google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
AçõesAplicações Financeiras no ExteriorDestaquesDividendosEstudosInvestimentos nos Estados UnidosInvestir no exteriorstocks

Coronavírus, Rússia, Arábia Saudita e carteira BPM

By 10 de março de 2020setembro 17th, 20202 Comments

Olá amigos investidores!

O Coronavírus já está há um mês assustando os mercados pelo mundo à fora. Uma pequena correção nos mercados ocorreu no início de janeiro e a justificativa foi o Coronavírus. Não obstante ao Coronavírus, esta semana vimos uma grande disputa, em relação ao preço do barril de petróleo, entre Russia e Arábia Saudita.

Apesar de este assunto dar um excelente BPMCast, infelizmente estou sem tempo para gravar. O projeto BPMCast está em pausa e se vocês estavam gostando e querem que eu continue, deixe nos comentários que eu posso me esforçar um pouco mais e voltar. Enquanto isso, tecerei alguns poucos comentários sobre o título deste post.

Coronavírus

O Coronavírus já está sendo muito comentado por ai. Longe de mim querer falar algo específico sobre o vírus e sua propagação, uma vez que não sou da área de saúde e tudo o que sei é de jornais e sites. Mas o que li bastante, e como sempre acontece, ele, apesar de ser bem contagiante, matou menos do que outros vírus.

Este mês assisti alguns vídeos no YouTube sobre investimentos e mais da metade deles falam sobre o Coronavírus. Em muitos há um especialista para falar da parte técnica e dos cuidados, pois bem, o que quero comentar é sobre o efeito no mercado.

Como o site expressa minha opinião e não é indicação de compra ou venda de ativos, vou falar o que penso. Vejo que o Coronavírus veio para trazer uma grande realização dos lucros nos mercados. Há muito falávamos sobre uma crise mas não tínhamos um motivo forte para essa crise.

Tivemos alguns conflitos entre Estados Unidos e Irã que logo se acalmou e nada aconteceu. Também vimos diversos twitters trocados em uma guerra comercial entre os EUA e a China que nada aconteceu. Tivemos até uma ameaça de aumentar a taxa do nosso aço mas foi resolvido.

Sendo assim, o Coronavírus teve uma atuação no mercado que reagiu negativamente mas ainda assim não derrubou por completo os preços. Importante notar que as mídias colocam a culpa no Coronavírus como se não houvesse outros fatores.

Cabe lembrar que Warren Buffet já está fazendo caixa há anos. Ray Dalio vem falando, em seu canal do YouTube e no LinkedIn, sobre os acontecimentos recentes. Outros grandes gestores também comentaram sobre a inserção de dinheiro no mercado. Enfim, não é apenas o Coronavírus que está fazendo o mercado cair.

Rússia e Arábia Saudita

O Coronavírus não foi suficiente para derrubar completamente os mercados e aí entram em cena a Rússia e a Arábia Saudita. Esta semana tivemos uma, (podemos chamar de guerra comercial ou de concorrência?), disputa entre os dois países.

Resumindo, os países da OPEP queriam diminuir a produção de petróleo e gerar demanda para aumentar o preço por conta de quem? Do Coronavírus que estava derrubando os mercados. Acontece que, para ter a diminuição da produção de petróleo e aumentar a demanda aumentando também o preço, eles precisariam combinar com os Russos e esta frase nunca se encaixou tão bem.

A Rússia disse que não iria diminuir a produção de petróleo e que poderia fazer o que quisesse. Foi ai que a Arábia Saudita resolveu responder ao país consumidor de vodca. Em resposta, a Arábia Saudita disse que iria aumentar sua produção diária de barris de petróleo e baixariam o preço. A Rússia por sua vez disse que tem fôlego para manter isso por uns 6 anos.

Nesta guerra de egos quem sofre são os países produtores de petróleo, inclusive o Brasil. Isso fez com que os mercados caíssem vertiginosamente e a Petrobras recuasse 30% em um único dia. Todas as empresas de petróleo caíram muito. É aqui que entra a carteira BPM com a Exxom Mobil.

Avenue Securities

Carteira BPM High Dividends

Se você ainda não acompanha a carteira BPM High Dividends, clique aqui e não perca tempo. Acompanhe a carteira focada em dividendos que estou fazendo com aportes pequenos para mostrar a você que investir no exterior não é difícil e nem precisa de muito dinheiro. Esta carteira considera aportes de apenas $100 mensais.

A carteira BPM High Dividends está sofrendo bastante com as últimas quedas. Mas, tenho que alertar a todos vocês que eu já imaginava que isso iria acontecer, afinal comecei a carteira em janeiro bem após 11 anos de alta no mercado americano e após muitos avisos de gestores.

Na Carteira eu comprei Exxom Mobil, At&T e Park and Hotel Resorts. A At&T e o PK, comprei por distribuirem ótimos dividendos. Exxom Mobil comprei porque foi uma empresa muito resiliente na crise de 2008 e como estávamos esperando uma crise, achei que pudesse ter o mesmo desempenho.

No entanto, caso não fosse a disputa entre Rússia e Arábia Saudita, quem sabe a carteira não estaria tão negativa? Lembro a todos que os investimentos devem ser por longo prazo então, os últimos acontecimentos em uma carteira que está no terceiro mês de vida, não devem ser tão relevantes. Vamos ver como a carteira está no momento.

Atualização da Carteira BPM High Dividends

carteira BPM High Dividends

Podemos perecer que todos os ativos caíram muito. XOM e PK estão 38% no negativo enquanto a T está 8%. O total da carteira está em $851,14 e os depósitos até agora somaram $1.100. Este mês ainda não depositei os $100 mas devo fazer esta semana ainda, independente do preço do dólar.

Ainda consta $138,04 em cash para comprar algo. Como vou depositar $100, ficarei então com $238,04 para a próxima compra que ocorrerá até o fim do mês. Avaliando a carteira com o portfólio Planner da TD Ameritrade, estamos muito longe na alocação de ativos mas estamos ainda no início.

coronavírus

Considerações Finais

Comentei aqui sobre dois acontecimentos recentes, o Coronavírus e a disputa da Rússia com a Arábia Saudita, que derrubaram os mercados neste início de 2020. No entanto, cabe lembrar que, no longo prazo, esses acontecimentos não farão uma diferença tão grande assim.

Falei também sobre a carteira BPM High Dividends onde mostrei a grande queda que a carteira vem sofrendo contudo, alerto que iniciei a carteira em um momento de altas consecutivas no mercado sabendo dos riscos. Minha ideia principal é mostrar, ao longo do tempo, se vale a pena investir no exterior ou não.

E você? O que acha do momento atual nos mercados financeiros?

Bons investimentos!

BPM

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Pearson Specter
Pearson Specter
24 de março de 2020 23:40

Momento impar para investi com parcimônia

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us