google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
5GInvestimentos nos Estados UnidosInvestir no exteriorsemicondutoresstocksTecnologia

Taiwan Semiconductor – A oportunidade está aí!

By 28 de junho de 2022No Comments
Taiwan Semiconductor

Seguindo a estratégia com disciplina e estudos

 

Olá, amigos investidores!

 

É sempre bom deixar registrado nossos pensamentos, estudos e análises para, após um certo período, avaliarmos se estávamos certos nas nossas análises ou não.

 

Portanto, vou deixar mais um registro dos meus estudos para que no futuro, possamos ver se estava certo ou não. É certo que o momento que estamos passando, de aumento de juros e inflação no mundo todo, nos coloca com muito medo de investir.

 

Por isso, temos que acreditar na estratégia e nos indicadores. Aqueles que conseguem ter disciplina e resiliência para superar momentos de grandes crises, acaba tendo grandes retornos.

 

Hoje quero comentar mais um pouco sobre a Taiwan Semiconductor, uma fabricante de chips que cresce a uma taxa excelente e ainda tem muita oportunidade para crescer.

Avenue corretora

Taiwan Semiconductor – A oportunidade está aí!

 

Como sempre, já falei de Taiwan Semiconductor Company (TSMC) algumas vezes. Se você é novo e ainda não conhece a empresa, veja o vídeo de apresentação abaixo. Também já fiz um comparativo da TSM com a Intel. No entanto, vou fazer um breve comentário novamente, atualizando a situação da empresa.

 

Em primeiro lugar gostaria de dizer que tenho posição em TSM desde 2020. Não é nada que possa mexer com o mercado mas é sempre bom avisar quando temos o ativos que estamos comentando. Por isso, sou long Taiwan Semiconductor e estou adicionando mais algumas ação à carteira.

 

Feito o breve comentário, gostaria de trazer para vocês o quanto acredito que a empresa esteja descontada. Nesses momentos de grandes quedas, incertezas e insegurança, o mercado acaba exagerando a mão em algumas empresas e deixando o preço muito atraente.

 

Eu tenho posição em Taiwan Semicondutor com preços de $55, $110, $88 e pretendo adicionar mais um pouco agora, ou seja, mesmo com grandes quedas, ainda estou com um ótimo lucro, considerando que minha maior posição foi estabelecida no preço de $55.

 

Oportunidade de Taiwan Semiconductor (TSM)

 

Taiwan Semiconductor está sendo negociada em torno de $85. No entanto, olhando a análise de vários analistas, já vi alguns dando preço alvo de $180 e outros de $130. Mesmo que o analista que esteja mais certo é o que previu em $130, comprando hoje você terá um excelente ganho de capital.

 

Se você tem conta na Avenue, pode fazer pesquisas e ler opiniões de diversos analistas. Caso ainda não tenha conta, clique aqui e abra sua conta gratuitamente. A Avenue é uma corretora que facilita a vida do brasileiro que quer investir no exterior e ainda oferece uma conta bancária em dólar sem cobrar nada por isso.

 

Na imagem abaixo podemos ver a opinião dos analistas quanto ao preço justo da TSM. Vejam que, segundo aqueles analistas, a Taiwan Semiconductor poderá chegar ao preço de $112,50 que é bem mais baixo do que os $130 que já vi. Não vou nem comparar com os $180.

 

Se você compra o ativo hoje e ele chega a $112,50, você terá um ganho de capital de aproximadamente 31%. Se esse preço chegar em 2 anos, significa que você fez um lucro médio anual de 15%. Já se chegar no preço de $180, você mais que dobrará seu capital.

TSM Taiwan Semiconductor

Mais investimentos 

 

A TSM já havia anunciado que investiria 100 bilhões de dólares para aumentar sua capacidade de produção. E só neste ano a Empresa está investindo 44 bilhões de dólares. É o recorde histórico. Portanto, a Taiwan Semiconductor espera aumentar sua receita em 30%.

 

Outra grande vantagem para TSM é a falta de semicondutores no mundo inteiro. Essa escassez faz com que o preço suba e quem tiver capacidade de entregar o produto, está na frente. Grandes empresas como a Apple, utilizam os chips da TSM.

 

Além disso, TSM ainda detém a tecnologia de ponta no seu segmento. A Intel que é outra grande fabricante, ainda não está desenvolvendo os chips de 3 nanômetros que a TSM já está. Essa é mais uma vantagem competitiva.

 

Por fim, cabe ressaltar que a margem operacional da Empresa é uma das maiores que existe. Taiwan Semiconductor tem margem operacional acima de 40%.

Taiwan semiconductor

O que pode dar errado?

 

Quais seriam as fraquezas de Taiwan Semiconductor? Em primeiro lugar, a concorrência. No entanto, como podemos ver, TSM tem se destacado na produção e na tecnologia de seus produtos. Concorrência sempre vai existir mas será que consegue ultrapassar, pelo menos em curto prazo, a TSM?

 

Outro fator que seria um ponto fraco seria o excesso de chips no mundo fazendo com que a Empresa diminuísse sua produção demitindo funcionários e parando máquinas. Ao que tudo indica, isso não deve ocorrer tão cedo.

 

Talvez o maior risco que alguns imaginam seria a China invadir Taiwan, considerando que a Empresa produz muitos dos seus produtos por lá. Sobre essa preocupação penso que faz parte do gerenciamento de risco. TSM também tem essa preocupação e por isso está investindo em produção em fábricas nos EUA.

 

Portanto, eu me preocuparia mas nem tanto assim pensando em longo prazo. Espero que nada aconteça até que grande parte da produções de seus chips não esteja concentrada em Taiwan.

 

Se formos olhar seus resultados e sua política de investimentos, veremos que a Empresa está com uma ótima saúde financeira, além de excelentes clientes. Portanto, prevejo menos riscos do que oportunidades, principalmente nesse preço.

Considerações Finais

 

Estamos em um momento de inflação e juros crescentes no mundo inteiro. Mercado de ações caindo semana após semana. SP500 com uma queda de 23% em 6 meses e NASDAQ somando mais de 30%. As pessoas ficam desesperadas e vendem no prejuízo.

 

No entanto, podemos aproveitar essa euforia negativa do mercado e comprar boas empresas visando o longo prazo. Como temos uma escassez de semicondutores no mundo e aliando boa gestão, tecnologia de ponta e muito investimento para aumentar a produção, a Taiwan Semiconductor parece uma excelente opção.

 

Sou long em TSM e estou adicionado mais posição à minha carteira. E você? O que acha da Empresa?

 

Bons investimentos.

 

Alex.

5/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo
Paulo
28 de junho de 2022 22:03

Muito bom Alex. Tbm pretendo aumentar posição, excelente empresa. Muito interessante artigos desse tipo.

Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us