google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
EconomiaEstudosLivros

Keynes X Hayek – Nicholas Wapshott

By 20 de fevereiro de 2023No Comments

Keynes X Hayek 

 

Olá, amigos investidores!

 

Este post faz parte da nossa área sobre livros. SE você ainda não viu, temos uma página dedicada exclusivamente a comentar sobre os livros que já li e recomendo. Se ainda não conhece, basta clicar aqui. Também temos uma área dedicada e debates sobre os livros no nosso Discord, clique aqui para entrar.

 

O livro que comentaremos neste post é o Keynes X Hayek – As origens e a herança do maior duelo econômico da história.

O livro é sencacional. Traz muita informação, muita história e muito embasamento citando todas as fontes. Vamos detalhar um pouco mais sobre o livro deixando minhas impressões.

Quem foi Keynes

 

Antes de falarmos do livro propriamente dito, vamos fazer um breve resumo de quem foi Keynes e quem foi Hayek. Embora eu vá fazer vários comentários sobre os dois durante este post, para definir os dois eu solicitei ajuda ao mais famoso guru da internet, o ChatGPT.

 

John Maynard Keynes

John Maynard Keynes foi um economista britânico nascido em 1883 e falecido em 1946. Ele é considerado um dos economistas mais influentes do século XX e é amplamente conhecido por suas ideias sobre macroeconomia e políticas governamentais para lidar com recessões e depressões econômicas.

Keynes é mais conhecido por seu livro “A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”, publicado em 1936. Nesta obra, ele argumenta que o livre mercado nem sempre é capaz de gerar pleno emprego e que o governo deve intervir na economia para promover o crescimento e evitar recessões.

Ele defendia que em momentos de crise econômica, o governo deveria aumentar os gastos públicos para estimular a demanda agregada e aumentar a produção e o emprego. Isso ficou conhecido como política fiscal expansionista.

Keynes também argumentava que o mercado financeiro poderia ser instável e que o sistema bancário poderia falhar. Ele defendia a regulação financeira para proteger a economia de colapsos bancários e outras crises financeiras.

Suas ideias tiveram uma grande influência sobre a política econômica em muitos países, especialmente durante a Grande Depressão na década de 1930. A maioria dos governos ocidentais adotou políticas keynesianas durante a época, e suas ideias ainda são debatidas e aplicadas atualmente.

Quem foi Hayek

 

Friedrich Hayek

Friedrich Hayek foi um economista e filósofo austríaco-britânico nascido em 1899 e falecido em 1992. Ele é mais conhecido por suas ideias sobre liberalismo clássico, livre mercado e o papel do governo na economia.

Hayek argumentava que a liberdade individual era um valor fundamental e que o livre mercado era a melhor maneira de alcançar a prosperidade e a eficiência econômica. Ele via o mercado como um mecanismo descentralizado de coordenação, onde preços e lucros orientam as pessoas a produzir e consumir bens e serviços de maneira eficiente.

Hayek também argumentava que o governo deveria ter um papel limitado na economia e na sociedade, e que a intervenção governamental poderia levar a consequências indesejadas, como inflação e distorções de preços. Ele defendia a liberdade de escolha e a responsabilidade individual, e era crítico do Estado de bem-estar social.

Entre as obras mais importantes de Hayek estão “O Caminho da Servidão” (1944), em que ele argumentava que a planificação econômica centralizada leva inevitavelmente ao autoritarismo, e “A Constituição da Liberdade” (1960), em que ele desenvolveu sua visão de liberalismo político e econômico.

Hayek foi agraciado com o Prêmio Nobel de Economia em 1974, em reconhecimento às suas contribuições para a teoria econômica e suas defesas do liberalismo. Suas ideias continuam a ser debatidas e influenciam muitos economistas e políticos atualmente.

Remessa Online

Sobre o livro Keynes X Hayek

 

“Keynes x Hayek” é um livro escrito por Nicholas Wapshott que explora a rivalidade intelectual e ideológica entre John Maynard Keynes e Friedrich Hayek, dois dos economistas mais influentes do século XX. O livro apresenta um panorama da história do pensamento econômico, desde a era da Grande Depressão até a atualidade, e examina as diferenças fundamentais entre as teorias de Keynes e Hayek em relação à economia, ao papel do Estado e ao mercado.

A obra começa descrevendo a vida e obra dos dois economistas. Keynes, um britânico nascido em 1883, é conhecido como o fundador do pensamento econômico keynesiano. Ele acreditava que a economia não era um sistema autônomo que funcionava de maneira eficiente por conta própria, mas sim um sistema instável que exigia intervenção do governo para alcançar o pleno emprego. Hayek, por outro lado, nasceu na Áustria em 1899 e era um defensor do liberalismo econômico e do livre mercado. Ele argumentava que a economia funcionava melhor quando deixada por conta própria, sem interferência do governo.

 

Keynes sai em defesa da Alemanha pós primeira guerra mundial

 

Uma passagem interessante do livro aparece logo no início quando relata que Keynes saiu em defesa da Alemanha pós primeira guerra mundial quando o assuntou foi pagar pelos danos causados durante a guerra. Digo que essa passagem é interessante porque hoje vemos uma Alemanha muito forte, no entanto, tivemos a Alemanha Nazista durante a segunda mundial.

 

Keynes defendia que se a Alemanha tivesse que arcar com os custos da 1ª Guerra, não conseguiria se reerguer e chegar a ser o que é hoje. Cabe ressaltar que grande parte da zona do euro hoje em dia é sustentada pela Europa.

 

Em contra partida, se oa países aliados tivesse cobrado da Alemanha os custos da guerra e não deixasse com que se reerguesse, talvez não tivéssemos uma segunda guerra com o ditador Hitler. Já aqui existem elementos suficientes para um grande debate.

Rivalidade intelectual

 

O livro então se aprofunda na rivalidade intelectual entre os dois economistas. Durante a década de 1930, Keynes e Hayek travaram um intenso debate sobre a melhor forma de lidar com a Grande Depressão. Keynes acreditava que a intervenção do governo era necessária para estimular a demanda agregada e restaurar o pleno emprego. Hayek, por outro lado, argumentava que a intervenção do governo na economia poderia levar a um aumento da inflação e do desemprego a longo prazo.

A partir da década de 1940, a teoria keynesiana passou a dominar a política econômica nos países desenvolvidos, com a adoção do Estado de Bem-Estar Social e a intervenção governamental na economia. No entanto, durante a década de 1970, a economia global enfrentou altas taxas de inflação e desemprego, o que levou a um ressurgimento do pensamento econômico liberal e do livre mercado.

A partir desse momento, a teoria econômica de Hayek ganhou mais atenção e passou a ser vista como uma alternativa à abordagem keynesiana, muito embora a grande ideia de que o “fator multiplicador” defendido por Khan, um discípulo de Keynes, estava sendo propagado. Este fator dizia que para cada dólar gasto pelo governo, outro dólar era gerado dentro da economia, pois com o governo dando emprego, a economia iria girar.

 

Pensamentos de Keynes e Hayek influenciando a economia até os dias atuais

 

O livro também discute como as teorias de Keynes e Hayek influenciaram o pensamento econômico na atualidade. Na década de 1980, sob a liderança do presidente americano Ronald Reagan e da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, houve um movimento em direção a políticas econômicas mais liberais e à redução do papel do Estado na economia.

No entanto, a crise financeira global de 2008 levou a um ressurgimento do pensamento keynesiano, com governos adotando medidas de estímulo econômico e intervindo na economia para evitar uma depressão.

Por fim, o livro conclui que as teorias de Keynes e Hayek continuam sendo relevantes na atualidade, e que a discussão sobre o papel do Estado na economia e a eficácia do livre mercado ainda é objeto de intenso debate. No entanto, o autor argumenta que a rivalidade entre Keynes e Hayek ajudou a moldar o pensamento econômico moderno e continua a influenciar os governos.

Outro fato importante é que o livro narra a proximidade que Keynes e Hayek tiveram após longos anos de embates. Ambos liam seus livros e seus escritos e em muito concordavam, porém as defesas de suas teses estavam sempre à frente.

Considerações Finais

 

Vale muito a pena ler este livro. Se você quer conhecer um pouco mais da história sobre os dois maiores influenciadores da economia desde os idos de 1930, este é o livro certo. Além do mais, vai abrir sua mente para estudar mais sobre as teorias econômicas de ambos os lados, o que acho muito saudável ao invés de somente replicar o que ouvimos.

 

O livro é barato, custa em torno de R$ 55,00 na Amazon. Se você clicar na imagem do livro acima, será direcionado ao site da Amazon para compra com link de afiliado.  O livro possui pouco mais de 380 páginas de fácil leitura. É um livro para se ler grifando várias passagens. Eu marquei várias coisas para comentar e debater lá no canal de livros do nosso Discord. Se você quiser aprender um pouco mais e participar com suas opiniões, basta clicar aqui.

 

Bons investimentos e boas leituras!

 

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us