google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Spinoff 3M

Spinoff na 3M

 

Olá, amigos investidores,

 

Recentemente temos vistos muitas manobras em diversas empresas no mercado americano. Tivemos a compra da VMWare pela Broadcom, conforme comentei neste vídeo. Também temos a compra da Zendesk por uma empresa de capital fechado e a compra da Activision Blizzard pela Microsoft.

 

Ainda no segmento saúde, tivemos em 2018 a Pfizer que separou um segmento combinando com a Glaxo Smith e há um pouco mais de tempo, Abbott Laboratories separou sua parte farmacêutica para a AbbVie.

 

Mas recentemente vimos um spinoff que até agora não está trazendo valor para o acionista, entre a At&T e a Discovery. Abordei bem esse assunto e caso não tenha visto, clique aqui.

 

Agora estamos vemos mais dois movimentos de spinoff. A 3M está separando dois segmentos do seu conglomerado de atividades e produtos. Um da parte de Healthcare e outro da parte de segurança alimentar.

Spinoff da parte de Healthcare da 3M

 

A 3M é uma empresa centenária que faz parte da lista das dividend Kings, ou seja, ela paga dividendos crescentes e ininterruptos há mais de 50 anos. Para ser mais exato, a 3M paga dividendos crescentes e ininterruptos há mais de 60 anos.

 

Por ser bastante diversificada em termos de produtos e serviços pelo mundo todo, a 3M teve um excelente crescimento ao longo dos anos e se manteve muito resiliente nas grandes quedas que o mercado teve.

 

O anúncio do spinoff da parte de saúde veio juntamente com o resultado trimestral. Na ocasião podemos ver que a receita desse segmento ultrapassa 8 bilhões de vendas anuais. Portanto, já podemos ver que a nova empresa já nasce com uma receita muito maior que várias empresas listadas.

 

Nesse spinoff a 3M ainda vai deter 19,9% das ações da nova empresa. No entanto, poderá alienar ao longo do tempo conforme for a estratégia. Cabe lembrar que a parte de saúde tem um grande potencial, vide a Amazon entrando nesse jogo também.

Spinoff do segmento de segurança alimentar da 3M

 

Já outro spinoff anunciado é do segmento da área de segurança alimentar da 3M.  A operação consiste em realizar uma fusão com a Neogen que é listada na NASDAQ sob o Ticker NEOG.

 

A Neogen é uma empresa de segurança animal e de alimentos que fornece kit de testes e produtos relevantes para detectar substâncias perigosas em alimentos. Operando desde 1982 a Neogen é uma empresa com valor de mercado de pouco mais de 2 bilhões e receita anual em torno de 400 milhões de dólares.

 

A fusão está prevista para acontecer no dia 31 de agosto de 2022 e os acionistas terão direito de escolher se querem trocar algumas de suas ações, ou todas elas, da 3M para a Neogen no novo formato.

 

Entretanto, apesar de ser um spinoff na 3M engordando a Neogen, a 3M terá o controle da Neogen. A princípio a 3M ficará com pouco mais de 50,1% das ações. O preço ainda será definido com base nos preços dos últimos dias de agosto.

 

Cabe ressaltar que a Neogen teve uma queda de mais de 50% de janeiro a agosto de 2022, apesar de usa receita ter subido desde 2017. Essa fusão com a 3M pode ser uma boa alternativa para implantar novidades e fazer os ganhos aumentarem ainda mais.

spinoff 3M

Dividendos da 3M, como ficam?

 

Esta é uma grande pergunta feita por quem gosta de receber dividendos. Lá no canal do YouTube temos a carteira BPM High Dividends onde investimos somente em ativos que paguem mais de 4% em dividendos anuais. Atualmente a 3M está pagando 4,05% em dividendos.

 

Vale ressaltar que a 3M é uma dividend King pagando dividendos crescentes e ininterruptos há mais de 60 anos, no entanto, a variação do seu DY nos últimos 5 anos foi de 1,88% até 4,9%. A variação no DY não quer dizer que eles tenham problemas com pagamento de dividendos mas sim que o preço do ativo oscilou bastante nesse período.

 

Independente disso, temos que ficar de olho como será a receita e o payout da 3M. Afinal, retirar a parte de saúde significa diminuir uma boa parte da receita. Já com a segurança alimentar, a parcela é menor mas ainda assim traz receita.

 

A 3M tem uma ótima gestão e tenho certeza que estão pensando em várias possibilidades. Acredito que mesmo com a diminuição da receita, os dividendos estão seguros e irão crescer mesmo que seja apenas um centavo por ano.

Considerações Finais

 

Um spinoff é sempre uma grande dúvida. De um lado ficamos pensando se o segmento que está sendo separado está trazendo prejuízo e neste caso, é bom separar.

 

Por outro lado, caso o segmento esteja dando lucro, ficamos nos perguntando qual o motivo de separar. No entanto, vamos lembrar que já vimos spinoff muito boas como a Abbott e a AbbVie.

 

Fique atento às novidades e as notícias da 3M. Se achar interessante trocar algumas ações da 3M pela Neogen, lembre de fazer isso antes de 31 de agosto. Você também pode comprar ações da NEOG direto na bolsa.

 

E ai? Tem ações da 3M em carteira? O que achou dessas duas spinoff que estão acontecendo ao mesmo tempo na 3M?

 

Bons investimentos.

 

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leandrinho da TI
Leandrinho da TI
16 de outubro de 2022 13:46

Cara que me diz da 3M? Tá feia a questao da litigação né? tenho ela a preco medio 178 e tá 113 agora…que vc acha? Tenho segurado mas nao aportei mais..tava até pensando em trocar ela por HON ou tlvz HD..que acha?

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us