google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Abertura de conta no exteriorcorretorasNomad

Vale a pena usar a Nomad Global?

By 12 de abril de 20212 Comments

Olá, amigos investidores!!!

A Nomad Global surgiu recentemente oferecendo serviços no exterior como conta em dólar e até investimentos. Mas será que vale a pena usar a Nomad Global? Você já conhecia essa opção? Será que ela é melhor do que a conta que o BS2 e o C6 oferecem? Será que na parte de investimentos ela irá competir com a Avenue e com a Passfólio? Estou testando o serviço e vou deixar minhas impressões aqui.

Avenue corretora

Abrindo conta na Nomad Global

 

O primeiro passo é abrir a conta. Hoje em dia os processos de abertura de conta em corretoras está bem tranquilo e com a Nomad não foi diferente. Uma coisa que não gostei muito é que você só consegue abrir a conta pelo aplicativo. Então, caso queira abrir sua conta, clique neste link. Durante o processo de abertura de conta vai ter uma opção de colocar um cupom, se quiser, coloque COMOINVESTIR tudo em letra maiúscula e assim você ajuda o site.

Se você entrar no site vai ver a tela abaixo. Lá você coloca seu número de telefone para receber o link par abrir a conta também.

Logo após a abertura de conta você será solicitado a mostrar o passaporte. Importante lembrar que, por se tratar de abertura de conta em banco, é necessário apresentar o passaporte. Caso você não tenha, não vai conseguir abrir a conta. É diferente de uma corretora que podemos enviar a CNH, por exemplo.

Além de tirar a foto do passaporte, também terá que fazer um pequeno filme de mais ou menos 5 segundos, segurando seu passaporte. Essa é a maneira que eles autenticam e validam a conta. Após isso, a conta estará aberta e é hora de enviar recursos.

Serviços oferecidos pela Nomad Global

 

No site da Nomad a gente consegue ver o serviço de conta no exterior e cartão virtual de débito. Talvez isso seja o que mais interesse os brasileiros. Vamos lembrar que o BS2 e o C6 já disponibilizam uma conta em dólar e a Avenue já está com quase tudo aprovado para entregar o cartão de débito aos seus clientes.

Fato é que enviando dinheiro para a Nomad você já poderá realizar compras diretamente em dólar. Eu tenho conta na Wells Fargo e sempre faço compra em lojas nos EUA usando meu cartão de débito. Em viagens eu também só uso o cartão e quando preciso, saco dinheiro no caixa.

Conta bancária no exterior

Sobre esse cartão de débito, vou tecer grandes comentários no futuro. Por enquanto é bom saber que:

  • O BS2 e o C6 são bancos mas oferecem uma conta no exterior ligada a uma offshore nas Ilhas Cayman;
  • A Avenue está em vias de entregar um cartão de débito e vai permitir que tenhamos uma conta em dólar. Hoje já temos a conta em dólar como corretora mas ao que tudo indica, a Avenue vai trazer esta conta bancária diretamente dos EUA, diferente dos dois anteriores;
  • A Nomad é uma whitelabel, ou seja, está oferecendo alguns serviços e a conta bancária é suportada pelo Evolve Bank. A Nomad não é um banco, é uma fintech.

Em relação à conta bancária, temos essas diferenças. Ao meu ver, é melhor ser o próprio banco  oferecendo o serviço do que ser apenas um intermediário. De qualquer maneira, para o usuário final, qualquer um deles te oferece a oportunidade de fazer compras e pagar já em dólar.

Nomad Global

Câmbio integrado

A Nomad oferece o câmbio integrado. Entretanto, novamente eles utilizam o serviço de terceiros para isso. A Ouroinvest é responsável por realizar o processo de envio de dinheiro para o exterior. Segundo minhas consultas, eles fazem o registro no Registrato do Banco Central, no entanto, ainda estou me certificando disso na prática.

O spread não é dos mais baratos, estão cobrando 2% para realizar o envio. Em comparação com Remessa Online e Avenue, ela fica em terceiro nessa lista. Fiz um envio de dinheiro e estou aguardando compensar. Quando a gente envia dinheiro, eles dão até um dia útil para estar na conta. No entanto, para trazer o dinheiro de volta, leva até 4 dias.

Achei tempo demais para trazer dinheiro para o Brasil. Pela Remessa Online é mais rápido e pela Avenue é praticamente na mesma hora. Esse é um serviço que deve ser aperfeiçoado com o tempo. O prazo para envio e recebimento consta no próprio app deles.

Investimentos?

Será que a Nomad vai oferecer investimentos? No próprio site eles fazem o disclaimer de que não possuem autorização da CVM para oferecer produtos no Brasil. Achei bom isso porque a Avenue foi a primeira e teve uma stop order quanto a isso. A Passfólio veio depois mas incorreu no mesmo erro, hoje já está tudo regularizado. A Nomad traz esse aviso em sua página.

Consta também na página da Nomad que eles usam a Drivewealth como custodiante. Vamos lembrar que a Drivewealth é a custodiante de corretoras como a Passfólio. A Avenue já está um step acima e acabou de migrar para a Ápex que é muito maior do que a DW.

Entrando no aplicativo a gente consegue ver que eles oferecem uma carteira de investimentos baseada em ETF. Na verdade são 3 opções de investimentos sendo elas: Aventureiro, Explorador ou Cauteloso. O que mais muda entre uma e outra é a alocação dos ativos. Eles não são corretora e não oferecem serviços de compra e venda de ações diretamente como a Avenue.

Para utilizar o serviço de investimentos deles, você vai pagar uma taxa de 0,5% em cima do que tiver investido.

Segurança 

Seus recursos estão seguros pelo FDIC que é o fundo garantidor de depósitos dos EUA, até o limite de 250 mil dólares e pelo SIPC que garante os investidores em até 500 mil dólares. Sobre o custodiante, comentei acima que é a DriveWealth e acredito que ela já tenha se provado bastante para os brasileiros.

Considerações Finais

 

Em resumo, temos mais um serviço de conta em dólar no exterior. Isto demonstra que o público está crescendo. Quando começam a surgir várias alternativas é porquê há lucro por ali. A Nomad oferece conta digita, cartão de débito e uma carteira de investimentos focada em ETF. A abertura de conta é bem simples e se você quiser abrir a conta, use este link e na hora que aparecer para colocar o cupom, utilize COMOINVESTIR.

Ainda não vou deixar uma análise completa do serviço, pois estou em fases de testes. Enviei dinheiro para a conta e estou aguardando cai na conta já em dólar. Depois vou testar o Registrato e por fim, vou realizar uma compra com o cartão de débito. Até lá poderemos ter até mudanças na operação deles.

De qualquer maneira, caso você já esteja testando, ou não, deixe aqui nos comentários o que você acha da Nomad Global.

Bons investimentos!

Alex.

3.1/5 - (7 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Avs Silva
Avs Silva
8 de maio de 2021 19:09

Uma sugestão: colocar data nas postagens para termos uma ideia se as informações estão atualizadas. Num mundo cada vez mais digital, as coisas mudam muito rápido. Parabéns pelo trabalho, venho acompanhando de perto.

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us