EstratégiasEstudosSPAC

Spac é investimento ou fraude?

By 30 de maio de 2021No Comments

Olá, amigos investidores!

As SPACs, Special Propose Acquisition Company, caíram no gosto e na “modinha” dos investidores no ano de 2020. Em 2021, virou uma febre investir em alguma SPAC “promissora”, tanto é que somente nos 5 primeiros meses de 2021 o volume negociado já ultrapassou 100 bilhões de dólares. Eu detalhei como uma SPAC funciona neste post e no vídeo abaixo, entretanto, agora vou comentar sobre uma matéria do Wall Street Journal que fala dos insiders nas SPACs.

SPAC Insiders Can Make Millions Even When The Company They Take Public Struggles

 

Esse foi o título que o The Wall Street Journal deu a uma matéria publicada criticando uma SPAC e seus patrocinadores. A matéria cita exemplo de uma SPAC que trouxe uma empresa de serviços de saúde pública ao mercado, no ano passado e logo depois a empresa teve perdas acentuadas. A fusão da SPAC com a Empresa estava estimada em 11 bilhões de dólares.

A SPAC tinha o nome de Churchill Capital Corp III e como patrocinador o Michael Klein. Eis o que o WSJ publicou em sua matéria:

No caso da MultiPlan, o SPAC foi chamado Churchill Capital Corp. III e o patrocinador foi o ex-fabricante de negócios do Citigroup Inc. Michael Klein. Ele compartilhou os investimentos com desconto com outros consultores de seu banco de investimentos, M. Klein & Co., e parceiros jnanceiros de uma maneira que vai além do que foi divulgado publicamente, de acordo com um comunicado do porta-voz da equipe SPAC.

spac

O que aconteceu com a MultiPlan Corp?

A matéria do Wall Street Journal focou apenas neste caso. Para quem não estuda sobre SPAC, realmente fica a mensagem de que esse instrumento que está sendo utilizado em ampla escala agora, é apenas um golpe. Fato é que a MPLN é uma empresa real com números crescentes mas o valor de mercado caiu para 5,5 bilhões de dólares.

O preço de uma SPAC geralmente fica em torno de $10. Após o anúncio de uma fusão, os preços acabam subindo bastante com a expectativa de descobrirem qual será o valuation da empresa que está se aliando à SPAC. Geralmente, após a fusão, há uma calmaria no preço do ativo e ele estabiliza em um padrão “normal”.

No caso de MPLN o preço chegou a $12,93 e caiu para $5,48. No momento que escrevo este post, o preço está em $8,44. Sinceramente, não vejo motivo para desespero. A Empresa vem apresentando resultados bons e o preço de uma empresa nessa categoria oscila muito mesmo. Cabe lembrar que estamos falando de um investimento de risco mais alto.

SPAC

Na minha visão, nada demais aconteceu com a MultiPlan. O case da empresa é bom. A área de saúde está muito promissora no momento com diversas empresas crescendo bastante. NA verdade, o que aconteceu é que a MPLN fez uma fusão com uma SPAC e um patrocinador que talvez tenha a característica de ser mais agressivo. Por isso é importante conhecer o patrocinador.

É seguro investir em SPAC?

 

Uma SPAC nada mais é do que um investimento com maior risco assim como uma small cap ou então operar um derivativo. O caso de uma SPAC é que temos que, além de ler o prospecto, também temos que conhecer o patrocinador. Não vejo problema nenhum em investir em uma SPAC, o preço oscilar no curto prazo e até mesmo, não dar ponto como poderia imaginar, este é o risco do negócio.

A segurança de investir em uma SPAC resume-se em estudar o tipo de fusão que será feita e no case da empresa a ser adquirida. Algumas cláusulas ao contrato são interessantes como por exemplo, uma proibição da saída de um patrocinador nos próximos 5 ou 10 anos. Imagine que um patrocinador coloque 20 milhões do dinheiro dele em uma SPAC mas ele só poderá vender 10% das ações por ano? Obviamente ele vai trabalhar para que o negócio dê certo, caso contrário, o preço cai e ele perde muito dinheiro.

De qualquer maneira, caso a fusão não te agrade, você tem a opção de vender suas units ou então as suas ações, caso já as tenha convertido. Entretanto, você ainda pode ficar com as garantias para ver se o negócio vai ser bom ou não.

Também é válido lembrar que empresas como a NIO, vieram de uma fusão com uma SPAC. Se você quiser ver a lista das empresas que vieram a público por meio de uma SPAC e se surpreender com ótimos resultados de até 400%, clique aqui.

Considerações Finais

 

Investir em uma SAPC é a mesma coisa que investir em outra empresa com um risco mais alto como uma small cap. O problema é achar que uma SPAC é uma mina de outro e que em dois ou cinco meses o preço vai quintuplicar e vamos ficar ricos. Uma SPAC nada mais é do que uma fusão com uma empresa para captar mais capital no mercado financeiro. O trabalho e os números trimestral ainda precisam crescer como outras empresas.

Por fim, investir em uma SPAC não te isenta de estudar as regras de uma fusão. Você deve procurar estudar a fundo as regras de uma SPAC que você pode encontrar facilmente no google digitando o nome da SPAC seguido de “Form S-1” como na imagem abaixo.

SPAC Form S-1

E você? O que acha das SPACs? Uma boa oportunidade de negócio ou uma fraude e uma furada onde apenas o patrocinador ganha dinheiro? Já investe em alguma? Deixe sua opinião nos comentários.

Bons investimentos!

Alex.

Alex Mendes

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
()
x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us