google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá, amigos investidores!

 

Para realizarmos bons investimentos, devemos observar os fundamentos e ter paciência. Não é incomum a gente ver ativos com preços elevados e múltiplos completamente exagerados. Ainda assim, muitas pessoas não observam os fundamentos ao investir e pagam caro por um ativo.

Os fundamentos devem ser seguidos, foi pra isso que Benjamin Graham se Warren Buffet se dedicaram a vida toda estudando e propagando essa filosofia. Você pode até misturar um pouco de outras estratégias mas observar os fundamentos ao investir é primordial.

Os múltiplos nos mostram o quanto um ativo pode estar muito caro em relação ao seu valor. Por outro lado temos que observar também que uma empresa em franco crescimento vai apresentar múltiplos elevados porque ela precisa aumentar seus investimentos e muitas das vezes vai ter um lucro por ação até negativo.

No entanto, considerando um ativo resiliente, antigo, consolidado e de valor de mercado na casa de centenas de bilhões a história dos fundamentos devem ser respeitadas.

Neste post vou comentar um pouco sobre a troca que fiz entre Interactive Brokers (IBKR) para 3M (MMM).

3M (NYSE:MMM)

 

A 3M é uma empresa secular criada em 1902. É uma empresa que está na lista das dividend Kings, portanto ela paga dividendos crescentes e ininterruptos há mais de 50 anos. Para ser mais exato, são 62 anos pagando dividendos crescentes e sem parar. Isto faz de 3M uma empresa muito sólida, resiliente e, provavelmente, uma boa empresa para manter seu dinheiro.

Já comentei de 3M algumas vezes aqui no site e no canal do YouTube, no entanto ainda não tinha nenhuma ação na carteira. Agora estou vendo uma janela de oportunidade e adquiri algumas ações. Apesar de estar comentando minha compra, este post não é recomendação de investimentos.

Aqui embaixo vou deixar o vídeo de apresentação da 3M para você conhecer melhor seu business.

Estratégia de investimentos – Quando vender uma ação

 

Os alunos do meu curso já sabem como eu falo sobre as estratégias de investimentos. Para ativos da lista das dividend aristocrats, não tenho dúvida de que basta esperar o momento ideal pra poder comprar algumas ações e montar a base da nossa carteira. Afinal estamos falando de ativos que pagam dividendos crescente no interruptor mais de 25 anos.

Ainda dentro desta lista, temos as dividend Kings, que são ativos que pagam dividendos crescente e ininterruptos há mais de 50 anos. Portanto, esses ativos já se provaram no tempo passando por guerras, recessões, trocas de presidentes e e outros problemas que afetam o mercado.

Dentro de uma das minhas estratégias de investimento está a compra de ativos da lista das dividend aristocrats para fortalecer a base da pirâmide da minha carteira de investimentos.

E sendo, assim esta semana tive a oportunidade de comprar 3M que já estava na lista de espera havia tempo. 3M teve uma boa queda de preço e abriu uma janela de oportunidade interessante. 

Mas para adicionar 3M à minha carteira, eu recorri a outra estratégia de investimento que é vender um ativo quando ele perde os fundamentos. Como o aporte mensal já tinha ido para outro ativo resolvi então realizar e vender um ativo que estava na minha carteira mas que não estava mais trazendo esperança de crescimento. Foi então que eu fiz a troca do ativo IBKR por MMM.

Observe os fundamentos ao investir

 

Seguindo os fundamentos ao investir, resolvi então encerrar posição em Interactive Brokers (IBKR).

Eu investir na Interactive Brokers em 2018. No entanto, de lá pra cá o ativo oscilou bastante mas não me trouxe grandes lucros. Vendi em setembro com lucro de aproximadamente 5%. É um ativo que pagar 0,6% em dividendos anuais, ou seja, muito pouco.

Considero que um dos motivos para vender um ativo é quando ele perde os seus fundamentos. Neste caso digo os meus fundamentos. Portanto como Interactive  Brokers não estava crescendo e atendendo as minhas expectativas, resolvi vendê-lo.

Abaixo, o gráfico mostra exatamente a data que comprei até o dia em que vendi., ou seja, mais de 3 anos com o ativo e um retorno de apenas 4,53% sem considerar os dividendos.

fundamentos ao investir

Comprei IBKR em julho de 2018 por $ 61,40 e vendi em setembro de 2021. Foi pouco mais de 3 anos com ativo. Seus dividendos não saíram de 0,10 por ação em todo esse período. O retorno total foi de 4,53%, ou seja, aproximadamente 1,5% ao ano desconsiderando os dividendos.

Seja paciente e aproveite as janelas de oportunidades

 

As janelas de oportunidades surgem em qualquer ativo se você tiver um pouquinho de paciência. No caso de 3M, olhando o gráfico do último ano, podemos perceber que ela estava sendo negociada a $162.

Logo após setembro de 2020 o ativo subiu até o patamar de $206. Neste valor eu achava a empresa cara. Mesmo sendo uma excelente empresa, mesmo sendo uma dividend aristocrats, mesmo pagando bons dividendos, mesmo tendo uma receita muito grande, acho o valor de $200 muito caro.

Entretanto, desde maio de 2021 quando ativo bateu $206, o preço tem caído. Na última semana de setembro de 2021, 3M atingiu a casa dos $175. Nesse preço já acho interessante iniciar uma posição.

 

fundamentos ao investir

 

Estamos falando aqui de uma queda de aproximadamente 20% do topo histórico. E é aqui que os investidores paciente consegue fazer bons negócios. O preço do ativo pode cair mais? Sim, pode cair muito mais. Contudo no preço de $170 já acho interessante colocar algumas ações da 3M na carteira. E assim eu fiz.

E aí você pode me perguntar se a troca foi boa, e eu te respondo, sim a troca foi excelente. Se formos observar os fundamentos, 3M está negociando a um preço sobre lucro de 17, isto é baixo em relação à sua média dos últimos 5 anos que é em torno de 20,5.

Considerando seus dividendos, 3M está pagando 3,4% de dividendos anuais contra os 0,6% da IBKR. Sua receita equivale aproximadamente 1/3 do seu valor de mercado. Sua receita nos últimos cinco anos também tem crescido. O total de ações em circulação diminuiu em torno de 4% dos últimos cinco anos. A Empresa também tem um excelente fluxo de caixa livre.

Esses números me fazem ter a certeza de que trocar Interactive  Brokers por três 3M, neste momento, foi muito acertada.

Considerações Finais

 

Muitas pessoas acham que investir é emoção. Que temos que acompanhar o dia inteiro a cotação de um ativo. O chamado FOMO, Fear Of Missing Out, que é quando uma pessoa fica com medo de ficar fora de um ativo, faz a gente cometer algumas bobagens.

Alguns ativos possuem valuation elevado e o preço sobre lucro na casa de centenas de anos para retornar o capital investido. Esse tipo de ativo é muito arriscado e não é saudável deixar grande parte do dinheiro investido assim.

Por outro lado, ao observar os fundamentos ao investir e ter paciência, faz você comprar ótimos ativos a ótimos preços. É assim que funciona. Longo prazo, bons preços, bons fundamentos e excelentes lucros. Não é à toa que Warren Buffet que prega essa filosofia é um dos investidores mais bem sucedidos no mundo.

E você? Utiliza qual estratégia? Deixe aqui nos comentários sua opinião.

Bons investimentos.

Alex.

4/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
jorge
jorge
4 de outubro de 2021 14:36

Muito bom, tenho 3m com PM de 170. Que acha de Visa agora, PNW e BEN ?

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us