google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Aplicações Financeiras no ExteriorEstratégiasEstudosInvestir no exterior

Qual é o melhor tipo de investimento no exterior?

By 24 de janeiro de 2021No Comments

Olá, amigos investidores!

Qual é o melhor tipo de investimento no exterior? Você saberia responder esta pergunta? Esse tipo de questionamento é muito constante para quem pretende iniciar os investimentos no exterior. Neste post, vamos conversar um pouco sobre como escolher o tipo de investimento no exterior que mais encaixa no seu perfil. No entanto, antes de falarmos sobre o assunto principal, gostaria de deixar dois alertas.

Defina seu perfil de investidor

A primeira coisa que um investidor deve fazer é se conhecer e definir seu perfil de investidor. Sabe aquele monte de perguntas que as corretoras e os bancos fazem quando se fala de investimentos? Então, é uma maneira de definir seu perfil de investidor. Isto não quer dizer que você não possa mudar os seus conceitos ao longo do tempo, mas você precisa definir o que quer para o futuro antes de começar a investir.

Digo isso porque a maioria das pessoas (me incluo nessa), começam a investir sem o mínimo de conhecimento de educação financeira e, principalmente, de investimentos. Sem o devido conhecimento a gente acaba iniciando pela dica de alguém. É muito comum começar operando opções ou fazendo trades. Entretanto, espero que não seja o caso dos leitores que frequentam este site, pois por aqui já se fala de investimentos no exterior e, para começar fora, é interessante que já tenha uma experiência no Brasil.

Não perca tempo com discussões desnecessárias

Após definir seu perfil de investidor, ou seja, definir se você quer ser um investidor mais agressivo escolhendo ativos por conta própria com maiores possibilidades de crescimento ou, então, comprar alguns ETF passivos para longo prazo, passe a estudar as possibilidades mas sem entrar em discussões desnecessárias.

Entendo por discussões desnecessárias aquelas em que as pessoas ficam defendendo seu tipo de investimento, dizendo que os outros perfis não servem pra nada. Se você gosta de fazer stock picking e já se identificou com isso, siga essa linha e não perca tempo discutindo com alguém que prefere ETF e investimentos passivos.

Foque no seu aprendizado e na descoberta de novas oportunidades. As discussões em defesa de uma tese e agressão a outras só geram mais discussões e brigas, principalmente, em redes sociais.

Qual é o melhor tipo de investimento no exterior?

Após alguns alertas, vamos ao assunto principal, decidir qual o melhor tipo de investimento no exterior. É aqui que você tem que se perguntar que tipo de investidor você será. Existem centenas de estratégias que você pode adotar e, repito, uma não é necessariamente melhor do que a outra. Cada estratégia é diferente e você vai se sentir mais confortável com uma e eu com outra.

Você pode estar se perguntando: Qual a melhor estratégia para mim? Bom, vou comentar algumas estratégias e você pode analisar em qual delas você mais se encaixa. Também, não precisa ser apenas uma, pode ser uma combinação de duas ou mais. Importante é você saber o que está fazendo.

Stock Picking

Eu comentei sobre stock picking no post anterior. Caso não tenha lido, clique aqui. Resumidamente, stock picking consiste em você analisar as empresas uma a uma e escolher em qual investir. Essa escolha pode ser feita analisando diferentes métricas. Existe uma infinidade de métricas que ajudam a identificar a saúde de uma empresa como EBTIDA, EV/Sales, Price to book ratio, PEG, dentre outras.

Uma grande característica do stock picking é que você tenta identificar novas tendências que podem disparar de preço em pouco tempo. Imaginem quem, fazendo stock picking, analisou Tesla e achou que seria disruptivo? Várias empresas cresceram diversas vezes em poucos anos.

Geralmente, um bom stock picker consegue identificar uma empresa que está abaixo do seu valor patrimonial. É como se você comprasse uma nota de $100 pagando apenas $80, ou seja, já entrou ganhando $20. Entretanto, algumas empresas já estão na boca do povo e seu valor patrimonial está muito acima. Neste caso seria o contrário, você poderia pagar $140 em uma nota de $100.

Na maioria das vezes, quando uma pessoa paga um ágio em um ativo é porque acredita que ainda há possibilidades de ganho. Novamente, venho ao caso da Tesla. Ela está acima do seu valor patrimonial há muito tempo, mas os investidores acreditam que ela vai trazer mais valor que vai superar o ágio de hoje em dia.

O assunto stock picking não se esgota por aqui. Há material para fazermos uma gigantesca série sobre como fazer um stock picking. Eu associo stock picking ao value investing, método de investimentos do Warren Buffet.

Já está fazendo parte do nosso grupo no Telegram? Não? Então clique aqui e participe agora mesmo!

 

ETF

Se você não tem perfil para estudar as empresas com bastante profundidade, então, talvez o seu perfil seja de investidor em ativos passivos. Os ETF cumprem muito bem a finalidade para pessoas que desejam apenas investir em algo que tenha um bom retorno ao longo do tempo, sem precisar se debruçar por algumas horas nos conceitos de uma empresa.

Existem mais de 5 mil ETF no exterior e talvez a maior dificuldade seja escolher qual pode ter uma performance melhor. Escolher um ETF exige um certo nível de dedicação aos estudos do fundo, mas bem menor do que um stock picking.

Ao analisar um ETF procure alguns pontos chaves como o quanto cobram de taxa de administração, qual é a gestora do fundo, que tipo de mercado ele segue, qual o tamanho do fundo e, por fim, quais empresas estão dentro dele e em que quantidade.

Para escolher um ETF é necessário conhecer as principais gestoras como BlackRock, Vanguard, Invesco e ARK. Na maioria das vezes você verá um mesmo tipo de ETF em gestoras diferentes, como é o caso dos ETF que seguem o SP500. O VOO é da Vanguard, o IVV é da iShares e o SPY é da SPDR. Todos seguem o SP500, mas com pequenas diferenças.

 

Já conhece a carteira BPM Indexing? É uma carteira 100% em ETF. Confira aqui!

Investir em ETF é melhor do que stock picking?

Você já deve ter ouvido falar que investir em ETF é melhor do que stock picking. Ora, não existe exatamente o melhor. Tudo depende da sua aptidão para um ou para outro. Na maioria das vezes, vemos comparações de um ETF em específico com um índice qualquer, tipo: O ETF QQQ teve performance melhor do que o SP500, então, é melhor investir no ETF do que diretamente. Ou, então, você verá: A pessoa que compra ações por si só perde sempre para o ETF.

De fato, na maioria das vezes, por falta de conhecimento e talvez tempo, a maioria das pessoas acaba sim perdendo para alguns ETF, mas isso não é uma verdade absoluta. Por exemplo, novamente, quem comprou Tesla ganhou de qualquer ETF. Quem comprou as FAANG está muito acima de quem comprou o ETF de renda fixa como o BND.

Tome muito cuidado quando ver pessoas fazendo comparativos. Nem sempre as premissas são as ideais. Geralmente, procuramos comparar uma estratégia vencedora com uma perdedora pra dizer que a nossa é melhor, entretanto, sempre tem alguém que consegue uma boa rentabilidade com uma estratégia diferente.

 

Fundos de investimentos

Uma outra maneira de investir no exterior é por meio de fundos. Neste caso, você delega a um gestor a negociação dos ativos. É quase como se fosse um ETF, contudo, a grande diferença é que um ETF segue um índice ou uma regra criada sem muita margem para mexer. Já no fundo de investimentos, uma pessoa ou grupo de pessoas decide o que comprar e o que vender. Na maioria das vezes, os gestores dos fundos de investimentos fazem stock picking no seu lugar.

Considerações Finais

Como falei, existem centenas de estratégias de investimentos. Nem vou citar aqui as estratégias mais agressivas com derivativos. Sempre haverá uma estratégia de investimentos que cabe no seu perfil. Se você gosta de aprender, estudar as empresas e investir diretamente por conta própria, talvez o stock picking seja melhor pra você.

Entretanto, caso você não tenha muito tempo pra estudar ou não goste de se debruçar sobre números e notícias, os ETF e até os fundos de investimentos podem ser o ideal. Mas não se esqueça que em todos eles você terá que estudar um pouco. Não existe investimento com zero estudos.

Por fim, não gaste seu tempo com discussões sobre qual é o melhor tipo de investimento. Investir não é uma disputa para mostrar que seu investimento é o melhor de todos e que o do seu amigo não serve pra nada. Utilize seu tempo para estudar estratégias e atingir seu objetivo.

E você, qual é o seu perfil de investidor? Conte-nos nos comentários abaixo.

5/5 - (2 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us