Como abrir conta na corretora Interactive Brokers

poradmin

Como abrir conta na corretora Interactive Brokers

Vou mostrar agora como abrir conta na corretora Interactive Brokers. Abertura de conta em corretora no exterior é mais simples do que você pode imaginar. Algumas até têm suporte em português mas outras, como a Interactive Brokers não tem mas isso não será problema pois aqui vai um passo a passo.

Este post na verdade foi publicado no blog BPMilhão e estou trazendo pra cá para poder deixar organizado a sequência a ser seguida para iniciar os investimentos no exterior. Alguns pequenos detalhes mudaram mas nada que atrapalhe a abertura de conta. Então vou mostrar como abrir conta na corretora Interactive Brokers.

Se você ainda não conhece o blog BPMilhão, clique e veja minha trajetória desde 2014, quando comecei a relatar minhas ideias e meus investimentos. Após alguns anos investindo no exterior resolvi criar um site específico mostrando como investir no exterior e deixar o BPMilhão como blog pessoal.

Eu abri minha conta na Interactive Brokers após analisar algumas opções como ter acesso ao mercado global e uma certa facilidade com a interface, além de que achei a taxa de 10$ justa, caso não opere. Como as vezes damos desculpas simples para coisas simples como: acho difícil abrir conta em corretora no exterior, resolvi postar algo simples: A abertura de conta!

Capturei algumas telas para facilitar um pouco a vida de quem quer fazer o mesmo mas tem algumas dúvidas, pois pretendo registrar aqui todas os passos, desde os mais simples e “bobos” aos mais técnicos. Sendo assim, vamos a um breve tutorial.

Interactive Brokers

Em primeiro lugar esta é a tela inicial. Basta clicar em Open Account e seguir os passos.

abrir conta na interactive brokers

Vai aparecer um menu com bastante informações mas a que nos interessa é a opção Trader or Investor.

abrir conta na interactive brokers

As outras opções são para pequenos negócios, família, hedge, trading Group e outras que não é o caso do investidor individual.

Após clicar em Trader or Investor aparecerá uma tela perguntando que tipo de conta deseja abrir, escolha a do lado Individual, Joint and Retirement Account, clicando em Start Application.

Após aparecerá a tela para preenchimento dos dados. Percebam que é preciso digitar letras e números para senha. Conforme vai digitando ele vai ficando verdinho mostrando que está certo.

abrir conta na interactive brokers

Após inserir o e-mail, criar login e senha, você verá uma tela informando que um e-mail foi enviado e que deve ser confirmado, pelo e-mail, a confirmação da abertura de conta. Cheque na sua caixa de spam ou e-mails indesejados caso não receba de imediato.

Esta tela é do endereço, coloque o do Brasil normal. Mais embaixo as perguntas são se você tem um endereço de correspondência diferente, se tem outra cidadania e se nasceu em país diferente ao declarado aqui.

abrir conta na interactive brokers

Current Type = Tipo de conta que é Individual

Base Currency = Dólar pois tudo acaba sendo convertido para o dólar e depois para outra moeda, inclusive se você quiser resgatar algo que esteja em libra, o dinheiro será convertido para dólar e depois para real.

abrir conta na interactive brokers

Ainda do tipo de conta, o melhor a escolher é a Margin, pois você pode operar conta margem se quiser, ou seja, caso não tenha dinheiro de imediato pra comprar algo, terá uma margem para operar até venda ativos ou transfira dinheiro. É questão de estratégia pra aproveitar oportunidades. Já a conta Cash, você precisa enviar o dinheiro para poder dar a ordem de compra. Terá sempre que ter o dinheiro em conta.

abrir conta na interactive brokers

Agora são as questões de segurança que sempre negligenciamos. Preste atenção aqui e anote em algum lugar, pode ser muito importante no futuro pois provavelmente não operaremos todos os dias, todas as semanas e quiçá todos os meses e podemos esquecer a senha.

bolsa de valores no exterior

Seguindo você deverá informar o quanto possui e quanto ganha por ano. Não se preocupe muito, pois não irá influenciar na abertura da sua conta. São aquelas informações padrão que todas as corretoras pedem, inclusive no Brasil.

Na sequência na mesma tela você terá que preencher o objetivo dos seus investimentos. Verá que não dá pra combinar coisas contraditórias como Preservação do Capital e especulação.

como investir em ações

Acompanhe aqui como abrir conta no BB Américas sem sair de casa!

Após tudo isso vai aparecer uma tela que vai perguntar sua experiência em investimentos. Coloque para cada tipo de investimento a quantidade de anos ou meses que você tem experiência, caso não tenha, coloque que não tem. Isso também não influenciará na abertura da sua conta.

abrir conta na interactive brokers

Rolando a tela para baixo você irá selecionar os países que quer operar. É bem simples, basta clicar no continente (América do norte, Asia ou Europa) e depois escolher os países disponíveis na IB.

países para investir

Esta parte pode gerar dúvidas mas o Certification of Tax Residencies é onde você coloca o CPF e confirma o endereço. Na questão 6 a pergunta é se você se qualifica para os benefícios de tratado de imposto com os EUA, neste caso a resposta é não. Se você colocar que sim, como está na imagem, na hora de escolher qual é o país, não aparecerá Brasil.

bolsa de valores exterior

Após estas etapas você deverá concordar com os todos os temos da Interactive Brokers no que se refere às regras de operação financeira nos EUA.

abrir conta na interactive brokers

abrir conta na interactive brokersVocê deverá enviar cópia digitalizada dos documentos fazendo o upload no próprio site e aguardar que eles confirmem.

corretora de valores

Por fim, é bom que faça o cadastro de um telefone para fazer o login de segurança (Secure login System), conforme orientações da imagem abaixo. Pode ser nos sistemas da Apple ou Android. Isto permite fazer transferência de valores maiores. Baixe o aplicativo e faça a configuração.

abrir conta na interactive brokers

abrir conta na interactive brokers

Após tudo isso você receberá esta notificação.

abrir conta na interactive brokers

A partir de agora você está apto a operar, basta realizar a transferência de pelo menos 10k U$ e começar a investir.

Uma coisa importante: Após sua aprovação ele vai pedir para você como quer acessar o aplicativo. Existe a opção de acessar pelo celular utilizando a biometria para quem tem celular com este recurso e existe a opção de acessar autenticando a senha por uma tabela de senhas que eles fornecem.

Bom, o post já tá ficando grande. Depois vou colocar aqui a tela do aplicativo para celular onde podemos acompanhar as cotações e falarei como vou realizar a transferência, esta última gera muita dúvida mas mostrarei opções.

Se você encontrar algum erro, tiver uma sugestão, uma dúvida ou qualquer outra coisa que queira compartilhar e contribuir para deixar um tutorial bem simples e fácil para quem quer iniciar, fique à vontade para me contactar no e-mail [email protected] 

Bons investimentos!

BPM

Sobre o Autor

admin administrator

    53 Comentários até agora

  • AndrewPostado em6:52 am - mar 27, 2019

    Bom dia, BPM.

    Uma dúvida: eu abri minha conta na IB e os dados do formulário W8 apareceram no processo de abertura enquanto eu abria a conta (não veio um arquivo separado) e a assinatura abaixo dos dados identicos ao formulário aconteceu apenas eletronicamente no fim (colocaram o meu nome escrito digitalmente com letras simples como essas desse post) ou seja, não assinei nada manualmente. É assim mesmo ou preciso solicitar e enviar o formulário w8ben assinando manualmente?

    Obrigado.

  • NicholasPostado em3:33 pm - mar 25, 2019

    Como faço para declarar minhas acoes que estão na Interactive Brokers no IRPF 2018?

  • AndrewPostado em3:48 am - fev 22, 2019

    Olá, BPM
    Em que fase é pedido o W8 Ben-preenchido? Aliás, é solicitado? Se sim, é Envio por e-mail, anexo no site ou correio?
    Sabe dizer se ao preencher o cadastro fica o atendente da corretora ligando para o cliente para confirmar dados? (assim como acontece com a Schwab)
    Abraço.

      adminPostado em7:07 am - fev 22, 2019

      O W8 você preenche e escaneia com o celular mesmo e envia. Eles tem um chat 24h. Não fica ninguém especificamente olhando você preencher o cadastro mas se precisar de ajuda, basta acessar o chat.

        AndrewPostado em3:05 pm - fev 22, 2019

        Certo, mas é que ali nos passos que você colocou não tem um slide pedindo o w8. Daí não sei se será pedido quando eu logar pela primeira vez na conta. Ou se receberei um pedido via e-mail da corretora. Você se lembra como foi quando você abriu a sua? Obrigado, grande abraço.

  • SylarPostado em10:22 am - fev 18, 2019

    Olá BPM.

    Obrigado pela informação.
    Atualmente eu tenho conta na TD Ameritrade pelos Comission Free ETFs.
    Sem o custo minimo obrigatorio, é uma boa opcao de corretora para Buy and Hold.

    Porém eu estava querendo comprar bonds do mercado europeu.
    Alguns amigos já operam em corretoras na Europa, comprando bonds de 8% – 12%.
    Há algumas boas opcoes. Porém no prospecto de alguns bonds vem especificando que é para Non-US Market.

    Pelo site da IB vejo que há opcao de compra de bonds na bolsa de Frankfurt.
    Porém você saberia me dizer se consigo acessar todos os bonds pela IB, ou há alguma restriçao?
    Creio que há algumas outras opcoes na IB para quem não é residente, que não está acessivel a US-Resident, saberia me dizer se aplicaria para esses bonds?

    Obrigado,
    Arthur

      adminPostado em10:47 am - fev 18, 2019

      Olá Sylar,

      Não sei te dizer se exatamente todos os bonds são oferecidos pela IB mas você consegue configurar o que quer operar em cada mercado.

      Marcando a opção do mercado alemão e a opção bonds, creio que você tenha acesso sim. Às vezes as pessoas não sabem que tem que configurar para operar.

      No site do BPMilhao.com eu tenho um post antigo que ensina a configurar pra operar bonds.

  • JhonataPostado em4:04 am - fev 13, 2019

    Fala admin, Lembra de mim ? Jhonata das respostas anteriores. Você recomenda a transferwise para mandar o dinheiro para interactive brockers ? se sim, como eu pego os dados da interactive brockers para depositar la

      adminPostado em2:13 pm - fev 13, 2019

      Olá Jhonata,

      Eu recomendo a Remessa Online. Todas as vezes que fiz simulação entre bancos ou outras instituições que enviam dinheiro ao exterior, a Remessa Online saiu a mais barata.

      Pra enviar dinheiro pra IB basta você avisar a eles que está enviando. Para isto vá em Transfer and funds, deposit e diga o valor que enviará.

      Faça uma simulação em todas e envie pela mais barata. Na Remessa Online não esqueça de utilizar o voucher investirnoexterior para ganhar 10% de desconto no spread.

      Aqui tem um tutorial de como enviar o dinheiro.
      https://www.comoinvestirnoexterior.com/transferir-dinheiro-interactive-brokers/

      Abraço.

  • José César pellegriniPostado em9:14 am - fev 10, 2019

    Olá gostaria de saber se com essa corretora eu consigo investirem contratos de índice futuros americanos como mini nasdac mini S & P

  • MarceloPostado em5:15 pm - jan 21, 2019

    Oi, parabéns pelo blog. Gostaria de saber como se dá a cobrança de imposto na conta no exterior em caso de morte do titular da conta? Vi que com uma offshore isso é fácil, mas os custos sao impeditivos para mim. Pode me ajudar. Obrigado

      adminPostado em8:00 pm - jan 21, 2019

      Olá Marcelo,

      A cobrança de impostos vai depender de cada país. Vai ter que ver a legislação de onde está o ativo, por exemplo, nos EUA pode chegar a 40% mas na Irlanda não há cobrança de imposto.
      Uma maneira de evitar isso é abrir a conta conjunta e em caso de falecimento, o outro titular da conta pode acessar, liquidar tudo e retirar o dinheiro. Só deixar tudo anotado certinho.

      Abraço!

  • Leticia MarcPostado em7:59 pm - jan 6, 2019

    Muito interessante.
    Tenho dinheiro na minha conta em banco americano parado há 3 anos e rendendo nada na “poupança” de lá e queria começar a investir, mas sou iniciante nesse universo. No Brasil me limito a aplicar em fundos e CDBs de longo prazo por puro desconhecimento e receio de como funciona o mercado de ações.
    Não sei se, para uma iniciante, é mais arriscado iniciar com o dinheiro lá fora.
    Obrigada pelo conteúdo, muito bom
    Abs

      adminPostado em9:54 pm - jan 6, 2019

      Olá Letícia,

      Investir no exterior não tem muita diferença com o Brasil. A análise das empresas é praticamente a mesma coisa. Poupança lá fora é render nada mesmo.

      Se quiser aprender sobre o mercado de ações fique a vontade para fazer perguntas. Para iniciar nas ações você tem que entender como funciona e sobre inicia-te no Brasil ou no exterior vai depender da sua estratégia e de qual está oferecendo melhor oportunidade. No momento julgo que a bolsa americana esteja um pouco melhor depois das ultimas realizações que ainda podem continuar.

      Já no Brasil tudo vai depender de aprovar as reformas.

      Abraço.

  • JhonataPostado em11:12 am - dez 3, 2018

    Eu ja tava feliz pesquisando sobre essa corretora kkkkk. Mas desanimou ao ver o valor de deposito. 500 dólares seria bacana.

      adminPostado em12:01 pm - dez 3, 2018

      Olá Jhonata,

      Você pode iniciar com 2k usd mas a custódia será mais cara e só baixará quando atingir 10k.

      Você pode começar em outra corretora como a Drive Wealth e depois migrar se desejar. Importante é começar.

      Abraço.

        JhonataPostado em5:42 pm - dez 18, 2018

        Irei fazer um cadastro nessa corretora, está pedinho o W-8BEN. é facil preencher esse formulario ?

          adminPostado em6:08 pm - dez 18, 2018

          Olá Jhonatan,

          Sim, é bem tranquilo preencher o W-8BEN. Caso tenha alguma dificuldade me avise que, salvo engano tenho aqui uma versão em português enviada pelo BB Américas.

          Abraço!

            JhonataPostado em3:04 pm - dez 29, 2018

            Consegui amigo, muito obrigado. minha unica duvida é sobre o data martket, depois que criei minha conta apareceu duas opções: non- profissional e profissional, sabe para que serve ? acabei clicando profissional, mas to pesquisando antes de iniciar de fato

            adminPostado em9:03 am - dez 30, 2018

            Olá Jhonata,

            Que bom que deu certo. Quanto ao Data Market você tem que usar o Non professional. O professional é para aqueles que trabalham com o mercado e gerenciam fundos ou trabalham em banco. Nos pessoas física somos non professional.

            Abraço.

            foxPostado em11:42 am - mar 1, 2019

            Vale escanear CNH ou passaporte? Meu RG está meio antigo, então talvez eles impliquem.

            adminPostado em11:43 am - mar 1, 2019

            Sim, use o passaporte que não tem erro. Eu sempre faço cadastros com o passaporte.

            foxPostado em9:43 pm - mar 1, 2019

            Olá, BPM,
            Entrei no .com, mas quando fui ver estava preenchendo os formulários no .co.uk. Fui direcionado automaticamente. Será que deu zebra para mim e terei que refazer no .com?

            adminPostado em9:51 pm - mar 1, 2019

            Hummm essa é nova pra mim. Tente logar no .com com o mesmo login e senha pra ver. Na dúvida tem chat 24h, faz uma consulta.

            Depois conta aqui se deu certo.

            foxPostado em2:53 pm - mar 5, 2019

            Só consegui permanecer no .com quando liguei o VPN, mas ainda não finalizei o cadastro, então não sei como será a parte operacional nem as implicações disso. De alguma forma meu IP está associado ao domínio britânico.

            adminPostado em3:22 pm - mar 5, 2019

            Entendi. É, daqui do Brasil com ip normal não temos problema.

            foxPostado em3:33 pm - mar 5, 2019

            conversei pelo chat, ele disse que não há problema, é só redirecionamento para o servidor de UK.

            adminPostado em3:42 pm - mar 5, 2019

            Mas como redireciona? Tem um ip especifico?

  • Holder do CerradoPostado em9:57 pm - nov 13, 2018

    Eu uso a DriveWealth para investimentos no exterior. Abri uma conta na IB por curiosidade para testar. Minha opinião:
    1. Bem mais completa em funcionalidades e opções de investimento.
    2. O HomeBroker roda até mesmo no linux.
    3. O app mobile é muito bom.
    4. É Muito mais burocrática para fazer as operações corriqueiras, a DriveWealth é melhor nesse ponto.
    5. Ao trazer o dinheiro de volta para o Brasil recebi um e-mail pedindo para ligar para eles e confirmar as respostas das peguntas de segurança, pois essa era um operação anormal. Ou seja, tem que saber falar inglês e não pode esquecer as respostas cadastradas na abertura da conta. Usei o Google Voice para ligar e foi de graça a ligação.
    6. O dinheiro chegou no mesmo dia na minha conta Santander aqui no Brasil.

    Espero ter ajudado aqueles que querem abrir conta e tinham alguma dúvida.

    ótimo post

      adminPostado em10:12 pm - nov 13, 2018

      Fala Holder,

      Excelente feedback! Essa questão de operação anormal não seria resolvida com autenticação por biometria do app?

      O App é muito bom, é até mais fácil de mexer do que o home broker.

      Uma coisa importante que você falou é sobre pergunta de segurança. Geralmente negligenciamos. Vou até checar as minhas.

      Abraço.

        Holder do CerradoPostado em10:22 pm - nov 13, 2018

        No caso meu celular não tem biometria, então não sei essa resposta.

          adminPostado em10:47 pm - nov 13, 2018

          E no meu eu nunca repatriei dinheiro de investimentos kkkk. Vamos aguardar alguém que tenha feito para nos contar.

            foxPostado em8:59 pm - fev 25, 2019

            Estou com um problema similar na DeGiro (resetei o Google Authenticator, então não consigo fazer login), mas não quero gastar com ligação internacional (para UK). Vou experimentar esse Google Voice. Mas achei um absurdo ter que ligar para eles para fazer essa verificação pessoal. Nesse ponto nem mesmo as corretoras brasileiras implicam.

            adminPostado em9:53 pm - fev 25, 2019

            Utiliza o Skype. Banco no exterior, regras do exterior. Por isso ainda vejo o BB Americas como boa opção.

      ANDRE TEIXEIRA LOPESPostado em9:04 am - dez 15, 2018

      Bom dia. Por gentileza, como funciona o processo de retorno do dinheiro pro Brasil? Eu já dei uma olhada no site mas não achei o procedimento. Grato!

  • DanielPostado em2:09 pm - set 17, 2018

    Olá, BPM.

    Para quem tem interesse em investir em ETF’s e Treasuries, a TD Ameritrade não seria mais recomendada do que a Interactive Brokers? A Ameritrade tem mais ou menos o mesmo tempo de mercado (~40 anos), tem um depósito mínimo menor ($2k), não tem tarifas de manutenção (independente do valor do depósito) e não cobra corretagem para Treasuries e vários ETF’s (informações da Investopedia). Sei que a corretora é do gosto pessoal de cada um, mas para este caso específico (ETF’s e Treasuries), seria o caso de abrir uma conta na Ameritrade? Você chegou a considerar abrir conta nela antes da IB?

    Valeu pelo blog.
    Daniel

      adminPostado em2:41 pm - set 17, 2018

      A Ameritrade é uma boa corretora também mas se não me engano, ela estava cobrando mais para compra de ações. Na IB é $1.

      Na verdade qualquer uma dessas são boas para operar, o que deve definir quais escolher é a sua estratégia. Caso queira comprar apenas ações dos EUA e alguns ETF, ela vai te atender muito bem. Caso queira comprar ações de outros Mercados, aí a IB vai te atender melhor.

      Apesar dela ter uma grande lista de ETF commission free, veja se os ETF que te interessam estão neste lista, nem todos estão e ela não negocia alguns.

      Em se tratando de investimentos global, a IB é a melhor. Em se tratando apenas de Stocks nos EUA e alguns ETF da lista Free, a Ameritrade vale a pena.

      Não lembro exatamente qual foi o blogueiro que tinha conta nela e depois quis migrar para a IB e teve que pagar mais de $100 de taxas.

      adminPostado em2:43 pm - set 17, 2018

      Por exemplo, o ETF IWDA não consta na lista de commission free.

        DanielPostado em3:22 pm - set 17, 2018

        Obrigado pela resposta, BPM.

        Minha estratégia é pôr parte do aporte numa “escada” com Treasuries (dividir entre títulos de vencimento distintos) e outra parte no Vanguard S&P 500 (VOO), sempre com aportes regulares. Acho que a Ameritrade serviria bem neste caso, não?

        Como este ETF já é bem diversificado em ações, acho que vale focar em apenas nele. No longo prazo, isso daria um bom retorno, não? Mas nada impede que futuramente eu abra uma conta em outra corretora que abranja outros mercados.

        Obrigado pelas respostas,
        Daniel.

          adminPostado em3:44 pm - set 17, 2018

          Disponha.

          Sim, é uma estratégia que atende. Futuramente você acabará sentindo necessidade de comprar outros ativos mas aí já terá mais experiência e poderá abrir conta em outra corretora se for o caso.

          Importante é começar.

          MauroPostado em9:15 am - mar 19, 2019

          Ola,

          Primeiramente obrigado ao blog e a todas as respostas desse post.
          Eu tenho uma conta na Interactive Broker, porém pretendo iniciar meu contato com investimentos nos Estados Unidos da mesma forma que você Daniel, o que me coloca numa posição onde a TD Ameritrade se torna mais viável.
          Contudo, fui fazer o cadastro e obtive a resposta de que não preencho os requisitos para abertura da conta.
          Sou brasileiro residente na Austrália, usei os dados do visto B1/B2 meu e de minha esposa. A única informação que não preenchi foi a respeito do ITIN (Individual Taxpayer Identification Number), pois não possuo. Porem, preenchi utilizando meu Tax File Number da Austrália.

          Tirando isso, não consigo identificar a razão da resposta automática de negação. Algum de vocês tem uma sugestão?

  • AlbertoPostado em12:35 pm - set 5, 2018

    Ola ! Obrigado por compilhr esse conhecimento!
    Fiquei em dúvida, a transferência mínima é de 10k dólares (40K reais) ?
    E como é realizada a transferência, posso fazer direto pelo meu banco ?

  • AA40Postado em1:13 pm - jul 21, 2018

    Show de bola só que não indique para as pessoas abrirem conta com conta margem BP. É muito perigoso. Recomende abrir conta cash mesmo para evitar de usar dinheiro que não é seu, pagar juros e perder capital.

  • TOMAS QUINTILIPostado em8:07 am - jul 17, 2018

    Está de parabéns… Ótimo trabalho, didático, direto e esclarecedor!

  • Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.