google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
bonds

Como investir em Bonds

 

Olá, amigos investidores!

Hoje vamos falar de Bonds. Tivemos a pandemia em 2020 o que mudou bastante a história da humanidade e fez com que praticamente todos os setores da economia aprendesse soluções novas. Tivemos o Home office institucionalizado, setor de tecnologia disparando, muito dinheiro sendo impresso pelos bancos centrais, brigas ideológicas e políticas, lockdows em geral e a corrida por uma vacina para voltarmos à realidade.

Tudo isso trouxe uma grande consequência, a alta das taxas de juros. Os governos fizeram um plano de distribuição de renda para os mais vulneráveis. Muito dinheiro foi impresso e entregue às famílias. A inflação aumentou, o custo da mão de obra também aumentou e consequentemente os bancos centrais foram obrigados a aumentarem os juros para tentar conter essa disparada da inflação.

Os Estados Unidos e a Europa como um todo que são referências em baixas taxas de juros e inflação, estão tendo um aumento em ambos e à reboque, levando outros países. No entanto, sabemos que onde há crise, há oportunidade. Essas taxas de juros elevadas traz oportunidades de investimentos em renda fixa americana, os famosos Bonds. Alguns desses títulos que chegaram a pagar 0,22% ao ano, hoje pagam mais de 4%. Considerando que estamos falando de dólar, vale muito a pena investir em algo deste tipo.

Vamos ver as características, as modalidades e como investir nesses Bonds. Lembre-se que este post não é recomendação de compra nem de venda. Trago aqui estudos sobre investimentos no exterior, portanto, pesquise um pouco mais e converse com sua corretora na hora de investir em algum ativo.

Bonds = Títulos 

 

Investir em títulos é uma forma de os indivíduos emprestarem dinheiro a organizações, como corporações e governos, em troca de pagamentos regulares de juros e o retorno do valor principal quando o título vence. 

Apesar de existirem várias categorias de títulos, podemos fazer uma analogia com o Tesouro Direto que temos no Brasil. Quando você investe no Tesouro Direto, você está emprestando dinheiro para o governo brasileiro a uma taxa de juros e um período em que seu dinheiro ficará “preso”. Esses são os treasury Bonds

Além de poder comprar títulos do governo, você também vai encontrar os Bonds de empresas como Amazon, Apple, Microsoft e outras gigantes do mercado americano. Neste caso posso chegar perto de fazer uma analogia com as debêntures. Esse tipo de título consiste em emprestar dinheiro para uma empresa privada.

Tipos de títulos

 

Existem vários tipos de títulos, cada um com suas próprias características e riscos. Alguns dos tipos mais comuns de obrigações incluem:

  1. Títulos do governo: títulos emitidos pelo governo federal, como títulos do Tesouro, são considerados os títulos mais seguros porque são respaldados pela fé e crédito total do governo dos EUA.
  2. Títulos municipais: Títulos emitidos por governos estaduais e locais, conhecidos como títulos municipais, podem oferecer renda isenta de impostos a investidores que residam no mesmo estado que o governo emissor.
  3. Títulos corporativos: Os títulos emitidos por empresas são geralmente considerados mais arriscados do que os títulos do governo, mas podem oferecer retornos mais elevados. A qualidade de crédito da corporação, bem como sua estabilidade financeira, podem afetar o risco e o retorno dos títulos corporativos.
  4. Títulos de alto rendimento: Também conhecidos como junk bonds, os títulos de alto rendimento são emitidos por empresas com classificações de crédito mais baixas e oferecem rendimentos mais altos do que outros tipos de títulos. Eles carregam um maior nível de risco e são considerados investimentos especulativos.
  5. Títulos de taxa flutuante: Os títulos de taxa flutuante têm uma taxa de juros ajustável que muda periodicamente, geralmente em resposta a mudanças nas taxas de juros do mercado. Esses títulos podem oferecer alguma proteção contra o aumento das taxas de juros.
  6. Títulos internacionais: Os títulos internacionais são emitidos por empresas e governos fora dos Estados Unidos. Investir em títulos internacionais pode fornecer exposição a mercados e moedas estrangeiras, mas também traz riscos adicionais, como flutuações cambiais e instabilidade política.

É importante lembrar que investir em títulos não é garantia de lucro, e o valor do seu investimento pode flutuar. Antes de investir em qualquer tipo de título, é importante considerar seus objetivos de investimento, tolerância ao risco e pesquisar minuciosamente o título e a organização emissora.

Melhor rendimento dos Bonds

 

É difícil prever o melhor retorno dos títulos em 2023, pois os retornos dos títulos são influenciados por vários fatores, incluindo taxas de juros, inflação e a qualidade de crédito da organização emissora. No entanto, algumas considerações gerais que podem afetar os retornos dos títulos incluem:

  1. Taxas de juros: Se as taxas de juros subirem, o valor dos títulos existentes pode diminuir e o retorno dos novos títulos será maior. Por outro lado, se as taxas de juros caírem, o valor dos títulos existentes pode aumentar e o retorno dos novos títulos será menor.
  2. Qualidade de crédito do emissor: A qualidade de crédito do emissor pode afetar o retorno dos títulos, pois afeta a probabilidade de inadimplência. Os títulos emitidos por organizações com altas classificações de crédito são geralmente considerados mais seguros e oferecem retornos mais baixos, enquanto os títulos emitidos por organizações com classificações de crédito mais baixas podem oferecer retornos mais altos, mas apresentam mais riscos.
  3. Inflação: A inflação pode impactar o retorno dos títulos, pois pode reduzir o poder de compra dos juros recebidos.

É importante ter em mente que o mercado de títulos pode ser imprevisível e o desempenho passado não é garantia de resultados futuros. É sempre uma boa ideia estudar bastatte o assunto antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Remessa Online

Como é a tributação sobre os Bonds?

 

Os impostos cobrados sobre investimentos em títulos dependem de vários fatores, incluindo sua residência, o tipo de título e a jurisdição em que o título foi emitido. Aqui estão algumas regras gerais que se aplicam a investimentos em títulos nos Estados Unidos:

  1. Imposto de renda federal: Os juros recebidos da maioria dos títulos são geralmente considerados renda tributável e estão sujeitos ao imposto de renda federal. A alíquota do imposto dependerá da sua faixa de imposto marginal.
  2. Impostos estaduais e locais: alguns estados e localidades impõem seus próprios impostos sobre os juros dos títulos, portanto, você também pode estar sujeito a impostos estaduais e locais sobre a receita do investimento em títulos.
  3. Títulos municipais: Os juros recebidos de títulos municipais podem ser isentos de imposto de renda federal e, em alguns casos, de impostos estaduais e locais se os títulos forem emitidos pelo estado ou localidade em que você reside.

É importante ter em mente que as leis tributárias são complexas e sujeitas a alterações.

Porém, essas regras são para os investidores que prestam conta ao fisco americano. No Brasil o imposto é cobrado como renda fixa, ou seja, não há limite de isenção de imposto como no caso de venda das ações até o limite de 35 mil reais. Portanto, caso você tenha ganho de capital mesmo operando abaixo de 35 mil reais no mês, vai ter que pagar imposto.

O cálculo do imposto é que atrapalha um pouco o investimento em Bonds americano. Nossa legislação tributária é complexa e você tem que calcular o câmbio do dia que você enviou, do dia da compra e do dia da venda. Tudo isto para calcular o imposto a pagar. Portanto, novamente sugiro estudar bastante como declarar o ganho de capital e o cálculo do imposto antes de investir.

Após você estar confiante de como investir, aqui vão alguns passos e dicas

 

  1. Determine suas metas de investimento: antes de investir em títulos, é importante entender por que você está investindo e o que espera alcançar. Isso ajudará você a determinar em que tipo de títulos investir e quanto investir.
  2. Considere sua tolerância ao risco: Os títulos geralmente são considerados menos arriscados do que as ações, mas ainda apresentam algum nível de risco. Considere sua tolerância ao risco pessoal e escolha títulos que se alinhem com suas metas de investimento e tolerância ao risco.
  3. Faça sua pesquisa: Pesquise diferentes tipos de títulos e as organizações que os emitem. Observe a saúde financeira e as classificações de crédito, bem como a taxa de juros oferecida no título.
  4. Decida como comprar títulos: Os títulos podem ser adquiridos diretamente da organização emissora ou por meio de um corretor. Se você é novo no investimento em títulos, pode ser útil trabalhar com um consultor financeiro para encontrar os títulos certos para sua carteira de investimentos.
  5. 5. Monitore seus investimentos: monitore regularmente seus investimentos em títulos e esteja preparado para fazer alterações, se necessário, para ajudar a garantir que você esteja atingindo suas metas de investimento.

Lembre-se, investir em títulos não é garantia de lucro e o valor do seu investimento pode flutuar. É importante considerar os riscos envolvidos e consultar um consultor financeiro antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Onde encontrar os Bonds?

 

A maneira mais fácil de encontrar Bonds para investir é na Avenue. Eles já têm uma lista de opções que vai suprir suas necessidades. Porém, investir diretamente nesses títulos requer uma quantia mais alta. Na Avenue o mínimo é de 10 mil dólares. Em algumas ourtras corretoras como a TD Ameritrade, você pode investir valores menores, no entanto, não é tão simples investir em Bonds diretamente como é investir em ações, REIT ou ETF.

Se você é iniciante e quer se expor ao mercado de títulos, procure por ETF especializados. Existem vários ETF que reúnem diferentes títulos e oferece a você exposição ao mundo todo.

bonds na Avenue

A imagem acima mostra alguns Bonds do tesouro americano ofertados pela Avenue. Reparem que os cupons variam de 0 a até 4,125%. Os prazo de vencimento também variam.

Já a imagem abaixo mostra algumas ofertas de Bonds corporativos como Amazon e Walt Disney. De igual maneira, encontraremos prazos e cupons diferentes.

Não se esqueça de olhar a classificação da Moody’s/S&P antes de investir em um Bond que paga um alto cupom.

O único inconveniente que a Avenue traz é que para investir em Bonds, você precisa de mínimo de 10 mil dólares.

Bonds americanos

Considerações finais

 

Bonds são títulos, tanto do governo americano quanto de empresas para investir e receber um cupom anual. No momento atual em que a taxa de juros americana está elevada, os Bonds passaram a ser interessante.

 

Ao investir em Bonds pagando um bom cupom anual, você pode receber mais do que os dividendos de algumas ações sem correr o risco do mercado de renda variável. No entanto, fique atento às entrelinhas, pois com mais elevação da taxa de juros, você pode perder rentabilidade.

 

Não deixe de estudar sobre os Bonds. Existe muito material na própria corretora. Procure por ETF de Bonds caso não tenha o mínimo para investir diretamente. Após tudo isso, deixe aqui nos comentários o que você acha dos Bonds americanos.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

5/5 - (2 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
4 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Aposentada aos Trinta
Aposentada aos Trinta
24 de fevereiro de 2023 16:07

Muito interessante Alex.
Ainda não tive coragem (ou vontade) de me arriscar no mercado de bonds lá fora. Ainda acho que esse momento é passageiro, rs, então não sei se vale o custo de aprender o operacional.
Uma dúvida que eu sempre tive: como fica a tributação lá fora? é recolhido na fonte? Porque se for, core o risco de dupla tributação não (aqui e nos EUA)?
Abs!

Carlos Eduardo Genelhoud Siqueira
Carlos Eduardo Genelhoud Siqueira
18 de fevereiro de 2023 23:47

Muito bom artigo Alex. Tenho estudado e comprado os Etfs BND e TLT. Acho um bom momento para isso, até os EUA sinalizar uma queda na tx. de juros.

Translate »
4
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us