google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
AçõesEstudosInvestimentos nos Estados Unidosstocks

Lemonade, a empresa de seguros que utiliza inteligência artificial

By 28 de dezembro de 2020junho 9th, 2022No Comments

Olá, amigos investidores!

A Lemonade é uma empresa de seguros que promete revolucionar o mercado utilizando inteligência artificial. A promessa deles é passar 75% do prêmio para a resseguradora e ficar com 25%. Prometem, também, manter o custo baixo uma vez que utilizam a inteligência artificial no atendimento, reduzindo assim o número de funcionários. Será que essa prática é suficiente para um grande lucro no futuro? Será que outras seguradoras não utilizam a mesma prática? Estaria a Lemonade trazendo inovação ao setor? Vamos conversar sobre isso neste post.

Lemonade (NYSE:LMND)

A Lemonade, Inc. (NYSE: LMND) oferece seguros a locatários, proprietários de casas e seguro saúde para animais de estimação nos Estados Unidos e seguro de conteúdo e responsabilidade na Alemanha e na Holanda por meio de suas seguradoras full stack. Impulsionado por inteligência artificial e economia comportamental, a Lemonade decidiu substituir corretores e burocracia por bots e aprendizado de máquina, visando zero burocracia e tudo instantâneo.

Uma Certified B-Corp, a Lemonade concede prêmios não utilizados a organizações sem fins lucrativos selecionadas por sua comunidade durante seu Giveback anual. A Lemonade está disponível atualmente para a maior parte dos Estados Unidos, Alemanha e Holanda e continua a se expandir globalmente.

Fonte: relation investor (tradução automática)

Trocando em miúdos, a Lemonade é uma dessas empresas que quer trazer inovação com uma pegada mais jovem e sistematizada. Ela está explorando bastante o seguro para animais de estimação. Dentro de sua proposta, eles repassam parte do prêmio para uma instituição que é escolhida pelos próprios acionistas.

Explorando a inteligência artificial, a Lemonade traz a proposta de contratar um seguro de modo rápido e desburocratizado. Exploram o marketing neste sentido e ainda prometem trazer economia com menos funcionários. Feita a apresentação da Lemonade, vamos passar a alguns itens importantes na hora de analisar a Empresa.

O setor de seguros não é uma novidade

O site Motley Fool recomendou a compra de Lemonade e um dos pontos que mais destacaram foi a inovação na contratação de um seguro. Utilizando os bots, você consegue contratar um seguro em menos de 15 minutos. É uma excelente experiência, mas isso não é exatamente uma novidade.

Olhando por esse ponto, a Lemonade nada mais fez do que automatizar um processo como já vemos em diversos setores como bancos e corretoras. Para se ter uma ideia, você pode abrir conta na corretora Avenue em 15 minutos também, tudo automatizado. Algumas empresas como a NCino oferecem sistemas para esse tipo de automação.

O produto final é um seguro, seja de carro, casa ou de animais de estimação, sendo este uma certa novidade no ramo. Desburocratizar o processo e utilizar a inteligência artificial não traz inovação ao setor, somente facilita a contratação.

Ainda sobre este ponto, uma pessoa procura um seguro pelas características que ele apresenta e não pela facilidade de contratação. Apesar de ser uma facilidade e termos a possibilidade de contratar em 15 minutos, economizando tempo, ninguém vai escolher um seguro por causa disso.

Portanto, outras empresas também oferecem vários tipos de seguros e também possuem processos automatizados. Este setor não é novidade e alguns pares da Lemonade também oferecem serviços com contratação mais rápida. Lembrando que Warren Buffet ganhou muito dinheiro com o setor de seguros.

Inteligência artificial na contratação de seguros

A Lemonade não possui exclusividade na contratação de seguros utilizando a inteligência artificial. Suas concorrentes já fazem esse serviço, no entanto, ao meu ver, elas não exploram tanto o marketing, uma vez que o core Business do setor é o seguro em si e não o processo.

A inteligência artificial está presente em todos os setores e explorá-los é uma tendência e não há volta. A diferença é quem consegue fazer melhor e com mais eficiência, no entanto, isso não deve ser motivo de escolha de um seguro.

Você verá a inteligência artificial funcionando em todos os sites dos concorrentes, como Progressive NYSE:PGR, The Allstate Corporation, NYSE:ALL,  Cincinnati Financial, NYSE:CINF e até a subsidiária da Berkshire Hathaway, Geico que não é listada.

Avenue corretora

A proposta financeira da Lemonade 

O grande debate em cima da Lemonade não é exatamente sobre seu marketing de utilizar a inteligência artificial ou, então, de estar aumentando os seguros de pets. O que eleva o debate é sobre sua proposta financeira de ficar com 25% do prêmio e passar 75% para uma resseguradora. Para muitos analistas, as contas não fecham.

Essa proposta parece muito interessante, pois assim a Lemonade dificilmente teria um prejuízo, mas o que muitos comentam é que existe todo o custo de operação deles e todo o gasto com marketing que é muito maior do que seus pares.

Seu IPO foi em julho de 2020 e já saiu com uma alta de 139%. Alguns analistas dizem que a Lemonade vale menos do que $50, mas hoje está sendo negociada a $125. Já outros analistas acham que a empresa ainda vai crescer muito e está expandindo suas atividades para outros países.

Os números não batem

A Lemonade é uma empresa nova com a pegada mais clean que atende mais os Millenials que são pessoas “mais tecnológicas”. Apesar de sabermos que a maioria das startups iniciam na bolsa com mais propostas do que lucros, a Lemonade deixa algumas dúvidas uma vez que hoje negocia múltiplos muito altos e um EPS negativo. Veja abaixo um quadro comparativo com alguns de seus pares.

LMND

Fonte: SeekingAlpha

Como a LMND ainda não tem um ano que se tornou pública, algumas métricas ficam prejudicadas, no entanto, já podemos observar algumas métricas com seus pares. O Price/Sales e o EV/Sales está muito distante de seus pares. Lembro que uma forma de precificar um ativo é fazendo comparação com seus pares e o setor. O Price to book também está muito elevado e o EPS está em torno de -$2,75.

Não estou dizendo que a Lemonade não é um case interessante. Neste post trago alguns dados para que você reflita antes de comprar o ativo. Se ela estivesse sendo negociada com múltiplos menores e o preço estivesse abaixo de $50, talvez seria mais interessante. Mesmo assim, algumas pessoas ainda acreditam que LMND terá um crescimento de 100% em 2021.

Ainda trazendo mais um dado para você pensar, os fundadores andaram vendendo um bocado de ações, mas ainda permanecem com uma grande posição. E ai? Você acha que foi só uma realização de lucros ou eles estão se desfazendo de suas ações aproveitando a alta que os preços tiveram? Esse é o tipo de interpretação individual.

Considerações Finais

A Lemonade é um case que está sendo bastante discutido entre analistas e formadores de opinião. Eles estão atuando em um ramo já conhecido, mas estão com uma proposta mais inovadora. Apesar de explorarem bastante o marketing com a proposta de acelerar a contratação de um seguro utilizando inteligência artificial, seus concorrentes também oferecem serviços parecidos e o produto final é o mesmo, o seguro de alguma coisa.

Fato é que se você quiser entrar em Lemonade, é bom estudar bastante e não entrar com uma posição muito grande. O futuro nos dirá quem estava certo, mas até que a Empresa gere lucro, pode demorar um pouco.

E você? É bearish ou bullish com a Lemonade? O que acha do case?

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us