google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Dividend AristocratsDividend KingsDividendosDólarEstratégiasEstudos

3 dividend Aristocrats com ótimo potencial

By 23 de março de 20232 Comments
3 Dividend aristocrats

3 Dividend Aristocrats com alto potencial de retorno nos próximos 3 anos

 

Olá, amigos investidores!

 

Estamos em um momento bastante turbulento quando falamos de economia, mercado e investimentos. Por isso, veremos neste post 3 Dividend Aristocrats que possuem alto potencial de crescimento nos próximos 3 anos e estão com seus múltiplos muito atraentes.

Duas delas que é a 3M e a BEN eu já tenho em carteira, já comentei algumas vezes aqui no site e também já fiz alguns vídeos. A outra é a Albemarle com sua produção de baterias. Vamos ver um pouco mais delas no atual momento.

3M altos dividendos, oportunidade à vista, porém risco mais elevado

 

Das 3 Dividend Aristocrats que vamos falar hoje, a 3M é a que mais pode apresentar um risco. Hoje ela está sendo negociada a um PE de apenas 12, está pagando um dividendo de 5,7% ao ano, seu payout está em 59% e o preço da ação está igual há 10 anos. Muito ruim para quem comprou há 10 anos e segurou até hoje, pois considerando apenas o preço da ação, ela perdeu para o SP500.

 

3 Dividend aristocrats

 

Por outro lado, se observamos alguns dados, vemos que o preço está atraente para quem entrar agora.  Muito empiricamente, se fizermos uma média entre o preço de hoje e o preço mais alto nos últimos 10 anos, temos um upside de aproximadamente 70% no preço da ação, no entanto, repito, falando empiricamente.

Além disso, a 3M está sendo negociada a 2,2X de sua dívida líquida/ EBTIDA e um preço sobre lucro dos mais baixos nos últimos 20 anos, perdendo apenas para um momento durante a crise de 2008/2009. Ou seja, as métricas estão à favor da 3M.

 

Os riscos da 3M

Contudo, alguns riscos rondam a 3M. Dois deles são processos que estão em andamento, sendo o principal o litígio sobre protetores auriculares para as forças armadas americanas. Há um processo contra a MMM de que estes protetores não estavam sendo eficientes e muitos soldados tiveram problemas de audição.

 

Porém, a própria 3M divulgou nota em favor dela mostrando que este litígio está caminhando para o fim sem sanções bilionárias para a Empresa. Quando tudo isso finalizar, o preço provavelmente vai subir. Veja a nota aqui.

 

Caso a 3M perca os processos e seja obrigada a pagar multas, poderá ter um prejuízo de aproximadamente 10 bilhões ao longo dos próximos anos. Isso vai impactar a receita e pode até afetar os dividendos. É aqui podemos ter um corte de dividendos e ela perder o status de dividend aristocrats. Se eu acho que isso vai acontecer? Acho que não vai, acredito mais no fim dos litígios e num upside da Empresa.

 

Risco é tempero e para quem é adepto ai risco/retorno, estamos em um ótimo momento com a 3M. Tenho MMM em carteira, no entanto não pretendo comprar mais por já ter uma quantia considerável. Vamos acompanhar e trarei atualizações conforme os balanços forem sendo divulgados.

3M

Albemarle, a “dona” do lítio para baterias 

 

A segunda empresa Dividend Aristocrats que estou de olho é a Albemarle. Ainda não tenho ações da empresa, no entanto já estou considerando aportar agora tendo em vista uma redução nos preços e o que ela reserva para o futuro. Além de uma excelente expectativa, ela já paga dividendos crescentes há 28 anos consecutivos.

 

Se você não conhece a Albemarle, fiz um vídeo de apresentação quando mostrei todas as dividends aristocrats na nossa página exclusiva. Caso ainda não tenha assistido, clique aqui para ser direcionado.

 

A Albemarle atua em diversos segmentos que julgo importantíssimos para nossa sobrevivência, sendo assim, não vejo um risco tão grande de diminuição da produção e ou vendas nos próximos anos. Visitando a página da Empresa vemos uma breve definição que segue abaixo.

Com uma história que se estende até 1887, a Albemarle de hoje é um dos principais produtores globais de soluções de catalisador e produtos químicos de desempenho. Nossos produtos são usados como aditivos ou intermediários para uma ampla gama de produtos fabricados por empresas farmacêuticas, fabricantes de produtos de limpeza, empresas de tratamento de água, empresas agrícolas, fabricantes de produtos eletrônicos, refinarias e empresas de papel e fotografia. Operamos em escala global, atendendo clientes em todo o mundo.”

 

Mas não é exatamente em todos esses produtos ou serviços que está meu foco no momento. Considerando o momento de “crise” que o mundo passa e de queda generalizada das ações, acredito ser um bom momento para se posicionar na empresa observando um item muito importante.

O lítio

 

Meu foco maior está na área do lítio que a Albemarle possui. Temos visto grandes movimentos a favor de energia limpa e muito desse movimento nos leva a precisar de baterias para diversos produtos. Quem ainda não considerou comprar um carro elétrico? Eu mesmo já pensei mas ainda não vale o custo benefício.

 

Hoje a Albemarle possui a única mina de lítio nos EUA. Se olharmos para a China, ela produz sozinha quase ¾ das baterias no mundo e este cenário não deve ser alterado no curto prazo. Mesmo no médio prazo, precisaremos de muito investimentos e incentivos para trazer parte dessa produção para os Estados Unidos.

 

Se formos pensar somente em carros elétricos, vamos pegar a Tesla como exemplo. O número de carros elétricos vendidos no mundo cresceu absurdamente. E não só a Tesla está desenvolvendo e vendendo cada vez mais carros elétricos, todas as grandes montadoras já estão com produção em escala.

Esta é uma tese que podemos debater por horas. A necessidade de baterias de lítio só aumenta e estamos cada vez mais na mão da China neste quesito. Os Estados Unidos estão realizando o movimento de “onshoring” que seria trazer de volta a produção de itens críticos para dentro do seu território.

 

Falando de alguns múltiplos, estamos com um P/L menor do que 8. Seus dividendos não são empolgantes ficando em 0,8% ao ano, no entanto, seu payout é de apenas 7%, ou seja, tem muito caixa para aumentar dividendos. Porém meu foco maior é no crescimento da Albemarle. Abaixo deixo o gráfico dos últimos 10 anos com alguns múltiplos para você analisar.

Albemarle Dividend Aristocrats

Franklin Resources – (NYSE:BEN)

 

A Franklin Resources (NYSE:BEN) é a terceira dessa nossa lista de 3 Dividend Aristocrats. Eu já tenho um pouco em carteira e realizei a primeira compra na época da pandemia. Aumentei posição duas vezes depois disso e agora estou pensando em aumentar mais um pouco. Enquanto escrevo este post, meu retorno nela é de 27% sem considerar os dividendos recebidos.

 

Alguns analistas consideram a BEN ultrapassada com um modelo de negócios “das antigas”, no entanto, BEN está aumentando consideravelmente seu investimento em produtos mais alternativos, vejam o que eles divulgaram na página deles. Se quiser ver a matéria por completo, clique aqui.

 

“Franklin Templeton tem sido uma potência de fundos mútuos. No entanto, eles também se tornaram silenciosamente um dos maiores players da indústria de investimentos alternativos. M&As estratégicas e iniciativas educacionais ajudaram os produtos de investimento alternativo da Franklin Templeton a ganhar força no canal RIA. O foco estratégico de Franklin Templeton em investimentos alternativos está apenas começando a ter um impacto no setor.”

 

É aqui que entra o tal do risco/retorno. BEN tem um histórico de pagamento de dividendos crescentes de 44 anos. Nos últimos 4 anos fez aquisições que estão trazendo resultados aos poucos. Não obstante a isso, BEN paga 4,5% em dividendos anuais e tem um payout de 35%.

 

A crise dos bancos

 

É certo que estamos vendo a crise em alguns bancos como o SVB e isso afeta o mercado como um todo, inclusive a BEN. No entanto, é ai que os gestores entram com seus talentos fazendo boas compras e bons investimentos para trazer um bom retorno. Isso acontece com outras empresas como a Blackstone.

 

O P/L está abaixo de 12 e se considerarmos os últimos 10 anos, BEN não trouxe ganho de capital, muito pelo contrário, caiu mais de 40%. Mesmo assim, acrescido ser uma boa compra no momento, assim como foi na época da pandemia, o que está me trazendo um retorno muito bom. São esses momentos que trazem boas oportunidades para, pelo menos, realizar um ganho de capital.

3 dividend aristocrats

Considerações Finais

 

Mais uma vez estamos passando por um momento de grandes oscilações. Como sempre comento, onde há crise, há oportunidade. Vemos ótimos ativos com excelente potencial de crescimento a preços “descontados” quando analisamos alguns múltiplos.

 

Neste post trouxe 3 Dividend Aristocrats, sendo duas que já tenho em carteira e outra que ainda vai entrar na carteira para que você avalie se vale a pena investir ou não. Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de classificar o post com 5 estrelas no fim da página.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

5/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Matheus
Matheus
27 de março de 2023 01:00

Excelente texto, gostei dos esclarecimentos. Tenho acompanhado 3M e pretendo aportar mais nela, não é a toa todo esse tempo pagando bons dividendos, ela é gigante no setor.

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us