google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
5GAmerican TowerREIT

American Tower (AMT), oportunidade ou não?

By 8 de fevereiro de 2021fevereiro 14th, 20212 Comments

Olá, amigos investidores!

A American Tower é o maior REIT de infraestrutura de telecomunicações do mundo. Se você ainda não conhece este REIT, clique aqui e veja a apresentação da empresa. Ela inclusive opera no Brasil e se você tem um terreno vazio onde pode encaixar uma antena, você pode entrar no site e deixar seu contato para eles avaliarem.

O post de hoje foi motivado por alguns comentários pelo pessoal da área de membros do canal no YouTube. Se você quiser conhecer a área de membros, basta clicar aqui. Sendo membro do canal você participará de um grupo aberto no Telegram onde poderá conversar comigo e com todos os outros diariamente. Não há fidelidade e você pode sair a hora que quiser.

Então fica a dúvida, American Tower é uma oportunidade agora ou será que é melhor ficar de fora? Bom, relembro que a decisão de entrar em um ativo ou não é pessoal e este site é apenas de estudos. Mas como não podemos ficar em cima do muro a vida inteira, eu digo que ainda compro American Tower e explico o meu racional.

American Tower e suas dúvidas

Antes de falar os motivos que me fazem comprar American Tower no momento, vou comentar de algumas preocupações que li na internet. Como não poderia deixar de ser, a maior preocupação veio do preço das ações que caíram bastante nos últimos dias. Em janeiro tivemos o menor preço de um ano, excetuando-se o período de março e abril de 2020 onde tivemos um grande V por conta do Covid.

American Tower

Na verdade esse recuo nos preços acabou sendo uma oportunidade de compra. Muito do impacto negativo de American Tower reside no fato de diminuir o custo do capital, aumentar a dívida pela aquisição da Telxius Tower aumentado sua participação internacional. Agora a exposição à Europa está maior. São mais 33 mil pontos sendo concentrado na Alemanha e na Espanha. Ah, ainda tem o Brasil nessa compra com mais 5 mil pontos.

Os leilões das bandas de funcionamento estão acontecendo agora. Há uma disputa bilionária na Banda C para ter direito de operar nos espectros de 3,3 e 4,2 GHz.

Outro ponto que algumas pessoas comentam é que a as torres podem não ser mais úteis no longo prazo porque poderemos ter a internet via satélite. No fundo não é bem assim. A StarLink de Musk tem uma previsão de custar $500 para instalação e assinatura mensal de $100, ou seja, não é tão acessível assim. Além de ser caro, ainda não temos funcionando plenamente no mercado.

De qualquer maneira, você que é um seguidor assíduo do comoinvestirnoexterior, vai ter uma pequena exposição em outras tecnologias como a dos satélites. Importante lembrar que um investimento não exclui o outro. Mas vamos ver então alguns dos motivos que me fazem manter e até adicionar um pouco de AMT à carteira.

Avenue corretora

American Tower – Oportunidade de compra para longo prazo

Apesar de não ser nenhuma recomendação de compra, estou vendo uma oportunidade em American Tower para o longo prazo. Em um momento em que vimos ativos subindo 500% em poucos meses, um ativo que recua no preço da ação mas tem possibilidade sólida de crescimento, parece um investimento ruim.

A principal razão para eu comprar American Tower é a tão esperada chegada do 5G. Sim! Ainda estamos aguardando a chegada do 5G e isso ainda vai impulsionar muitas empresas. Vamos lembrar que o 5G precisa de baixa latência para funcionar. Em outras palavras, o sinal não percorre grandes distâncias e precisaremos de mais pontos espalhados por toda cidade para ter a tão sonhada velocidade do 5G.

Se pensarmos em carros autônomos ou pelo menos em carros mais inteligentes, o que já é grande realidade, (a Tesla atualiza o sistema online, a BMW monitora seu carro por meio de um chip), já temos ai uma grande necessidade de comunicação em várias áreas onde hoje não temos sinal de celular.

Aqui entram as torres de infraestrutura. Aliás, as torres não fornecem apenas infraestrutura para celulares, elas também fornecem diversos outros serviços para qualquer tipo de transmissão como a própria TV. Além da AMT ainda temos outras duas que são a SBA Communications e a Crown Castle. Caso não conheça as demais, clique aqui e aqui.

Mas falando ainda em torres, para termos uma comunicação rápida, ainda precisamos das 3 faixas (alta, média e baixa), o que as torres nos fornecem. Além disso, precisamos ainda de fibras ótica chegando às torres para que o sinal seja distribuído. Ai entram outras empresas como a Corning.

As gigantes estão com a AMT

Ainda em favor da American Tower, a At&T foi a empresa que mais fomentou o crescimento das torres de telecomunicações. Hoje a Verizon pode ser a maior fomentadora da American Tower, caso ela seja a maior compradora da Banda-C.

Acredito que qualquer grande empresa como a T-Mobile, T e Verizon, necessitará dos serviços da AMT. Não só o que temos hoje mas o que precisaremos para o futuro. As promessas com o 5G são enormes e após 2020, descobrimos que ter uma boa internet é fundamental para tudo na vida.

Os dividendos de American Tower

Outro ponto importante a considerar é que os dividendos da AMT parecem estar bem seguros. O payout está em torno de 60%. O crescimento dos dividendos nos últimos 3 anos é de 20%, portanto, temos um crescimento muito bom. O DY está pouco acima de 2% mas como falei antes, American Tower é um investimento para longo prazo e paciência.

Neste escopo, AMT está crescendo os dividendos há 8 anos seguidor. Sei que falta muito para ser uma Aristocrats como a Federal Realty FRT mas o dever de casa está sendo feito.

 

Considerações Finais

Eu poderia ficar por algum tempo comentando sobre o 5G e as novas tecnologias e como a American Tower pode crescer com esta demanda, no entanto, expus alguns pontos de preocupação da AMT VS pontos que julgo oportunidade.

Dado a recente compra da Telxius aumentando a participação na Europa, à chegada do 5G, da necessidade das companhias de telefonia com a infraestrutura de telecomunicações e os recentes leilões das bandas, eu acredito que AMT é uma oportunidade nos preços atuais.

Relembro que este post não é recomendação de compra e por isso gostaria de ouvir sua opinião a respeito de American Tower.

Bons investimentos.

Alex.

5/5 - (2 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Diego
Diego
28 de fevereiro de 2021 21:35

muito legal o post. estou querendo colocar AMT na carteira, mas tava na dúvida entre AMT ou CCI. Achei a AMT mais diversificada e pelo 5g ser uma necessidade mundial, estou mais propenso a escolher ela. 🙂

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us