google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
At&T corta dividendos

Olá, amigos investidores!

 

At&T corta dividendos em 46%, reduzindo dos seus atuais $2,08 para $1,11 ao ano. Nos preços atuais o dividend yield estava em 8,2%, no entanto, com o corte de 46%, o DY cai para, aproximadamente, 4,6%. Mesmo com esse DY, At&T corta dividendos mas mantém-se na classe de pagadora de elevados dividendos.

 

Entretanto, esse corte de dividendos não é por acaso. Não podemos olhar simplesmente o corte de dividendos como se fosse uma ação isolada. Apesar de ter uma boa receita anual, At&T possui uma dívida muito grande que foi fruto de aquisições caras no passado. Vamos detalhar um pouco mais o assunto.

At&T e o Spin off de Time Warner

 

At&T corta dividendos mas vamos entender o motivo. Em junho de 2018 a At&T conclui a aquisição de Time Warner por, aproximadamente, 85 bilhões de dólares. Naquele momento a Empresa já tinha dívidas por conta da aquisição da Direct TV que nunca se mostrou um bom negócio.

 

Apesar de T gerar uma excelente receita anual, em torno de 160 bilhões de dólares, sua dívida ultrapassa os 250 bilhões. Ela é uma dividend aristocrat pagando um alto dividendo na casa de 8% ao ano. Isso faz com que ela distribua grande parte do seu lucro e demore para diminuir suas dívidas.

 

Pensando em melhorar esse cenário, T resolveu então fazer uma Spin Off da Time Warner. Será uma fusão com Discovery Channel (DISCA) em um negócio de 43 bilhões de dólares. Com isso T alivia grande parte de suas dívidas mas também diminui sua receita.

 

Eu fiz um vídeo comentando sobre isso e vou deixá-lo aqui embaixo. Recomendo que você assista para entender melhor como o negócio funcionará.

At&T corta dividendos de $2,08 para $1,11

 

No dia 01 de fevereiro de 2022 At&T anuncia o corte de dividendos de $2,08 para $1,11, reduzindo assim de 8,2% para 4,6% o yield. Tal decisão veio para reduzir gastos e concentrar no pagamento de dívidas e no reinvestimento na infraestrutura do 5G, já em andamento.

 

Portanto, a decisão de diminuir os dividendos foi por uma boa causa. Isso já aconteceria de qualquer maneira, uma vez que com o spin off de Time Warner, a receita também vai diminuir. Time Warner estava gerando 24% de toda receita de T, entretanto os dividendos foram cortados em 46%.

 

T anuncia que, ainda assim, paga um dividendo muito forte, em linha com os maiores concorrentes como a rival Verizon. Resta saber se esse pagamento será sustentável ao longo do tempo e se ainda sobrará caixa para abater suas dívidas.

 

De qualquer maneira, mesmo com os dividendos sendo reduzidos, At&T ainda mostra-se uma boa opção de investimentos. Esse spin off vai trazer um pouco mais de valor para o acionista como veremos abaixo. Entretanto, nunca se esqueça da dívida que é grande.

At&T corta dividendos

O que muda para o investidor após Spin off da Time Warner

Ao meu ver, o acionista de T, dependendo de quando ele comprou o ativo, não está em desvantagem com o spin off. Após concretizar a fusão, a At&T diminuirá sua dívida e poderá focar na infraestrutura do 5G.

 

Além disso, os detentores de ações de T não sofrerão nenhuma diminuição na quantidade de ações e ainda vão receber ações da nova empresa Time Warner + Discovery.  Para cada 1 ação de T, o acionista receberá 0,24 ações da nova empresa.

 

Portanto, caso você tenha 100 ações de T, receberá 24 ações da nova empresa. O preço de T já está refletindo esse spin off e acredito que não deva variar muito.

At&T dividendos

Considerações Finais

 

At&T corta dividendos mas não é o fim do mundo. A Empresa gera muito caixa e precisa se reorganizar para diminuir suas dívidas que são enormes. Com a fusão da Time Warner com a Discovery, existe a possibilidade de diminuir grande parte da dívida e ainda trazer valor para o acionista.

 

Entretanto, é sempre bom ficar muito atento aos próximos passos para ver se a T não vai inventar de realizar algum tipo de aquisição e ao invés de diminuir sua dívida, aumentar.

 

E você? Gosta de T? Prefere ficar de fora? Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de classificar este post com 5 estrelas.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leandrinho da TI
Leandrinho da TI
19 de fevereiro de 2022 20:19

Tenho T mas não gosto. Se colocar num gráfico de longo prazo essa bosta só perde valor e toma uma pau danado de qualquer ETF de S&P

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us