google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Aplicações Financeiras no ExteriorChinaInvestimentos nos Estados Unidosstocks

É hora de comprar Alibaba? (BABA:NYSE)

By 30 de agosto de 2021setembro 5th, 2021No Comments

Olá, amigos investidores!

 

Alibaba é a maior empresa de comércio on-line e móvel do mundo, operando os mercados on-line mais visitados da China. Seu conglomerado inclui Taobao (consumidor para consumidor) e Tmall (empresa a consumidor).

A divisão de varejo de comércio da Alibaba na China representou 69% da receita no trimestre de dezembro de 2020, com Taobao gerando receita por meio de publicidade e outros serviços de dados comerciais e a Tmall derivando receita de taxas de comissão.

Fontes de receita adicionais incluem comércio atacadista da China (2%), mercados internacionais de varejo/atacado (5%/2%), computação em nuvem (7%), plataformas de mídia digital e entretenimento (4%), serviços logísticos de Cainiao (5%) e iniciativas de inovação/outras (2%).

E neste post vamos comentar um pouco se é hora de comprar Alibaba ou não.

Alibaba (NYSE:BABA) de Jack Ma

 

Jack Ma ficou conhecido não somente por ser o fundador de Alibaba mas também por ter desaparecido há uns meses. Apesar de Alibaba ser uma empresa que opera majoritariamente na China, ela está listada na NYSE nos Estados Unidos.

Quando falamos em investir na China, sempre fica a dúvida de quão seguro é deixar o dinheiro em uma empresa sob regulações do regime Chinês. Entretanto, todo tipo de investimento gera algum risco. Na hora de investir, precisamos saber se o risco que vamos correr vale a pena ou não.

Mas voltando a falar de Jack Ma, temos uma história muito interessante como as dos demais mega CEO como Jobs e Bezos. Se você não conhece a história de Jack Ma, fundador de Alibaba, clique aqui e assista esse vídeo.

Mas o que quero trazer aqui é a reflexão se vale a pena comprar Alibaba (NYSE:BABA) agora ou não. Apesar de deixar minhas opiniões aqui, relembro que nada é recomendação de compra nem de venda. Todo o conteúdo do site é apenas para fins de estudos.

O crescimento de Alibaba

 

Alibaba teve seu IPO (initial Public Offer) em setembro de 2014. Portanto, é uma empresa bem nova no mercado de ações. Seu IPO levantou 25 bilhões de dólares e já deixou a empresa valendo 231 bilhões de valor de mercado.

Acontece que desde 2014 Alibaba vem tendo ótimos resultados, o que culminou na elevada no preço de suas ações. Em 2014 as ações estavam sendo negociadas a $90 e em outubro de 2020 chegou a ser negociada a $310.

Entretanto, se buscarmos o resultado de agosto de 2020 até agosto de 2021, vamos ver que o preço caiu em torno de 47%. Mas será que a empresa estava cara e agora que caiu 47% está barata?

Não vou entrar no mérito da Duo Diligence que é quando a gente faz uma pesquisa qualitativa pra saber se a empresa pode ter um futuro promissor com seus serviços. Vou comentar apenas alguns indicadores para deixar os estudos mais interessantes.

Peguei a imagem abaixo no seekinalpha.com. Lá ele me mostra desde 2016 e podemos perceber que de 19 resultados mostrados, apenas 2 deles Alibaba não bateu a receita.

Alibaba

Ótimos indicadores de Alibaba

 

Falando em análise fundamentalista, vamos ver alguns indicadores de Alibaba que podem ajudar a responder se é hora de comprar ou não. O primeiro eu acabei de mostrar, a quantidade de trimestres que Alibaba superou o anterior. Comparando a receita desde 2017, temos um salto de 22 para 119 bilhões de dólares.

A receita líquida dos últimos 5 anos cresceu 15 bilhões de dólares. A empresa tem mais de 30 bilhões de dinheiro em caixa. O ROE, Return on Equity está em 16% o que é muito bom. Seu preço sobre lucro hoje está em 16%.

Outros indicadores como Price/Sales que quanto menor, melhor, está em 3,62. Como referência, eu uso 5 como um valor aceitável. Dai pra baixo, quanto mais cai, melhor fica.

O indicador EV/Sales que também tenho como referência o 5, está em 3,41. Mas o ideal desses indicadores é comparar com empresas semelhantes. Assim você tem uma noção melhor se realmente os números estão bons ou não.

Todos esses indicadores são utilizados para ver se a empresa está “descontada” ou não. O investidor de valor fica procurando uma empresa que esteja sendo negociada com esse desconto.

Alibaba saiu de uma máxima de $319 para o preço atual de $159. Sua receita continua crescendo, seus múltiplos estão bons e o preço ainda em queda.

Considerações Finais

 

Apesar de estar de olho em Alibaba e estudando seus indicadores, ainda não tenho posição e nem sei se vou iniciar uma posição no momento. Não por conta de duvidar da capacidade da empresa mas sim porque o aporte já foi direcionado para outro investimento.

De qualquer maneira, continuo de olho em Alibaba podendo abrir uma posição assim que tiver oportunidade. Relembro que este post não é uma recomendação de compra e você deve fazer suas diligências antes de investir.

Agora conte aqui nos comentários o que acha de Alibaba? Já possui em carteira? Acha que vale a pena se expor à China?

Bons investimentos.

Alex.

5/5 - (2 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us