google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
AçõesAplicações Financeiras no ExteriorAvenueAvenue SecuritiesbiotecnologiaETFHealth care

ETF de biotecnologia: oportunidade de compra agora?

By 14 de março de 2022No Comments
biotecnologia

Olá, amigos investidores!

 

O setor de biotecnologia é um setor bem difícil de analisar. Precisamos de um conhecimento específico quando se fala em análise qualitativa. Se você quiser analisar de modo fundamentalista, basta olhar os indicadores, no entanto, a maioria das empresas de biotecnologia são small caps onde os indicadores não são os melhores para avaliar uma entrada no ativo.

 

Apesar de ser um setor difícil de analisar, é um setor promissor quando falamos em ganhos. Geralmente uma empresa de biotecnologia, após aprovação de um medicamento, fica por anos usufruindo dos lucros de seus desenvolvimentos, portanto, o risco X retorno, é um dos maiores entre os setores de investimentos.

 

Se você quer se expor ao setor de biotecnologia, eu recomendo que seja por ETF, justamente pela dificuldade de acompanhar a evolução das pesquisas e por depender de várias fases de aprovação pelas agências reguladoras.

 

Neste post vamos ver alguns ETF de biotecnologia e a performance deles nos últimos 3 anos. Não se esqueça de deixar seu comentários e de classificar este post com 5 estrelas no final da página.

Minhas ações de biotecnologia

 

Como comentei acima, o setor de biotecnologia está sofrendo bastante desde o início da pandemia. Já estamos no terceiro ano em que os ativos estão em queda livre. Entretanto, não só o setor de biotecnologia sofre. Como já comentei em outros posts, TelaDoc que é da área de saúde também vem sofrendo.

 

Acontece que o ano de 2020, quando tivemos o início da pandemia, muitas pesquisas foram paralisadas para dar espaços às pesquisas sobre o COVID. Em 2021 não foi muito diferente. Esse foi um dos motivos que fez esse setor despencar.

 

Portanto, como sempre faço o skin in the game, ou seja, sempre comento sobre as coisas que faço, vou comentar sobre as ações de biotecnologia que tenho em carteira. Reforço que nunca é uma recomendação de compra ou de venda, até porquê minha carteira de biotecnologia despencou.

 

Eu tenho 5 ações de biotecnologia na carteira. Apesar de recomendar comprar ETF de biotecnologia para se expor ao setor, eu mesmo fiz diferente e comprei 5 ativos. Como era de se esperar nesse momento de quedas acentuadas, essa minha mini carteira está caindo 69%.

 

Um dos ativos que comprei caiu 89,05%. Essa é uma grande queda no portfólio e por esse motivo, não devemos nos expor com grandes quantias. Como o setor tem assimetria muito grande, eu procuro colocar uma quantia que não me deixe desconfortável caso uma queda dessas aconteça.

 

Por enquanto estou super negativo com essas ações mas ainda estudando o setor e aguardando uma reação. Como ainda acho que voltaremos a ver resultados positivos nas pesquisas dessas empresas, até penso em aumentar posição.

 

Portanto, a assimetria tem que estar ao nosso favor. Invisto uma quantia que não me tira o sono, caso eu perca, no entanto, quando há retorno, este geralmente é muito positivo, ultrapassando a casa dos 3 dígitos em porcentagem.

Retorno das ações de biotecnologia nos últimos 12 meses 

biotecnologia

Na imagem acima podemos ver o retorno do preço sobre lucro da minha carteira de biotecnologia nos últimos 12 meses. Apenas 3 meses fecharam no positivo.

ETF de Biotecnologia 

 

Quando falamos de ETF de biotecnologia, acabamos tendo poucas opções se filtrarmos por capitalização. Poucos são os ETF com bilhões em custódia. Muitos são são os que possuem milhões em capitalização e mais ainda são small caps.

 

No entanto, as principais gestoras apresentam boas opções e em ramos diferentes. Algumas possuem até empresas aristocrats em sua composição e outras focam apenas em genomas. Portanto, mesmo que você compre dois ou mais ETF de biotecnologia, eles estarão diversificados entre si.

 

Um desses ETF mais famosos é o ARKG – Genomic Revolution ETF da famosa gestora, CEO da Ark, Cathie Wood.

 

O ARKG possui entre 40 e 60 empresas que fazem pesquisas com genoma, enquanto outros ETF possuem mais de 300 empresas em suas composições. No entanto a ARKG está com um retorno de -18% só em 2022. Se considerarmos um período de 1 anos, o retorno está em – 55%.

 

Veja na imagem abaixo os 7 maiores ETF de biotecnologia comparados com o SP 500 em um período de 1 ano. Repare que enquanto o SP500 teve retorno de 6%, todos os ETF tiveram retornos negativo.

biotecnologia ETF

ETF de Biotecnologia

 

Os ETF de biotecnologia que foram comparados na imagem acima foram:

  • iShares Biotechnology ETF (ticker: IBB);
  • SPDR S&P Biotech ETF (XBI);
  • Revolução Genômica ARK ETF (ARKG);
  • First Trust NYSE Arca Biotechnology ETF (FBT);
  • VanEck Biotech ETF (BBH);
  • iShares Genomics Immunology and Healthcare ETF (IDNA);
  • Biotecnologia Dinâmica Invesco e Genoma ETF (PBE)

Sendo assim, estamos vendo uma grande queda nos preços dos ativos e consequentemente nos ETF relacionados à biotecnologia. Isso pode representar uma oportunidade de compra.

 

Ao mesmo tempo que as ações estão caindo de preço, os investimentos em venture capital, ou seja, investimentos privados, em empresas de biotecnologia, estão crescendo.

 

Quem está certo e quem está errado nessa história? Acredito que o meio termo seria ideal para não perder dinheiro e ter um retorno satisfatório com esse tipo de investimento.

Considerações Finais

 

Como podemos ver, as empresas de biotecnologia estão sofrendo bastante. É muito difícil vermos nossos investimentos derretendo mais de 50%. Em alguns casos, como mostrei acima, uma queda de quase 90% aconteceu em um dos meus ativos e ainda assim, temos que ficar tranquilos.

 

Entretanto, mesmo com essa gigantesca queda, acredito que o setor ainda seja promissor. Temos que tomar cuidado com pegar a faca caindo mas também temos que ter um capital alocado à risco justamente para aproveitar certas oportunidades.

 

Se você é daqueles que gosta de correr um certo risco por um retorno maior, talvez seja a hora de entrar no setor de biotecnologia. Contudo, caso você seja mais conservador, melhor investir em ativos mais resilientes.

 

De todas as maneias, não deixe de estudar bem o ativo que quer comprar e quais sãos projeções futuras.

 

O que acha? Vale a pena? Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de classificar o post com 5 estrelinhas.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us