google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Inteligência artificial

Inteligência artificial e os semicondutores

 

Olá, amigos investidores!

 

A inteligência artificial está na boca do povo no mundo inteiro. O Chat GPT da OpenAi trouxe o termo inteligência artificial para toda a internet, todos os jornais e até para os cafezinhos. E não é para menos, o ChatGPT é realmente incrível. Eu já fiz alguns testes com perguntas difíceis e as respostas sempre foram coerentes e inteligentes.

 

No entanto, este post não é para falar da capacidade do ChatGPT da OpenAi, quero fazer alguns comentários da tese de investimentos em semicondutores, pois sem eles, o ChatGPT não pode funcionar. Vamos contextualizar um pouco caso você ainda não esteja familiarizado com o tema.

O que são semicondutores

 

Em primeiro lugar, em poucas palavras, vamos ver o que são os tão falados semicondutores com a ajuda do próprio ChatGPT.

Semicondutores são materiais que possuem propriedades intermediárias entre condutores de eletricidade, como metais, e isolantes, como plásticos. Esses materiais são chamados de “semicondutores” porque têm a capacidade de conduzir eletricidade em determinadas condições, mas não em outras. Essa propriedade torna os semicondutores extremamente úteis em tecnologia, especialmente na fabricação de dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, televisores, carros elétricos e muito mais.

Os semicondutores são feitos de materiais como silício, germânio e arseneto de gálio, que possuem quatro elétrons na camada externa. Quando esses materiais são adicionados a impurezas controladas, ou dopantes, como boro, fósforo e arsênio, eles se tornam do tipo P ou N, que são condutores de eletricidade com propriedades diferentes.

Os semicondutores dopados tipo P possuem “lacunas”, ou buracos, na camada externa que podem ser preenchidos com elétrons. Os semicondutores dopados tipo N possuem elétrons extras que podem se mover livremente no material. Quando um material tipo P é conectado a um material tipo N, é criada uma junção PN, que é a base para a criação de dispositivos eletrônicos como diodos, transistores, circuitos integrados e muito mais.

Os semicondutores são a base da eletrônica moderna e da tecnologia de informação, pois são capazes de controlar e manipular a corrente elétrica. Além disso, os semicondutores são capazes de ser miniaturizados e integrados em chips, permitindo a criação de dispositivos cada vez menores e mais poderosos.

 

Existem diversos tipos de semicondutores, para ver mais detalhes, clique aqui.

O que é Inteligência Artificial

 

Agora vamos ver uma definição de inteligência artificial. Confesso que é bem difícil definir exatamente a inteligência artificial, pois são muitas variáveis que a compõe. Essa semana eu estava ouvindo um podcast sobre o assunto e o próprio palestrante estava comentando exatamente sobre isso.

 

No entanto, podemos ter a inteligência artificial (IA) sendo um campo da ciência da computação que se concentra na criação de sistemas computacionais capazes de realizar tarefas que, de outra forma, exigiriam inteligência humana para serem realizadas.

A IA envolve a criação de algoritmos e modelos que podem analisar grandes conjuntos de dados, aprender com esses dados e tomar decisões com base nas informações que aprenderam. Esses algoritmos podem ser treinados por meio de métodos de aprendizado de máquina, como redes neurais, algoritmos genéticos, lógica fuzzy e outras técnicas.

A IA tem uma ampla gama de aplicações em várias áreas, como a robótica, diagnóstico médico, análise de dados, reconhecimento de voz e imagem, chatbots, jogos de estratégia, e muito mais. A medida que o poder de processamento dos computadores aumenta e a quantidade de dados disponíveis continua a crescer, a IA se torna cada vez mais poderosa e capaz de realizar tarefas ainda mais complexas e avançadas.

Embora a IA tenha o potencial de transformar muitas áreas da vida cotidiana, também há preocupações com relação ao seu uso e desenvolvimento ético e responsável. A medida que a IA continua a evoluir, é importante considerar as implicações éticas e sociais de seu uso e desenvolvimento.

Se você quiser acompanhar um pouco mais dessa preocupação com relação ao seu desenvolvimento, acompanhe o próprio Elon Musk em seu Twitter, onde ele tem feito alguns comentários.

A importância dos semicondutores para o desenvolvimento da inteligência artificial

 

Agora que já sabemos que os semicondutores são componentes essenciais para a criação de dispositivos eletrônicos, incluindo aqueles que são usados para a inteligência artificial, e que a inteligência artificial depende de algoritmos de aprendizado de máquina, que exigem grande capacidade de processamento para analisar grandes conjuntos de dados e aprender com eles. Vamos ver a importância dos semicondutores para o desenvolvimento da inteligência artificial.

 

Os semicondutores são críticos para a criação de processadores e sistemas de computação que podem executar esses algoritmos em escala. Além disso, a crescente demanda por dispositivos de inteligência artificial em diversas aplicações, desde assistentes pessoais até carros autônomos, exige cada vez mais poder computacional. Essa demanda é impulsionada pelo aumento do volume de dados gerados em tempo real e pela necessidade de processá-los rapidamente para tomar decisões inteligentes.

Nesse sentido, os semicondutores são fundamentais para a evolução da inteligência artificial, pois ajudam a fornecer o poder de processamento necessário para a realização de tarefas complexas. À medida que a tecnologia de semicondutores continua a evoluir, espera-se que as capacidades de inteligência artificial aumentem ainda mais, permitindo aplicações ainda mais avançadas em áreas como a robótica, diagnóstico médico e muito mais.

 

Tempo para dobrar a capacidade da tecnologia

 

Gordon Moore foi um dos criadores da Intel. Ele percebeu que a capacidade de processamento estava dobrando a cada 2 anos, também encontramos por ai falando em 18 meses. No entanto, já ouvi que a inteligência artificial está dobrando de capacidade a cada 4 meses!

 

Para ter essa evolução tão grande, a inteligência artificial precisa de componentes, ou seja, chips que se traduzem em semicondutores. E aqui estamos falando apenas da parte de inteligência artificial sem considerar outros equipamentos eletrônicos.

 

É aqui que entra a tese de investimento em semicondutores com mais força ainda. Tivemos uma grande crise e agora temos alta demanda.

A crise dos semicondutores 

 

A crise dos semicondutores é um fenômeno recente que ocorre devido à escassez de chips semicondutores no mercado global. Os semicondutores são utilizados em uma ampla variedade de produtos, desde smartphones e laptops até carros e eletrodomésticos, além de serem fundamentais para a indústria de tecnologia como um todo. A crise foi causada por uma combinação de fatores, incluindo a pandemia de COVID-19, a demanda crescente por eletrônicos e a interrupção na cadeia de suprimentos.

A pandemia de COVID-19 afetou a produção de semicondutores de várias maneiras. O fechamento de fábricas, a queda na demanda por eletrônicos e as restrições nas viagens internacionais afetaram a cadeia de suprimentos e a logística de envio de produtos. Além disso, a mudança para o trabalho e aprendizagem remotos aumentou a demanda por laptops, tablets e outros dispositivos eletrônicos, levando a uma escassez de chips semicondutores.

A crescente demanda por carros elétricos e autônomos, bem como a necessidade de componentes eletrônicos em eletrodomésticos e outros produtos, também contribuiu para a crise dos semicondutores. Além disso, o aumento das tensões geopolíticas e a disputa comercial entre Estados Unidos e China afetaram a cadeia de suprimentos de semicondutores, tornando a situação ainda mais complicada.

A crise dos semicondutores afetou várias indústrias, incluindo a de eletrônicos de consumo, automotiva e de dispositivos médicos. Os preços de dispositivos eletrônicos aumentaram, enquanto os estoques diminuíram, levando a atrasos na produção e entregas. As empresas afetadas estão trabalhando para encontrar soluções para resolver a crise, incluindo a expansão da capacidade de produção, a diversificação de fornecedores e a criação de parcerias estratégicas. No entanto, é provável que a crise dos semicondutores continue a afetar a indústria globalmente até que a oferta de chips semicondutores se recupere completamente.

 

Oportunidade de investimento em semicondutores

 

É aqui que entra nossa oportunidade. Existem diversas empresas de semicondutores para atender todo esse mercado. Cada empresa desenvolve um tipo de semicondutor ou chip. Existem várias tecnologias envolvidas e diferente necessidades. Por exemplo, os chips usados para armazenamento de dados são diferentes dos usados em elevadores, sendo assim, empresas diferentes são oportunidades de investimentos.

 

Hoje temos a Taiwan Semiconductor como uma das maiores empresas de semicondutores do mundo. Ela fornece os chips para a Apple colocar em seus produtos. Por estar situada majoritariamente em Taiwan, as tensão políticas acabam colocando a Empresa em risco maior ainda.

 

Se você quiser entender um pouco mais sobre os semicondutores e as principais empresas no setor, baixe gratuitamente o e-book Como lucrar com a escassez dos semicondutores, clicando aqui.

Considerações Finais

 

A inteligência artificial está dobrando de capacidade a cada 4 meses. Esse desenvolvimento não tem freio, no entanto, precisa de um componente muito especial para sobreviver, os semicondutores. Portanto, invista não só em empresas de tecnologia voltada para inteligência artificial como também nas empresas que fornecem os insumos para esse desenvolvimento.

 

Considere estudar mais a tese de investimentos em semicondutores e deixe aqui nos comentários sua opinião. Não se esqueça também de classificar este post com 5 estrelas aqui no final, isso ajuda o site a ter um melhor engajamento no Google.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us