google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Berkshire Hathaway

Olá, amigos investidores!

 

Berkshire Hathaway é uma das ações mais resilientes da bolsa americana. Praticamente todo investidor conhece a história de Warren Buffet, Charlie Munger e da Berkshire Hathaway que é uma espécie de holding da dupla de Omaha.

 

Em maio de 2020, bem durante o auge da pandemia, eu fiz um post questionando porquê as ações da Berkshire Hathaway não estavam subindo, uma vez que já tínhamos alguns ativos com uma alta expressiva. Se você não leu esse post, clique aqui e leia, pois vale a pena ver os dados apresentados como a quantidade de dividendos que Warren Buffet ganha com as empresas dentro de Berkshire Hathaway.

 

Já neste post, vou comentar a performance de BRKB na minha carteira, desde 2017 e trazer um breve comparativo com um dos ETF mais queridinhos do momento, o ARKK de Cathie Woods.

Avenue corretora

Berkshire Hathaway desde 2017

 

Como comentei no outro post, de 2017 até maio de 2020, Berkshire Hathaway tinha subido apenas 3,47% na minha carteira. No mesmo período, empresas como Apple, Palo Alto e Skyworks tinham subido mais de 100%. Naquele momento questionei o motivo de a ação de Warren Buffet ter ficado tão para trás.

 

Se eu fiquei insatisfeito com o resultado de Berkshire Hathaway naquele momento, posso dizer que hoje estou muito contente em ter as ações na carteira. Se o papel não andou de 2017 até 2020, a história de 2020 até agora, janeiro de 2022, é outra.

 

Vivenciamos uma semana de altas quedas no mercado americano. O índice Down Jones caiu 5% e o índice NASDAQ 6%. Muitas ações promissoras tiveram quedas de mais de 10% o que de certo modo, alivia seus indicadores. No entanto, Berkshire vem mantendo uma excelente performance.

 

Never bet against Berkshire Hathaway 

 

Se eu desconsiderar a compra em 2017 e passar a considerar somente maio de 2020 ( pois neste período o retorno foi de apenas 3%), temos uma rentabilidade de 79% em menos de dois anos. Portanto, quem comprou o ativo de 2020 em diante teve um retorno excelente. Mesmo que eu considere 2017 em diante, foi um retorno muito bom.

 

Cabe considerar que as outras empresas que citei também tiveram um desempenho muito bom, entretanto, também tenho empresas como Teladoc, que caiu mais de 52% desde que comprei. Tudo bem que no caso de Teladoc tivemos um infortúnio com uma de suas esteiras que levou a morte de uma criança mas não podemos desprezar a perda até agora.

 

Portanto, Os velhinhos ainda estão na ativa! Berkshire possui um caixa enorme para aproveitar oportunidades como as de agora. Excelentes empresas estão caindo até 40% e aliviando seus indicadores. Este é o som dos trovões que tanto falam.

 

Mas para deixar BRKB ainda mais atraente, vamos dar uma olhada em um breve comparativo com um ETF queridinho do momento chamado ARKK da Cathie Woods.

ETF ARKK – ARK Invest

 

O ETF ARKK é um ETF de inovação. Ele foi criado em 2014, no entanto, apenas nos últimos dois anos que ele se sobressaiu e ficou muito conhecido. Sua performance durante a pandemia foi extraordinária. O ETF chegou a subir mais de 250% em apenas um anos.

 

Entretanto, o cenário mudou. Por ser um ETF de inovação, o ARKK possui muitas empresas de tecnologia que estavam com múltiplos muito alto. Alguns deles como Tesla tem múltiplos estratosféricos. Mas acontece que durante a pandemia essas empresas deram grandes retornos.

 

Quem não se lembra de Zoom (ZM) que subiu 400% durante a pandemia? E Teladoc que eu já comentei aqui? Subiu bastante e após o acidente, vem em declínio constante. E não é só isso. o ARKK possui excelentes empresas de tecnologia em seu portfólio, no entanto, a maioria delas estavam “caras”.

 

Veja a lista das 10 maiores posições do ARKK.

 

Particularmente gosto bastante de algumas empresas nessa lista como Roku, Coin, Twilio e SQ, no entanto, todas estavam muito caras ao meu ver. Com essas quedas recentes, essas empresas começam a entrar no radar.

 

Ainda tem o caso de Teladoc que apesar de gostar muito do case, já estou considerando excluir do meu portfólio. Ainda vou esperar as próximas notícias.

 

No total são 43 empresas que compõe o ETF ARKK. Ainda dentro da categoria inovação, existem algumas empresas de biotecnologia. Esse setor é muito bom mas também é muito arriscado. As posições que eu tenho em biotecnologia estão todas com mais de 40% de queda.

 

Com o ARKK não é diferente. O ETF possui algumas empresas como Editas Medicine (EDIT), acumulando perdas de 62% em um ano e CRISPR Therapeutics (CRSP), acumulando perdas de 71% em apenas um ano.

ARKK ou Berkshire Hathaway?

 

Apesar de ter criticado a Berkshire no post de maior de 2020, hoje saio em defesa dos velhinhos de Omaha. Nada melhor do que o tempo e a disciplina pra mostrar como é bom ter caixa e paciência.

 

Como falei, ARKK só foi expressiva nos últimos 2 anos, no entanto, o gráfico que trago abaixo, mostra um período de 3 anos. Reparem como no início do período estudado o ARKK (linha azul) andou de lado e na época da pandemia ele explodiu trazendo uma rentabilidade gigantesca.

 

Veja também o desempenho sempre sereno e tranquilo de Berkshire Hathaway ( linha vermelha) no mesmo período avaliado.

Berkshire Hathaway

Podemos perceber que nos últimos 3 anos, ARKK teve um desempenho estrondoso entregando grande parte desse desempenho agora. Já Berkshire Hathaway vem caminhando lentamente mas já está encostada em ARKK.

 

Você pode até dizer que mesmo assim o ARKK está ganhando de BRKB. Se esticarmos o tempo e levarmos o gráfico para os últimos 10 anos, ARKK ainda ganhar de BRKB. Entretanto o problema foi que o ARKK se tornou muito famoso nos últimos dois anos levando muitas pessoas a comprarem o ETF bem naquela subida.

 

O que acontece então com as pessoas que compraram o ETF ARKK a partir da pandemia e não vendeu nada quando o lucro estava acima de 200%? E quem continuou comprando quando o ETF estava chegando ao topo? Claro que não conseguimos prever o topo mas conseguimos avaliar algumas métricas e ver que os ativos que compõe o ETF ARKK estavam “caros”.

 

Portanto, o bom velhinho ainda tá ON. Seu caixa gigantesco vai funcionar novamente nas grandes quedas que estamos vendo no momento. A paciência e a experiência, mais uma vez vai vencer a ansiedade e a vontade de ficar milionário rápido demais.

Considerações Finais

 

Sempre falamos de investimentos no longo prazo e neste quesito, Berkshire Hathaway com Warren Buffet e Charlie Munger são as grandes referências. Vimos que empresas de tecnologia cresceram muito durante a pandemia e seus indicadores estava muito alto.

 

Para quem investiu no ETF ARKK sem analisar as empresas que estavam dentro dele, o prejuízo até a data de hoje pode ser grande, uma vez que a rentabilidade de um ano do ETF é de -23%, aproximadamente.

 

Já para quem é mais conservador e comprou Berkshire Hathaway, os lucros continuam na mesa e tendem a aumentar mais ainda. O resultado de 1 anos é de +30%.

 

E você? O que acha dos dois ativos? Vale a pena comprar ARKK agora ou BRKB? Deixe sua opinião nos comentários que ela será muito bem vinda.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

5/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
14 de março de 2022 08:05

[…] Revolução Genômica ARK ETF (ARKG); […]

Junior
Junior
26 de janeiro de 2022 17:50

Essa Cathie Woods é uma marqueteira (editado) do caralho. Conhecida em WS por quebrar varios hedge funds

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us