Olá, amigos investidores!
O metaverso está se tornando mais popular a cada dia que passa. vários sites, vídeos, reportagens e comentários falando do mundo do metaverso. No entanto, pouquíssimas pessoas entendem do assunto e menos ainda, entendem de como esse mundo está sendo desenvolvido.
Nestes momentos de euforia, surgem diversas novas opções de investimentos. Como um ETF é uma cesta de produtos, começaram a surgir alguns ETF de metaverso mas será que temos novidades? Vamos ver um ETF que se diz focado em metaverso para vermos se há algo de novo.
ETF de Metaverso, novidade?
Outro dia um seguidor me enviou um link sobre um ETF de metaverso. Como venho estudando o assunto há um tempo, achei bastante curioso. Cliquei no link e fui detalhar qual seria a proposta e pasme! Nada de novo.
Como o metaverso está na moda, muitas pessoas e até gestoras estão criando assuntos e produtos relacionados ao metaverso, no entanto sem trazer novidades em sua composição. O metaverso é basicamente composto por tokens e protocolos de várias camadas e esses ETF não trazem isso.
Por ser um mundo virtual, o metaverso precisa garantir a exclusividade de suas criações. Portanto, nada melhor do que a tecnologia blockchain para confirmar que algo é exclusivo, ou seja, sem cópias além de dar a propriedade ao seu dono. Dentro do metaverso veremos muitas coisas sendo negociadas. Os NFT já são algo que estão dentro do metaverso.
Há pouco tempo um terreno virtual, dentro do metaverso, foi vendido por 2,4 milhões de dólares. Terrenos virtuais já estão mais caros que os reais. A gente até se pergunta como isso acontece e é aqui os protocolos e as aplicações entram. Esses protocolos não estão dentro dos ETF como veremos abaixo.
ETF Meta da Roundhill Investments
A Roundhill Investments é uma consultora de investimentos registrada e patrocinadora de ETF focada em investimentos temáticos e específicos do setor. Ela lançou há pouco tempo o ETF META, focado em empresas relacionadas ao metaverso, no entanto, não temos nenhuma novidade.
A estratégia é investir em empresas relacionadas à computação, redes, plataformas virtuais, padrões de intercâmbios com alguns protocolos, pagamentos, conteúdo, ativos e serviços de identidade e hardware. Tudo parece bem promissor mas veja se tem alguma novidade para você.
Abaixo temos as 10 maiores empresas dentro do ETF.
Mais do mesmo
Como podemos ver nas 10 maiores posições do ETF META, não há nenhuma empresa que ainda não conheçamos. Portanto, se você escolher boas empresas de tecnologia, poderá estar criando seu ETF de Metaverso.
Aqui podemos ver empresas de semicondutores, como a Nvidia, empresas de jogos como a Roblox e a própria Meta (antigo Facebook). Fora isso temos Apple, Amazon, Qualcomm, Microsoft e Tencent Holdings.
Ao todo são 40 empresas de tecnologia que compõe o ETF. Se você procurar as 40 maiores empresas de tecnologia, vai ver uma semelhança muito grande com o META da Roundhill.
ETF META vale a pena?
Na minha visão, não. Não vale a pena investir em um ETF que apresenta as maiores empresas de tecnologia dentro dele e explico o motivo. Quando falamos de ETF, temos que entrar e ver quais são as empresas que o compõe. No caso do META, as empresas são boas mas nem todas estão em um bom momento de entrada.
Por exemplo, dentro das 40 empresa, temos a Intel. Eu já comentei outras vezes em vídeo o que acho da Intel no momento. Apesar de ainda ser a empresa que tem maior abrangência no mercado, ela vem definhando ao longo do tempo. Já fiz um comparativo dela com a TSM e com a AMD.
2,70% do ETF é Intel. Isso puxa o valor para baixo. Em contrapartida, temos a Apple com quase 3 milhões de capitalização. Apple é uma excelente empresa mas eu não a compraria no momento. Atualmente estou com 300% de rentabilidade em Apple e já realizei lucro 3 vezes.
Além disse temos a Coinbase, que negocia criptoativos e a Disney. Perceba que temos várias empresas de tecnologia e de entretenimento mas algo direcionado à criação daqueles terrenos virtuais que comentei, não temos.
O token Sushi está para lançar sua plataforma de metaverso chamada Shoyu. Parece loucura e de certo modo é sim mas ao mesmo tempo é real. Esse tipo de ativo que está impulsionando o metaverso, entretanto, não vejo nada disso dentro dos ETF.
Considerações Finais
O metaverso é definitivamente uma novidade que ainda vai trazer muitas oportunidades, no entanto, devemos ficar atentos ao que nos é oferecido. Estudar o metaverso não é tarefa fácil. Entender os protocolos e as aplicações também requer muito estudo.
Cuidado com as soluções mágicas que na verdade é mais do mesmo. Não digo aqui que o ETF META é algo ruim, só digo que não é nem de longe algo específico para o metaverso. Acabamos de ver que o ETF é composto por empresas que, apesar de terem alguma relação com o metaverso, são empresas do nosso dia a dia.
Agora diga-me nos comentários o que você acha de tudo isso, do ETF, do metaverso, dos tokens, criptomoedas e toda essa novidade que temos visto ultimamente. Tudo isso é loucura ou é uma nova realidade?
Bons investimentos.
Alex.
[…] são necessariamente, o que se propõe ser. No último post e vídeo no canal eu comentei sobre o ETF de Metaverso. Na ocasião, comentei que de metaverso ele não tem nada, apenas o nome. Clique aqui para ver o […]