google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
EstratégiasEstudosInvestimentos nos Estados Unidos

Sell in May and go away?

By 17 de maio de 2021No Comments

Olá, amigos investidores!

Sell in May and go away é uma expressão utilizada no mercado financeiro dizendo para vender seus ativos em maio e ir embora. Esta expressão foi se popularizando devido ao histórico de alguns ativos na bolsa de valores americana que tiveram um baixo desempenho entre maio e outubro. Tais ativos só começaram a melhorar em novembro. Contudo, o desempenho entre novembro e abril, historicamente, foi bem melhor.

Neste post vamos falar sobre:

  • Sell in Mat versão 2021
  • Queda nos ativos, oportunidade de compra?
  • Considerações Finais

Existem dados na internet mostrando que o desempenho entre maio e outubro foi de aproximadamente 1%. Já no período entre novembro e abril, o retorno foi de 5%. Tais estudos têm lapso temporal desde 1917. Entretanto, nada é 100% certo e os estudos são feitos produzindo diferentes resultados.

A máxima foi provada até 2010. No entanto, a partir de então, não vimos essa máxima se provando. Ao meu ver, tivemos bons rendimentos entre maio e outubro desde 2010. Não é porque estamos passando por um momento de quedas nos ativos que devemos vender em maio. Confira a imagem abaixo.

sell in may

Como podemos ver, em 10 anos, tivemos apenas 3 anos no negativo e mesmo assim somente um ano com -8%. Entretanto, os outros 7 anos, tiveram altas de até 10%. Vale ressaltar que imediatamente anterior ao ano de 2010, tivemos a grande crise financeira de 2008/2009. Pode ser que este fato tenha feito os anos seguintes de alta no mercado em recuperação.

 

Apesar de a imagem não mostrar 2020, estou fazendo este post já em 2021. Maio começou um pouco sangrento e muitas pessoas ficaram assustadas. Será que é para vender em maio? Calma, existem outras métricas a serem avaliadas ao invés de uma simples máxima.

Sell in May versão 2021

Estamos no meio de maio de 2021 e a última semana foi violenta para vários ativos. O SP500 chegou a ter queda de 4% em uma única semana mas acabou melhorando e fechando com apenas 1,5% de queda.

No entanto, alguns ativos que tenho em carteira e considero ótimos, tiveram quedas muito leves em comparação com outros momentos. AMD teve queda de 2,6% o que não é nada alarmante. GLW (Corning) praticamente não teve queda na semana. Mesmo, se consideramos o mês de maio, AMD está apresentando queda de 9% e GLW praticamente não tem queda. Outro ativo que gosto muito ON Semicondutores, também não teve variação significativa em maio.

É certo que alguns ativos caíram bastante de abril para maio mas em maio, pelo menos até agora que estamos bem no meio do mês, ainda não temos desespero para vender e somente retornar em novembro.

sell in may

Queda nos ativos, oportunidade de compra?

 

Queda nos ativos geralmente são oportunidades de compra quando se trata de um bom ativo. O mercado tem dessas, as vezes um ativo muito bom, com um bom resultado, tem quedas no preços que são “injustificáveis”. Muitas das vezes algum fundo grande resolve vender um ativo com lucro e isso faz a cotação cair um pouco.

Olhando minha carteira vejo que muitos ativos subiram mais 80% do início da pandemia até hoje. 6 ativos passaram de 100% em um ano. Sendo assim, considero que uma queda de 10 a 15% agora, não faz mal nenhum. O que importa é o resultado das empresas, suas dívidas e suas perspectivas de crescimento.

Mas, como sempre uma queda pode ser uma oportunidade, este mês acrescentei um pouco de AMD e Corning (GLW) à carteira. Já na carteira BPM High Dividends estou adicionando Verizon (VZ). Na carteira SPACs que estou construindo, estou fazendo o split de dois ativos e estudando um terceiro para comprar até o mês que vem.

Além das mencionadas, continuo de olho para aumentar posição em Palo Alto Networks (NYSE:PANW), Skyworks (NASDAQ:SWKS) e Taiwan Semiconductor (NYSE:TSM). Existem muitas outras, no entanto, essas ai são as minhas preferidas no momento.

Considerações Finais

 

Como já mencionei em outro post, a pandemia acabou para o mercado financeiro. Agora é hora de continuar a observar os resultados trimestrais das empresas e rebalancear a carteira dando preferência sempre para o dinheiro novo ao invés de ficar vendendo ativo. Apesar da grande impressão de dinheiro pelo FED e da assombração da inflação no nosso pé, ainda temos uma demanda muito grande por produtos e serviços, vide os chips e os semicondutores.

E você? Está aproveitando as quedas para realizar mais aportes? Está desesperado com a queda dos últimos dias? Acha que o dólar vai se enfraquecer e não vale mais a pena investir no exterior? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Bons investimentos.

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us