google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
dividendos da AT&T

Dividendos da AT&T estão seguros para 2023?

 

Olá, amigos investidores!

 

AT&T acaba de divulgar seu resultado do quarto trimestre e o mercado parece ter gostado do que viu. A princípio, os dividendos da AT&T estão seguros para 2023 e até para 2024, sendo assim, vamos tecer alguns comentários sobre os dividendos e também sobre o que esperar da T nos próximos anos.

 

Se você ainda não conhece a AT&T, clique aqui e assista o vídeo de apresentação. Ela fazia parte das dividend aristocrats, no entanto, após a spinoff da Timer Warner para uma fusão com a Discovery, formando a Warner Bros Discovery (WBD), ela deixou a lista das aristocrats por cortar os dividendos.

Resultado trimestral da AT&T

 

Em 25 de janeiro de 2023, AT&T divulgou seu resultado do quarto trimestre de 2022. O resultado agradou o mercado com um aumento das assinaturas por conta do 5G e, principalmente, pelo seu fluxo de caixa livre. Veja abaixo um resumo do resultado extraído do site da AT&T.

 

 

Como já venho comentando há algum tempo, a implantação da tecnologia 5G está trazendo lucro para diversas empresas no mundo todo. Vamos pegar nossa fatia nessa receita.

O que esperar da receita em 2023

 

Para 2023 a AT&T espera uma receita bem modesta. O fluxo de caixa livre que foi de 14 bilhões de dólares em 2022 deve ser aumentado em 2 bilhões para 2023, totalizando 16 bilhões. Acredito que seja bem plausível chegar nesse patamar, portanto, caso isso aconteça, T vai ter um upside no preço e também nos dividendos.

Veja o que a T fala sobre 2023:

Interessante notar que eles comentam da taxa de juros que está mais alta e isso impacta a dívida da AT&T. Aliás, e sua dívida?

Dívida da AT&T

 

T possui uma dívida muito grande e isso preocupa qualquer investidor. No entanto, sua dívida vem diminuindo em um ritmo que considero aceitável para bom. Como ela gera muito caixa e tem um ótimo fluxo de caixa livre, ela consegue distribuir dividendos e ainda amortizar a dívida.

 

De certo modo que até preferiria que T não distribuísse tanto dividendo no momento para acelerar o pagamento da dívida. Caso isso fosse feito, o preço da ação se recuperaria mais rápido, no entanto, também há como fazer as duas coisas, distribuir dividendos e pagar as dívidas.

 

A gestão de AT&T queimou muito caixa fazendo aquisições “fracassadas” como a DirecTV e a Time Warner. Foram bilhões de dólares em negócios que não trouxeram retornos imediatos e agora valem menos do que valiam antes. Talvez Time Warner não seja tão ruim mas não era para T ter feito essa aquisição.

 

Sua dívida está em aproximadamente 133 bilhões. Isso é equivalente a aproximadamente 3,3X o EBTIDA. Nesses níveis não considero um grande problema, mesmo assim, melhor diminuir essa dívida. Outro agravante são os juros da dívidas que no momento estão altos e impactam um pouco mais.

Dividendos da AT&T estão seguros?

 

Sim! Os dividendos estão seguros! AT&T tem um DY de pouco mais de 5% ao preço de 25 de janeiro de 2023. Vamos fazer uma continha rápida aqui.

 

Em 2022 T teve um fluxo de caixa livre de 14 bilhões. O total de ações em circulação é de 7,12 bilhões. Como ela paga $1,11 por ação, então gasta cerca de 7,9 bilhões de dólares. Sendo assim, sobra ainda, 6,1 bilhões de dólares para diminuir a dívida.

 

Esse é um cálculo básico para vermos que se a gestão fizer o dever de casa, não inventar nenhum M&A e continuar segurando gastos, os pagamentos estão seguros e a dívida vai diminuir. Para a virada do ano, não me surpreenderia caso aumentassem o dividendo em apenas $ 0,01. Desta maneira manteria aqueles acionistas que gostam de dividendos e sobraria mais para quitar dívidas.

 

Vamos lembrar que para 2023 AT&T está estimando um fluxo de caixa livre de 16 bilhões, o que pode tranquilamente executar o plano desenhado acima. Hoje o payout está em 57% deixando o acionista bem tranquilo.

Vale a pena investir em AT&T?

 

Como você já sabe, este não é um post de recomendação de compra ou venda, entretanto, aqui temos elementos para auxiliar na sua decisão. Essa é a pergunta do momento. Será que vale a pena investir em AT&T?

 

Isso depende muito do seu perfil de investidor. No momento T tem um nível de risco um pouco elevado, devido à sua dívida ser grande, no entanto, como vimos, o fluxo de caixa livre deixa a gente mais tranquilo pra receber dividendos.

 

Sendo assim, acredito que quem investir em T no momento, não pode esperar um grande ganho de capital mas sim um possível aumento do capital no médio prazo e um recebimento de dividendo muito bom, acima de 5%.

 

Se você quer receber altos dividendos, T é uma maneira bem simples. Você abre uma conta em uma corretora e compra o ativo. Existe isenção de imposto no caso de ganho de capital nas vendas de até 35 mil reais por mês o que mantém os lucros. Existem outras alternativas para receber 5% em dividendos mas dão mais trabalho.

Considerações Finais

 

Os dividendos da AT&T estão seguros para 2023 e quiça para 2024. Se o fluxo de caixa livre para 2023 for de 16 bilhões, sua dívida deverá diminuir e seus dividendos aumentar. O risco está um pouco maior por conta de suas dívidas, porém nos investimentos os riscos existem e quanto maior o risco, (quase) maior é o retorno.

 

Sigo comprado em T, no entanto sem aumentar posição no momento. Acredito que os dividendos estão garantidos por mais alguns anos sendo pagos na casa de 4%+.

 

E você? O que acha dos dividendos de AT&T? Acha que vale a pena investir na Empresa no momento? Deixe seus comentário aqui embaixo e não se esqueça de qualificar o post com 5 estrelas.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

5/5 - (5 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
4 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Kiko
Kiko
29 de maio de 2023 19:24

Pqp a pior empresa americana de longe! Caindo fora de AT&T, minha pior posição, para cada centavo recebido em dividendo perdi 3 em retorno total. To começando a concordar com o AA40 de que não é possível escolher empresas vencedoras no longo prazo. Isto é mais uma prova.
Tchau T

Leandrinho da TI
Leandrinho da TI
27 de janeiro de 2023 10:23

AT&T tá tranquila, agora o resultado da Intel foi desastroso. Tem ela? Vai postar sobre ela? O que fazer? Div estao seguros? a SSD rebaixou ela para div nao seguro.

Translate »
4
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us