.
Correto o IR retido na fonte nos EUA é de 30%, por isso realmente pagamos mais do que devemos aqui no Brasil e por isso sempre sobrará Saldo Imposto pago a maior no exterior.
Outra informação Importante para compartilhar com os interessados e participantes desse fórum, é que o Imposto Devido no Carnê Leão NÃO é 27,5%…é utilizado a Tabela Progressiva, ou seja
Rendimentos até R$ 1.903,98 é Isento de recolhimento de Imposto
De R$ 1.903,99 a R$ 2.826,65 – Alíquota de 7,5% => parcela a deduzir: R$ 142,80
De R$ 2.826,66 a R$ 3.751,05 – Alíquota de 15,0% => parcela a deduzir: R$ 354,80
De R$ 3.751,06 a R$ 4.664,68 – Alíquota de 22,5% => parcela a deduzir: R$ 636,13
Acima de R$ 4.664,68 – Alíquota de 27,5% => parcela a deduzir: R$ 869,36

De maneira dependendo da Faixa de Rendimentos (Dividendos ou Juros Sobre Capital) recebidos mensalmente o Valor Recolhido na fonte 30% é sempre MAIOR do que o deveríamos recolher aqui no Brasil, por isso regra Geral na Coluna Apuração: Imposto Pago no Exterior a COMPENSAR vai sobrar SALDO POSITIVO.

Gustavo
Gustavo
14 de abril de 2019 23:09

Amigo, amigo quando adiciono na coluna imposto pago no exterior a compensar os 30% de imposto no final fica um saldo. É isso? Qual valor devo colocar no IR em imposto apurado item 2 ? Os 30% se imposto total descontando esse saldo que ficou ou tudo?

m
m
9 de abril de 2019 21:05

acho que falta uma coisa: no programa do irpf preencher o valor do imposto pago no exterior (item 02 na ficha imposto pago/retido)

K Minami
K Minami
1 de abril de 2019 00:34

Parabéns pelo excelente conteúdo e simplicidade nas suas explicações. O seu post me ajudará bastante.
Tenho um outro pedido, caso possa me atender. Tenho uma brokerage account nos EUA que é gerenciado por um banco americano. Não tenho atuação alguma sobre a carteira a não ser aumentar ou diminuir o capital investigo. Eles compram e vendem ações da minha carteira e me encaminham o extrato mensal onde constam os ganhos (ou perdas) de capital com as datas exatas das vendas. Como são muitas ações pulverizadas, penso que usar o GCAP para isto seria uma tarefa Hercúlia. Pode me orientar como reportar os ganhos de capital deste tipo?

Osvaldo Jacon
Osvaldo Jacon
14 de março de 2019 14:34

Caro consultor, boa tarde e obrigado pelos esclarecimentos sobre recebimentos de dividendos por pessoas físicas no exterior.
Contudo, tenho uma dúvida,a saber:
Tenho um cliente, pessoa física que durante o ano de 2018 recebeu por três vezes Juros sobre capital Próprios, com retenção de 15% de IRF, relativos a ADRs da Petrobras, na Bolsa de N. York.
Como lançar estes valores na DIRPF de 2018/2019?

MARCIO ROBERTO CORREA
MARCIO ROBERTO CORREA
5 de março de 2019 17:49

NO CASO DO RECEBIMENTO DE DIVIDENDOS NO EXTERIOR, O VALOR CREDITADO NA CONTA BANCÁRIA JÁ DEVE ESTAR LIQUIDO DO IMPOSTO DE RENDA DE 30% (EUA). PARA EFEITO DE INFORME TRIBUTÁRIO NO BRASIL, DEVE-SE CALCULAR OS 30% SOBRE O VALOR CREDITADO OU DEVE-SE INCLUIR OS 30% NA BASE DE CÁLCULO, CHEGANDO-SE AO VALOR LÍQUIDO CREDITADO EM CONTA BANCÁRIA

Flavia
Flavia
28 de fevereiro de 2019 17:13

Olá, obrigada por gerar um conteúdo tão informativo. Tenho uma dúvida e agradeço se puder me esclarecer: uma pessoa que possui empresa no exterior mas não recebe salário, apenas os lucros. Paga imposto no exterior sobre estes lucros, sendo eles distribuídos ou não. Que alíquota de tributação no Brasil incide sobre este lucro? Muito obrigada.

Ric
Ric
17 de janeiro de 2019 23:52

Primeiramente, parabéns pelos excelentes conteúdos do site. Aproveito para compartilhar um entendimento que eu tive e para saber se estou correto: lendo o texto, eu percebi que praticamente nós temos uma isenção de pagamento do imposto sobre os dividendos recebidos no exterior, o que nos libera de pagarmos o imposto sobre os dividendos, mas ainda assim nos obriga a declarar esses dividendos, correto? Sendo assim, eu precisaria fazer o preenchimento do carne-leão todo mês ou poderia fazer no final do ano do exercício lançando todos os possíveis dividendos recebidos? Antecipadamente agradeço pela ajuda e atenção. Sucesso!!!

Jonathan
Jonathan
Reply to  Alex
29 de março de 2019 04:46

Mas no caso posso declarar os dividendos no programa IRPF ou precisa ser no Carne-Leao? Que campo do programa eu utilizo para declarar de uma so vez o valor recebido e imposto pago? Obrigado!

Jonathan
Jonathan
Reply to  Alex
31 de março de 2019 02:05

Obrigado pela resposta. Um dúvida, comprei algumas ações ITUB na bolsa americana, e os dividendos que entrou não foi deduzido IR na fonte. O valor é menor que $1 dolar. Se o valor é inferior a $1 eles não taxam? E tenho alguns dividendos também de ações americanas que não recolheram 30%. Sabe porque alguns não são taxados? Grato

Vendolino Fischer
Vendolino Fischer
27 de outubro de 2018 23:15

Parabéns pelo muito instrutivo artigo. Ajuda muito. Mas eu sou meio São Tomé. Pode me indicar a legislação que permite que instrue a possibilidade de descontar o IR pago nos USA sobre dividendos?

Podem me ajudar?

Tenho algum dinheiro no exterior e não estou satisfeito como estou conseguindo fazer.

Translate »
75
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us