google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
cybersecurityTecnologia

CrowdStrike – Inteligência Artificial e Cybersecurity

By 5 de abril de 20212 Comments

Olá, amigos investidores!

Um dos maiores ataques cibernéticos da história aconteceu em 2010. Ele aconteceu nas centrífugas de enriquecimento de urânio do Irã. Um vírus, ou melhor, um worm, chamado de Stuxnet alterou a velocidade das centrífugas com a finalidade de provocar danos físicos. Apesar de ter sido um vírus muito devastador, ele foi projetado especificamente para o sistema da Siemens que era o utilizado no Irã.

Outros grandes ataques também fazem parte da história. Em 2011 um ataque aos sistemas da Sony permitiu que hackers roubassem milhares de informações dos bancos de dados. Na ocasião os dados dos usuários da PlayStation Network foram vazados e em seguida, em 2014, uma nova ameaça surgiu à Sony.

Recentemente tivemos o ataque aos celulares de membros do governo brasileiro. Mensagens trocadas por juízes e promotores foram divulgadas na mídia. Até mensagens do presidente Jair Bolsonaro foram hackeadas. Cabe lembrar também que tivemos um roubo de dados de diversos sistemas, levando a mais de 200 milhões de dados pessoais expostos.

Isso é só uma pequena parte do que acontece no mundo da informática e dos ciberataques. Se falarmos em guerras, vamos ver ataques à sistemas de energia nuclear e de sistemas de defesa antiaérea. Sendo assim, o assunto cybersecurity é muito importante e agora vou mostrar como podemos lucrar com ele.

CrowdStrike

A CrowdStrike é uma empresa de cybersecurity criada em 2011 pelo ex- McAfee George Kurtz. Após anos de experiência na McAfee, Kurtz criou a CrowdStrike que veio a público somente em 2019. Neste momento as ações da Empresa valiam em torno de $34 e hoje está valendo em torno de $180. Seu valor de mercado já ultrapassa 40 bilhões de dólares, e ao que me parece, vai continuar crescendo.

Avenue corretora
Crowdstrike

Com relação à necessidade de existir empresas especializadas em combater ataques cibernéticos, creio que não há dúvidas. No entanto, temos que analisar qual empresa tem grande potencial para oferecer o melhor serviço para cada situação. Com o avanço da inteligência artificial, as empresas estão ficando cada vez mais eficiente e é exatamente o que a CrowdStrike faz.

A CrowdStrike oferece os serviços direto na nuvem, ou seja, não há a necessidade de ficar instalando softwares nos computadores e sistemas localmente. Eles estão utilizando a inteligência artificial para captar dados de trilhões de ataques no mundo inteiro. Atualmente os serviços oferecidos pela Empresa estão divididos em módulos.

Qualquer tipo de aparelho eletrônico que esteja conectado na internet ou não, está passível de sofre algum tipo de ataque. Celulares, tablets, computadores, usinas hidroelétricas, sistemas bancários e quaisquer tipos de sistema que você pode imaginar. Como cada sistema tem uma particularidade diferente, a CrowdStrike tem diversos módulos e você contrata aquele que melhor te atende.

Sistema da CrowdStrike

A CrowdStrike utiliza uma plataforma chamada Falcon que atua em diversos segmentos como máquinas virtuais, serviços de nuvem, rede mobile, internet das coisas servidores dentre outros. A a imagem abaixo mostra como eles estão estruturados para oferecerem os serviços.

Crowdstrike

O mais interessante é a rede de ameaças que eles possuem. Chamada de Threat Graph, a CrowdStrike captura, alimenta a base de dados, analisa os dados, faz buscas para entregar capacidades em tempo real, armazena tudo, implementa e mantém todo o sistema funcionando.

Resumindo, eles captam trilhões de eventos por semana e analisam onde os ataques podem ocorrer e tentam evitar antes mesmo que ocorram. O core Business da Empresa é evitar o ataque antes mesmo que aconteça.

cybersecurity

Crescimento da CrowdStrike no mercado

No momento em que escrevo este post, ou seja, abril de 2021, a CRWD está tendo um crescimento anual de 77%. O preço de suas ações triplicaram desde o IPO. Se observarmos os múltiplos, a maioria deles estará acima do ensinado nas cartilhas de análise fundamentalista. No entanto, uma empresa com um crescimento assim, geralmente vai apresentar múltiplos altos.

Este post não é nenhuma recomendação de compra. Analise a empresa para decidir se vale a pena colocar na sua carteira ou não. O que trago aqui são alguns dados interessantes para incentivar que você busque mais informações. Por exemplo, a CrowdStrike hoje conta com uma taxa de retenção de clients de 98%.

Crowdstrike

Não só a taxa de retenção de clientes está alta, como a retenção de dólares está acima de 120%. Isto que dizer que os clientes estão gastando mais, adquirindo novos serviços da Empresa. Os clientes sentem confiança nos serviços e quando sentem necessidade de adquirir novos módulos, aumentam os gastos na CrowdStrike.

Segundo a International Data Corporation (IDC), uma empresa deve gastar entre 5 e 10% dos recursos reservados para a tecnologia da informação com segurança. Segundo a CrowdStrike, este número está longe de ser atingido, o que traz uma oportunidade para explorar o mercado.

Clientes da CrowdStrike

 

O portfólio de clientes da Empresa já é um ótimo cartão de visitas. Da lista da Fortune 100, 58 empresas são clientes. Bem como da lista Fortune 500, 117 são clientes. Dos 20 grandes bancos, 12 são clientes da CRWD, dentre outros como a Mercedes AMG. Você pode ver depoimentos das diversas empresas que são clientes, diretamente no site da CRWD.

Considerações Finais

 

A CrowdStrike é uma empresa que está em franco crescimento. Investe muito no seu sistema e desenvolve novas habilidades constantemente. Tudo isso acaba elevando seus múltiplo que frente a seus pares, soam como muito altos. Um dos principais pares é outra grande empresa de cybersecurity chamada Palo Alto Networks.

Apesar de altos múltiplos e um EPS ainda baixo, a Empresa possui dívida muito controlada. Atualmente possui menos de 800 milhões em dívidas com um caixa de quase 2 bilhões. No entanto, estude mais sobre a empresa antes de coloca-la em carteira.

Se quiser ver outros dados sobre a CrowdStrike, basta clicar no video abaixo.

Bons investimentos!

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rodrigo
Rodrigo
24 de abril de 2021 15:27

Me parece uma excelente oportunidade. Um ramo que, as grandes empresas necessitam aderir, seja por prevenção ou para controle de danos. Obrigado por mais uma análise pontual e objetiva.

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us