google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
AçõesDestaquesDividend AristocratsDividendosInvestir no exterior

Você sabe o que é Dividend Aristocrats?

By 4 de setembro de 2018outubro 7th, 2018No Comments

Você já ouviu falar em Dividend Aristocrats? Sabe o por quê de escolher boas empresas pagadoras de dividendos? Vamos ver um pouco sobre essa política de dividendos nos Estados Unidos 🇺🇸 e a classificação das empresas quanto aos dividendos.

Dividend Aristocrats

É a definição das empresas que compões o S&P500 e  que pagam dividendos crescentes há mais de 25 anos consecutivos. Ou seja, uma empresa precisa aumentar seus dividendos por pelo menos 25 anos para ser considerada uma Dividend Aristocrats.

Para que uma empresa torne-se uma Dividend Aristocrats, ela tem que passar por crises, furacões, tormentas, mudanças de governos, guerras e mais um monte de coisa que pode influenciar em uma economia, sem abalar sua distribuição de dividendos.

É necessário uma excelente gestão para manter o caixa da empresa em condições de atender por um tempo essa exigência. Por isso as vezes vemos o caixa aumentando, os lucros também mas os dividendos não acompanham. Atualmente diversas empresas cresceram bastante mas os dividendos cresceram em uma média muito menor.

A Estratégia dos Dividendos

Nos Estados Unidos há uma estratégia de investir em empresas para receber dividendos, sendo assim pouquíssimas ações não pagam dividendos trimestrais como o caso da Berkshire Hathaway de Warren Buffet. Não distribuir dividendos nos EUA é praticamente a morte de uma ação.

Pior que não distribuir dividendos talvez seja reduzir os mesmos. Os investidores americanos não gostam de ver seus dividendos trimestrais serem reduzidos e isso faz com que a cotação das empresas despenquem. Um grande exemplo de má gestão que está levando a empresa a diminuir dividendos e já reduziu mais de 60% o preço na cotação nos últimos anos é a General Electric (GE).

Veja aqui como abrir conta em corretora nos Estados Unidos

Grainger – GWW

Vamos ver um exemplo de uma empresa que faz parte do Dividend Aristocrats há mais de 46 anos. Essa á a Grainger – GWW. para verem um pouco mais sobre ela, clique aqui, aqui e aqui.

Dividendos crescentes, dividend aristocrats

A GWW vem aumentando seus dividendos constantemente mesmo tendo sofrido duras baixas na cotação de suas ações ao longo do tempo. A última baixa foi em 2017 onde chegou a valer o mesmo que outubro de 2011. Percebam que em 2011 ela pagava $0,66 por trimestre e em 2017 pagava $1,28, ou seja, mais que o dobro.

O gráfico abaixo mostra a evolução de GWW ao longo de 10 anos. Reparem que a crise de 2008 não entrou no gráfico mas tivemos uma grande baixa em 2017. A recuperação após 2017 até os dias de hoje está além do normal.

GWW Grainger Dividend Aristocrats

No gráfico podemos ver 5 pontos mais distintos durante esses 10 anos em que a cotação da empresa sofreu mas os dividendos não.

Lista das empresas Dividend Aristocrats

A lista das ações Dividend Aristocrats você pode encontrar facilmente na internet, basta ir ao Google e digitar mas deixo aqui o site do SureDividend.com que é um dos maiores no assunto e traz um excelente resumo. 

Como eles estão constantemente atualizando os índices, dividendos pagos e muitos outros dados das empresas boas pagadoras de dividendos, deixo aqui o link para a lista das empresas nesta categoria. Lá é possível baixar a planilha com todas as empresas e filtrar por premissas que você escolher.

Atenção, nem sempre uma empresa que está na categoria Dividend Aristocrats é uma excelente empresa para se comprar sempre. Devemos analisar o momento de entrar no papel e o próprio exemplo é da GWW. Será que ainda vale a entrada nela após todas essas altas?

Dividend King

Se você gostou de ver empresas que pagam dividendos crescentes há mais de 25 anos, o que dizer então de empresas que pagam dividendos há mais de 50 anos? Pois fique sabendo que existe e são chamadas de Dividend King.

Se em 25 anos tivemos crises, guerras, tornados, risco políticos e muita coisa que podia influenciar na economia, o que dizer de 50 anos? Essas empresas são muito resilientes e para manterem este status, precisam ser muito boas em tudo.

Quer saber quais empresas pagam dividendos há mais de 50 anos? Já ouviu falar em 3M (MMM)? Em Procter & Gamble (PG)? Em Johnson & Johnson (JNJ)? Colgate- Palmolive (CL)? E uma tal de Coca Cola (KO)? Então, estas são algumas das empresas que pagam dividendos ininterruptos e crescentes há meio século.

Dividend Kings, os reis dos dividendos
Gráfico retirado do site www.simplysafedividends.com

Claro que a lista vai diminuindo e agora são menos de 30 empresas que conseguem ter essa marca em sua administração. A lista completa também pode ser vista no mesmo site clicando neste link.

Dividendos por mais de 100 anos

Além de empresas que pagam dividendos ininterruptos e crescentes por mais de 25 e 50 anos, existem ainda empresas que pagam há mais de 100 anos! Black & Decker (SWK) e Exxon Mobil (XOM) são duas empresas desta categoria.

Dividendos constantes e crescentes por mais de 100 anos garante renda para três gerações de uma família. Imagina você que se avô tivesse comprado ações lá em 1920?! Até hoje estaria recebendo dividendos tendo repassado de geração a geração.

Claro que a ideia é aproveitar a vida e os rendimentos, então ele teria gastado grande parte mas mesmo assim ainda é possível deixar um bom patrimônio de herança para aqueles que assim desejarem. Dentro dessa linha de raciocínio, quanto antes você começar a comprar boas empresas pagadoras de dividendos, melhor pra você no futuro.

Conclusão

Investir em boas empresas pagadoras de dividendos é uma estratégia adotada pela maioria dos investidores americanos e que tem crescido bastante no Brasil.

Empresas resilientes às oscilações na economia, nos desastres, nas guerras e na política conseguem realizar uma boa administração e elevar o pagamento de dividendos ao longo dos anos.

Estudar essas empresas e investir seu capital ao longo do tempo garante renda passiva no futuro levando você à uma aposentadoria mais tranquila e segura. Para quem não gostas das emoções de outros tipos de investimentos, as empresas Dividend Aristocrats são uma excelente alternativa.

Bons investimentos a todos!

BPM

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us