AçõesEstudosInvestimentos nos Estados Unidosstocks

Lemonade, a empresa de seguros que utiliza inteligência artificial

By 28 de dezembro de 2020No Comments

Olá, amigos investidores!

A Lemonade é uma empresa de seguros que promete revolucionar o mercado utilizando inteligência artificial. A promessa deles é passar 75% do prêmio para a resseguradora e ficar com 25%. Prometem, também, manter o custo baixo uma vez que utilizam a inteligência artificial no atendimento, reduzindo assim o número de funcionários. Será que essa prática é suficiente para um grande lucro no futuro? Será que outras seguradoras não utilizam a mesma prática? Estaria a Lemonade trazendo inovação ao setor? Vamos conversar sobre isso neste post.

Lemonade (NYSE:LMND)

A Lemonade, Inc. (NYSE: LMND) oferece seguros a locatários, proprietários de casas e seguro saúde para animais de estimação nos Estados Unidos e seguro de conteúdo e responsabilidade na Alemanha e na Holanda por meio de suas seguradoras full stack. Impulsionado por inteligência artificial e economia comportamental, a Lemonade decidiu substituir corretores e burocracia por bots e aprendizado de máquina, visando zero burocracia e tudo instantâneo.

Uma Certified B-Corp, a Lemonade concede prêmios não utilizados a organizações sem fins lucrativos selecionadas por sua comunidade durante seu Giveback anual. A Lemonade está disponível atualmente para a maior parte dos Estados Unidos, Alemanha e Holanda e continua a se expandir globalmente.

Fonte: relation investor (tradução automática)

Trocando em miúdos, a Lemonade é uma dessas empresas que quer trazer inovação com uma pegada mais jovem e sistematizada. Ela está explorando bastante o seguro para animais de estimação. Dentro de sua proposta, eles repassam parte do prêmio para uma instituição que é escolhida pelos próprios acionistas.

Explorando a inteligência artificial, a Lemonade traz a proposta de contratar um seguro de modo rápido e desburocratizado. Exploram o marketing neste sentido e ainda prometem trazer economia com menos funcionários. Feita a apresentação da Lemonade, vamos passar a alguns itens importantes na hora de analisar a Empresa.

O setor de seguros não é uma novidade

O site Motley Fool recomendou a compra de Lemonade e um dos pontos que mais destacaram foi a inovação na contratação de um seguro. Utilizando os bots, você consegue contratar um seguro em menos de 15 minutos. É uma excelente experiência, mas isso não é exatamente uma novidade.

Olhando por esse ponto, a Lemonade nada mais fez do que automatizar um processo como já vemos em diversos setores como bancos e corretoras. Para se ter uma ideia, você pode abrir conta na corretora Avenue em 15 minutos também, tudo automatizado. Algumas empresas como a NCino oferecem sistemas para esse tipo de automação.

O produto final é um seguro, seja de carro, casa ou de animais de estimação, sendo este uma certa novidade no ramo. Desburocratizar o processo e utilizar a inteligência artificial não traz inovação ao setor, somente facilita a contratação.

Ainda sobre este ponto, uma pessoa procura um seguro pelas características que ele apresenta e não pela facilidade de contratação. Apesar de ser uma facilidade e termos a possibilidade de contratar em 15 minutos, economizando tempo, ninguém vai escolher um seguro por causa disso.

Portanto, outras empresas também oferecem vários tipos de seguros e também possuem processos automatizados. Este setor não é novidade e alguns pares da Lemonade também oferecem serviços com contratação mais rápida. Lembrando que Warren Buffet ganhou muito dinheiro com o setor de seguros.

Inteligência artificial na contratação de seguros

A Lemonade não possui exclusividade na contratação de seguros utilizando a inteligência artificial. Suas concorrentes já fazem esse serviço, no entanto, ao meu ver, elas não exploram tanto o marketing, uma vez que o core Business do setor é o seguro em si e não o processo.

A inteligência artificial está presente em todos os setores e explorá-los é uma tendência e não há volta. A diferença é quem consegue fazer melhor e com mais eficiência, no entanto, isso não deve ser motivo de escolha de um seguro.

Você verá a inteligência artificial funcionando em todos os sites dos concorrentes, como Progressive NYSE:PGR, The Allstate Corporation, NYSE:ALL,  Cincinnati Financial, NYSE:CINF e até a subsidiária da Berkshire Hathaway, Geico que não é listada.

Avenue corretora

A proposta financeira da Lemonade 

O grande debate em cima da Lemonade não é exatamente sobre seu marketing de utilizar a inteligência artificial ou, então, de estar aumentando os seguros de pets. O que eleva o debate é sobre sua proposta financeira de ficar com 25% do prêmio e passar 75% para uma resseguradora. Para muitos analistas, as contas não fecham.

Essa proposta parece muito interessante, pois assim a Lemonade dificilmente teria um prejuízo, mas o que muitos comentam é que existe todo o custo de operação deles e todo o gasto com marketing que é muito maior do que seus pares.

Seu IPO foi em julho de 2020 e já saiu com uma alta de 139%. Alguns analistas dizem que a Lemonade vale menos do que $50, mas hoje está sendo negociada a $125. Já outros analistas acham que a empresa ainda vai crescer muito e está expandindo suas atividades para outros países.

Os números não batem

A Lemonade é uma empresa nova com a pegada mais clean que atende mais os Millenials que são pessoas “mais tecnológicas”. Apesar de sabermos que a maioria das startups iniciam na bolsa com mais propostas do que lucros, a Lemonade deixa algumas dúvidas uma vez que hoje negocia múltiplos muito altos e um EPS negativo. Veja abaixo um quadro comparativo com alguns de seus pares.

LMND

Fonte: SeekingAlpha

Como a LMND ainda não tem um ano que se tornou pública, algumas métricas ficam prejudicadas, no entanto, já podemos observar algumas métricas com seus pares. O Price/Sales e o EV/Sales está muito distante de seus pares. Lembro que uma forma de precificar um ativo é fazendo comparação com seus pares e o setor. O Price to book também está muito elevado e o EPS está em torno de -$2,75.

Não estou dizendo que a Lemonade não é um case interessante. Neste post trago alguns dados para que você reflita antes de comprar o ativo. Se ela estivesse sendo negociada com múltiplos menores e o preço estivesse abaixo de $50, talvez seria mais interessante. Mesmo assim, algumas pessoas ainda acreditam que LMND terá um crescimento de 100% em 2021.

Ainda trazendo mais um dado para você pensar, os fundadores andaram vendendo um bocado de ações, mas ainda permanecem com uma grande posição. E ai? Você acha que foi só uma realização de lucros ou eles estão se desfazendo de suas ações aproveitando a alta que os preços tiveram? Esse é o tipo de interpretação individual.

Considerações Finais

A Lemonade é um case que está sendo bastante discutido entre analistas e formadores de opinião. Eles estão atuando em um ramo já conhecido, mas estão com uma proposta mais inovadora. Apesar de explorarem bastante o marketing com a proposta de acelerar a contratação de um seguro utilizando inteligência artificial, seus concorrentes também oferecem serviços parecidos e o produto final é o mesmo, o seguro de alguma coisa.

Fato é que se você quiser entrar em Lemonade, é bom estudar bastante e não entrar com uma posição muito grande. O futuro nos dirá quem estava certo, mas até que a Empresa gere lucro, pode demorar um pouco.

E você? É bearish ou bullish com a Lemonade? O que acha do case?

Alex Mendes

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
5 1 vote
Article Rating
Inscreva-se
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
()
x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us