google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
ETF de Bitcoin

Olá, amigos investidores!

 

ETF de Bitcoin é a novidade do momento. Ultimamente eu venho observando alguns ETF que não são necessariamente, o que se propõe ser. No último post e vídeo no canal eu comentei sobre o ETF de Metaverso. Na ocasião, comentei que de metaverso ele não tem nada, apenas o nome. Clique aqui para ver o post.

Agora, temos 3 ETF de Bitcoin no mercado mas será que eles realmente são bons? Será que vale a pena compra ETF de Bitcoin? Será que estamos comprando a criptomoeda? Bom, vamos aos comentários.

ETF de Bitcoin, vale a pena?

 

Não, não vale. Começo o post dizendo que não vale a pena e nem precisamos de muito tempo para explicar o motivo. Simplesmente porquê o ETF de Bitcoin não investe no Bitcoin e sim no mercado futuro.

A Securities and Exchange Commission (SEC), ou seja, a Comissão de Valores mobiliários do Estados Unidos, demorou para aprovar o ETF de Bitcoin e quando aprovou, não liberou para negociação da criptomoeda. A justificativa era de que eles queriam proteger o investidor.

No entanto, não há lógica em querer proteger o investidor das oscilações do Bitcoin e liberar um ETF baseado no mercado futuro. Os ETF liberados negociam contratos futuros na Chicago Mercantile Exchange (CME).

A dinâmica do ETF de Bitcoin é deter contratos futuros. Para quem sabe operar futuros e derivativos em geral, sabe o quão específico e arriscado é esse mercado.

Para negociar o mercado futuro, os ETF de Bitcoin vendem os contratos mais próximos e compra para o próximo mês. Como o Bitcoin oscila bastante, esses contratos também oscila. E todos os meses os ETF ficam rolando esses contratos pagando taxas.

Como funciona o ETF de Bitcoin?

 

Funciona da seguinte maneira. O ETF compra um contato futuro por um preço que na maioria das vezes, é maior do que o preço de à vista. Quando o contrato vai vencendo, ele vende esse contrato e compra do próximo mês. O problema é que ele vende mais barato do que o que vai comprar para o próximo mês.

Se o ETF comprar contratos mais longos, pagará mais caro ainda. Se acontecer de o preço do Bitcoin cair, ele perde dinheiro.

Além disso, ainda existe a taxa de administração que é de, pasme! 0,95%. Portanto, você estará pagando 0,95% ao ano para correr um risco maior e ter a possibilidade de perder dinheiro. Vamos ao overview de dois ETF de Bitcoin.

ETF de Bitcoin BITO

 

O BITO é da ProShares. Como já comentei, ele opera o mercado futuro na CME. Sua taxa de administração é de 0,95% ao ano. Ele é recente, iniciou sua operação em outubro de 2021.

Apesar de o ETF ser novo, ele já tem 1,4 bilhões de dólares de valor de mercado. Como você pode ver na imagem abaixo, além de operar futuros, ele tem exposição a Bonds.

Ainda não temos um histórico para dizer se vale a pena ou não, entretanto, ao meu ver, não vale. A performance de um mês foi de -9,21%. Veja em destaque os contratos futuros de quando fiz o post.

ETF de Bitcoin

ETF de Bitcoin XBTF

 

O outro ETF é da VanEck. Também focado em futuros, porém com uma taxa menor, 0,65% ao ano. Ainda assim é uma taxa alta para um instrumento de investimento com muitas incertezas e outras taxas embutidas.

Por ter sido criado em novembro de 2021, ele tem apenas 14 milhões de valor de mercado. Ainda não temos nem um mês completos para mostrar a performance.

Veja na imagem abaixo que no momento do print, ele nem tinha contrato comprado. Também tem exposição aos Bonds.

ETF de Bitcoin XBTF
ETF XBTF

Comprar ETF de Bitcoin ou comprar o Bitcoin diretamente?

 

Já deu pra perceber que prefiro comprar o Bitcoin diretamente à comprar o ETF. Se podemos comprar a criptomoeda diretamente, porquê comprar um ETF que opera mercado futuro, não detém a moeda e ainda por cima cobra caro por isso?

Se você quiser se expor ao Bitcoin ou a qualquer outro tipo de criptomoeda, token, NFT, blockchain e tudo mais, pode fazer direto. Eu utilizo a BitcoinTrade e a Coinbase.

A Coinbase é uma exchange grande que abriu capital na bolsa de valores há pouco tempo. Negociada sob o ticker COIN, já tem 52 bilhões de dólares de valor de mercado.

Caso queira abrir conta na Coinbase, use este link de referência do site. Com ele, após você compra ou vender $100, receberá $10 em Bitcoin. Relembro que não faço nenhuma recomendação de compra.

Considerações Finais

 

ETF são instrumentos ótimos de investimentos, no entanto, existem milhares de ETF no mercado. Sendo assim, precisamos olhar dentro de cada um deles para ver o que tem e se vale a pena investir ou não.

Já apresentei o ETF WRLD11 e o ETF de Metaverso que são dois ETF que, ao meu ver, não vale a pena ter. Os ETF de índices como o VOO, SPY e IVV são diferentes. Estes seguem o índice SP500 e não traz nenhuma surpresa.

Antes de investir em um ETF, confira bem o que tem dentro dele e se atende as suas necessidades.

Agora me diz aqui nos comentários, o que achou dos ETF de Bitcoin.

Bons investimentos.

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us