google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá amigos investidores!

Diversificar os investimentos é necessário, no entanto, temos que ter alguns cuidados ao investir no exterior. Esses cuidados não são ações que fujam ao seu controle como um risco sistêmico de uma pandemia. Os cuidados ao investir no exterior que falarei neste post,, são detalhes que você deve observar.

O episódio 27 do BPMCast eu falo sobre uma tragédia nos investimentos. Um investidor se suicidou após achar que estava devendo 750 mil dólares. O fato saiu no site Neofeed.com.br e você pode ouvir o BPMCast clicando aqui.

Eu já fiz alguns alertas durante minha jornada nos investimentos. Já comentei para terem cuidado com as pirâmides, com ganhos repentinos e absurdos dentre outros perigos. Agora trago 3 cuidados ao investir no exterior.

cuidados ao investir no exterior Avenue

Qual corretora escolher no exterior

O primeiro da lista de cuidados ao investir no exterior é qual corretora utilizar. Para investir no exterior precisamos abrir conta em uma corretora americana, pois as brasileiras não permitem operar fora. Existem várias corretoras de fácil acesso mas estude elas antes de abrir sua conta.

Aqui no site temos a página dedicada a abertura de conta em corretoras. Já abri conta e fiz review da Interactive Brokers, TD Ameritrade e Avenue. A Drivewealth deixou de prestar serviços para o varejo e a Passfolio fiz um review neste vídeo.

Na hora de escolher a corretora, veja se ela está registrada nos órgãos reguladores como o SIPC e a FINRA. Você pode consultar os dados delas no site brokercheck.finra.org. Todas essas que citei, estão com suas regulações em dia.

Outra coisa importante a se considerar é a solidez das finanças. A Interactive Brokers tem capital aberto, fácil acompanhar. A TD Ameritrade tem a Charles Schwab por trás e além de oferecer corretagem grátis, eles cobram outros serviços. A Avenue cobra corretagem barata e recebeu um funding para crescer.

Não escolha corretora pelo fato dela te oferecer dinheiro por indicar alguém ou então uma ação ao enviar dinheiro. Esse tipo de recompensa é bom, acontece bastante mas não deve ser o motivo de escolha. A maioria das corretoras tem esse tipo de recompensa então, escolha a mais sólida.

Formas de enviar dinheiro para o exterior

Um segundo ponto importante nos cuidados ao investir no exterior é a forma que você envia dinheiro. Existem algumas maneiras que não atendem aos requisitos do Banco Central então, fiquem espertos. Utilize sempre canais oficiais de câmbio.

Enviar dinheiro para o exterior não é ilegal. Ilegal é você não registrar o envio. Se você tem aquele amigo que te vende dólar e transfere para sua conta sem nenhum registro, pode ser difícil explicar para a Receita Federal de onde veio aquele dinheiro.

Entendam que, por mais absurdo que seja pagar impostos, ainda assim é a lei. Não cumprir a lei nos deixa vulneráveis à multas e processos, sendo assim, não fiquem vulneráveis a isso. Façam suas remessas em instituições que registre em seu nome cada operação. Não façam envios em grupos ou em lote, perguntem à instituição financeira se ela faz um registro para cada envio no seu nome.

Para não ter erros, utilize ou o seu banco (muito mais caro), a Remessa Online ou a Confidence Câmbio para enviar para sua corretora. No caso da Avenue, a própria corretora faz o câmbio e registra cada operação. Como falei, existem outras instituições mas eu só analisei essas citadas.

Seguir dicas e carteiras de “gurus”

O terceiro cuidado ao investir no exterior é com dicas e carteiras de certos “gurus”. Vejo muita gente replicando carteira de grandes nomes ou então sugerindo carteiras vencedoras. Fique sabendo que uma carteira vencedora constrói-se com o tempo então não adianta copiar a carteira de ninguém.

Assim como as carteiras de “gurus” também temos as grandes dicas. Quem nunca viu uma frase de: opere alavancado; o melhor é investir em forex; coloca tudo em Tesla e outras frases medonhas. Eu mesmo escuto cada “dica” de dar medo.

Outra grande “dica” que vejo muito por ai são cursos de excelência que vai te ensinar a fórmula vencedora de algum mega investidor. Se não for isso, vai ser um curso que te ensina ganhar dinheiro com opções com apenas alguns minutos por dia. Promessas de ganhos rápidos ainda são comuns na internet.

Tomem muito cuidado com esses conteúdos. Procure conhecer bem quem está oferecendo algo. Desconfie de certas propagandas sensacionalistas. Investir requer estudo e tempo. Não se contrói-se uma carteira vencedora sem estudar e sem um período razoavelmente longo. Eu posso ter uma ação que me rendeu mais de 200% mas comprei há alguns anos e hora pode não ser uma boa opção.

Considerações Finais

Como vocês já sabem, sou um entusiasta dos investimentos no exterior. No entanto, sempre invistam com muita prudência. Não invistam seu dinheiro simplesmente porque alguém disse para fazer. Invista por ter adquirido conhecimento suficiente para saber o que está fazendo. Fiquem atentos nos cuidados ao investir no exterior e, bons investimentos.

4.7/5 - (3 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
8 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Zezinho
Zezinho
21 de julho de 2020 12:28

Prezado, BPM. Tudo bem??
Eu gostaria de dar uma sugestão para conteúdo.
Eu vejo que sempre ensinam como remeter recursos para as corretoras.
Mas o que ninguém nunca mostrou é como fazer RETIRADAS de recursos das corretoras.
Você poderia ensinar essa parte? E se sim, poderia começar pela TD Ameritrade.

Eu notei alguma dificuldade sobre isso em alguns comentários.

MUITOOOO OBRIGADO.

Zezinho (sempre por aqui)

Mario
Mario
Reply to  Alex
22 de julho de 2020 14:47

Gostaria de saber como fazer retirada via remessa on LINE.

AA40
AA40
17 de julho de 2020 21:03

Muito bom BPM. Falei hoje para um leitor meu acerca destes gurus que pipocam todo dia. Eles falam com uma certeza que é assustador.
No mercado ninguém pode falar com certeza pois absolutamente ninguem consegue prever o futuro, mas vc olha um video dos gurus e parece que eles são Warren Buffet de tanta certeza que te passam. Muito cuidado gente com este pessoal que só busca vender curso. Eles não vão compensar seus prejuizos depois. Se eles fossem bons mesmo não estariam vendendo video e cursos na internet. Siga quem ganha nada com isso, como BPM e claro o AA40. Abcs

Andrew
Andrew
17 de julho de 2020 21:02

Fala, Bpm. Blz?
Sabe me dizer qual é o prazo para liquidação de ações nos EUA e no UK?
Minha dúvida é o seguinte… Opero via IB e tenho um ETF em USD baseado na Irlanda(EMCA) negociado via LSE. Daí eu gostaria de vender esse ETF (via LSE) e no mesmo dia comprar ações americanas(Apple). Isso geraria alguma falha de liquidação por algum descasamento de prazos de liquidação? Ou o prazo é igual (de forma a não causar problemas)?
Obrigado.

im
im
Reply to  Andrew
19 de julho de 2020 10:36

andrea, creio que não tem problema.
De todo modo é simples vc fazer a operação sem risco.
Venda este ETF e verifique se a venda foi concluída e se o valor já caiu em CASH.
Se sim, pode comprar as ações americanas.
E outra coisa: sendo tudo feito em USD, vocÊ sequer precisa vender, converter a moeda e comprar.

Tranquilo!

Abs!

im

Translate »
8
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us